Nome do Projeto
Complementação às atividades práticas da disciplina Conservação e Restauro de Bens em Madeira
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/03/2015 - 20/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Interdisciplinar - Sociais e Humanidades
Resumo
Este projeto de ensino pretende tornar-se atividade complementar à disciplina Conservação e Restauro de Bens Culturais em Madeira II, cuja carga horária prática não contempla aspectos do tratamento conservativo no local de origem das obras, como a análise das características ambientais do local onde estão armazenados, a embalagem e o transporte dos bens até o atelier de restauro dentro do curso de conservação e restauro. Também estão previstas as atividades de embalagem, transporte e aclimatação do processo de retorno dos objetos ao local de origem.

Objetivo Geral

Complementar as horas necessárias para que os alunos da disciplina Conservação e Restauro de Bens Culturais em Madeira II possam exercer as atividades propostas, sem que etapas importantes do processo de restauração sejam negligenciadas.

Justificativa

Geralmente, as atividades restaurativas propostas na disciplina de Conservação e Restauro de Bens em Madeira demandam um número considerável de horas para sua execução. Em razão disto, verifica-se dificuldade em contemplar todos os aspectos práticos que envolvem uma atividade de restauração dentro de uma única disciplina de 138hs. Neste sentido, busca-se através de um projeto de ensino, complementar as horas necessárias para que os alunos da disciplina possam exercer as atividades propostas, sem que sejam etapas importantes do processo sejam negligenciadas.

Metodologia

O projeto de ensino desenvolve-se de forma livre, de acordo com as necessidades da obra em processo de restauração e do ritmo de trabalho do aluno. Geralmente, os alunos buscam o laboratório de conservação e restauro de bens em madeira para executar atividades que não puderam ser executadas durante o período de aula em razão do tempo. Em função disto, o projeto prevê que o aluno registre em uma lista de presença as atividades que desenvolve no laboratório fora do horário normal de aula.

Resultados Esperados

O principal resultado esperado é o provimento de uma experiência prática aos alunos da disciplina contribuindo para o aprendizado de técnicas de conservação e restauro de forma específica.
A atividade proposta também resulta em ação de preservação do patrimônio cultural pelotense, constituindo-se em importante e eficiente ferramenta de educação patrimonial.
Espera-se que esse projeto de ensino possa repetir-se, junto com a disciplina que trata do assunto, tendo como objetos de intervenção outros bens de outras instituições de guarda, ou mesmo bens que constituem o acervo de museus da região.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA SCATTOLIN501/03/201520/12/2015
CACILDA ARAUJO OLIVEIRA501/03/201520/12/2015
CLAUDIA MARIA BITENCOURT CARVALHO501/03/201520/12/2015
CRISTIANE RODRIGUES DE RODRIGUES501/03/201520/12/2015
DANIELE BALTZ DA FONSECA401/03/201520/12/2015
DULCE ELENA DIAS DE AVILA501/03/201520/12/2015
EDUARDO OLIVEIRA DE ARAUJO501/03/201520/12/2015
Eduarda Peres Vieira501/03/201520/12/2015
Gabriel Halfen Torino501/03/201520/12/2015
JAIRO HARDTKE KASTER501/03/201520/12/2015
JULIA XAVIER BARROS501/03/201520/12/2015
KAREN VELLEDA CALDAS401/03/201520/12/2015
KELI CRISTINA SCOLARI401/03/201520/12/2015
LUISA MASCARENHAS DE CARVALHO CORREA501/03/201520/12/2015
MARIANA DE ARAUJO ISQUIERDO501/03/201520/12/2015
MIRELLA MORAES DE BORBA501/03/201520/12/2015
PRISCILLA PINHEIRO LAMPAZZI501/03/201520/12/2015
Paula de Aguiar Silva Azevedo501/03/201520/12/2015
ROSÂNGELA PEREIRA TAVARES501/03/201520/12/2015
SONIA ELISA CORRÊA GARCIA501/03/201520/12/2015
Vera Regina Cazaubon501/03/201520/12/2015

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