Nome do Projeto
Grupo de Apoio em Matemática - GAMA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/03/2015 - 29/02/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
Atualmente o Departamento de Matemática e Estatística atende a diversos cursos da UFPel. Um fator preocupante é o baixo desempenho nas disciplinas de Matemática, principalmente nos dois primeiros semestres do ingresso dos alunos. Estes dados geram uma ansiedade, tanto nos professores, pois evidenciam que os alunos não possuem uma aprendizagem significativa dos conhecimentos matemáticos desenvolvidos no ensino fundamental e médio (Moreira, 2012), quanto nos alunos, pela consciência do grau de dificuldade que enfrentarão em sua jornada acadêmica. Com o advento do REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), ocorrida entre 2009 e 2012 (BRASIL, 2009), muitos cursos foram criados na Universidade Federal de Pelotas dentre eles, diversos cursos que necessitam de uma formação sólida em matemática. Se, por um lado, esta expansão trouxe a democratização do acesso ao ensino superior, por outro percebemos que, cada vez mais, alunos ingressam na universidade sem possuir conhecimentos básicos de matemática que são os pré-requisitos para as novas disciplinas, como Cálculo, Álgebra Linear, Geometria Analítica, entre outras (Cabrera et. al., 2013). Nós, professores proponentes deste Projeto, estamos muito preocupados com esta realidade, pois entre as consequências mais preocupantes, estão os altos índices de reprovação nas disciplinas iniciais de matemática de nível superior e a evasão tanto nessas disciplinas como da própria universidade. E acreditamos que, com as ações propostas neste projeto, estamos conseguindo diminuir gradativamente a distancia entre o que o estudante acredita saber, o que ele realmente sabe e o que ele deveria saber. Nós, professores proponentes deste Projeto, estamos atentos à realidade acadêmica, pois entre as consequências do baixo desempenho dos alunos nas disciplinas de matemática estão os altos índices de reprovação e evasão (BITTAR, 2012). Acreditamos que, com as ações propostas neste projeto, estaremos contribuindo na formação acadêmica destes alunos. Com base no desnível existente entre o preparo do aluno ingressante e o que o espera na universidade, foi elaborado o projeto Tópicos de Matemática Elementar, que visa principalmente suprir algumas carências nos conteúdos de matemática básica para que, com isso, seja otimizado o tempo de formação de cada aluno e, consequentemente, sejam minimizados os recursos públicos utilizados na formação acadêmica. Este Projeto não tem a pretensão de resolver todos os problemas relacionados à carência na formação dos conhecimentos em matemática dos estudantes nem da predisposição que eles têm em aprender, mas objetivamos contribuir na construção de um conhecimento significativo em matemática dos estudantes e motivá-los a estudarem.

Objetivo Geral

Este Projeto, apresenta basicamente dois objetivos:
• o primeiro é o de reforçar os conhecimentos dos alunos participantes nos conteúdos de Matemática Básica e Cálculo. Como consequência disso, pretendemos reduzir os índices de reprovação e evasão nas disciplinas de início de curso que envolvem matemática elementar;
• o segundo objetivo é o de proporcionar aos acadêmicos da UFPel, que atuam como monitores do Projeto, uma possibilidade de contato com a prática docente, através do trabalho de monitoria neste projeto e, pensando na formação continuada, aperfeiçoar seus conhecimentos matemáticos. Pois, acreditamos que é fundamental que o bolsista (desempenhando o papel de professor naquele momento) tenha um conhecimento profundo dos conceitos trabalhados em matemática, para ser capaz de examinar as construções matemáticas que o estudante, que está sendo monitorado, faz e construir um modelo de matemática deste estudante em formação. (D’Ambrosio, 2005).
Em suma, objetivamos com este projeto complementar e solidificar a formação dos alunos dos mais diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas.

Justificativa

O GAMA é uma adaptação do Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica: Iniciação ao Cálculo, que ocorreu de maio de 2010 a fevereiro de 2015, sendo proposto pela mesma equipe da última edição. As ações do GAMA serão baseadas nas experiências adquiridas nos últimos cinco anos com o Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo. As edições anteriores deste Projeto tem alcançando, a cada semestre, resultados positivos no que diz respeito à aprendizagem dos alunos e consequentemente já se percebeu uma redução significativa dos índices de reprovação nos semestres iniciais e uma diminuição da evasão dos estudantes nas disciplinas acompanhadas pelo projeto (Costa et. al. 2013).
Pode-se destacar, dentre outros resultados observados, que o percentual de aprovação dos alunos que procuram os bolsistas do Projeto, para reforço nos conhecimentos por pelo menos 08 (oito) vezes ao longo do semestre, tem ficado acima de 70% e o índice de infrequência dos referidos alunos nas disciplinas cursadas diminuiu sensivelmente.
Sabemos que o aumento na oferta de cursos superiores é uma reivindicação muito justa e antiga da sociedade como um todo, mas do ponto de vista acadêmico, isto, inevitavelmente, resulta na diminuição da relação candidato/vaga nos processos seletivos e, nos moldes atuais do ensino médio evidencia uma exigência menor de qualificação dos alunos ingressantes nas universidades. Porém, uma vez que o estudante está na universidade, novas dificuldades aparecem muito como consequência deste déficit na formação sólida em matemática.

Metodologia

1) Ações de Projeto
O Projeto atuará basicamente em quatro principais ações: Cursos de Matemática Básica, Monitoria, Cursos de aperfeiçoamento e apoio pedagógico a alunos vinculados a PRAE.
I. Os Cursos de Matemática Básica
O Curso de Matemática Básica será composto de 10 (dez) horas/aula teóricas e 10 (dez) horas/aula práticas, versando sobre conteúdos de Matemática Básica (Conjuntos numéricos e intervalos, operações com frações, radiciação, simplificação de frações algébricas e inequações). Além das aulas teóricas e de exercícios, 4 (quatro) horas/aula serão destinadas aos testes de sondagem e comparativo. O aluno que obtiver 75% de frequência no curso, realizar os dois testes e obtiver mais de 60% de acerto no teste comparativo terão direito a um certificado de 24 horas.
O curso será destinado prioritariamente a alunos ingressantes na UFPel que possuem matemática em sua grade curricular. Preferencialmente, este curso será oferecido na semana que antecede o começo de cada semestre letivo, de acordo com o calendário acadêmico da UFPel.
II. Monitorias
Durante o ano letivo, os bolsistas do Projeto destinam parte de sua carga horária para atendimento extraclasse para turmas de Pré-Cálculo, Cálculo e ALGA (Álgebra Linear e Geometria Analítica), visando esclarecer dúvidas nos conteúdos e nos exercícios propostos pelo professor da turma. Esta ação tem o objetivo de potencializar o aprendizado matemático e, consequentemente, reduzir os índices de reprovação e evasão nas disciplinas iniciais de matemática.


III. Cursos de aperfeiçoamento
Visam proporcionar aos alunos participantes e bolsistas do Projeto, possibilidades de aprofundar seus conhecimentos.
IV. Apoio pedagógico a alunos vinculados a PRAE
Visa o atendimento de alunos, em parceria com a PRAE – Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – através de reforço em matemática. Esta é uma ação que busca auxiliar nas ações do programa de permanência de alunos da Universidade.
2) Ações da Equipe Proponente
(a) Orientação dos bolsistas
Os professores ficarão responsáveis em orientar os bolsistas em suas atividades de monitoria, preparação de cursos e materiais, estudos direcionados ao Ensino e/ou pesquisa.
(b) Levantamento e tratamento de dados
Durante o semestre letivo, os professores orientarão os bolsistas na coleta de dados referentes ao desempenho dos alunos participantes do Projeto. Ao final do semestre, estes dados são organizados e divulgados para a comunidade acadêmica.
(c) Qualificação do Projeto
Os professores realizarão reuniões periódicas no grupo proponente e com os bolsistas visando o acompanhamento, estudo e qualificação. Quinzenalmente será realizada uma reunião geral com todo o grupo de professores e bolsistas, onde serão discutidas as ações do Projeto e aplicados testes qualitativos aos bolsistas.

Resultados Esperados

Os resultados e impactos esperados são:
- Ter sanado as principais dúvidas dos alunos participantes do Projeto, relacionadas a conteúdos de matemática;
- Ter solidificado os conhecimentos em Matemática dos alunos que frequentam as monitorias e Cursos oferecidos pelo Projeto;
- Ter contribuído para a diminuição dos índices de reprovação nas disciplinas de Matemática;
- Ter contribuído para a permanência de alunos em vulnerabilidade socioeconômica;
- Ter fortalecido a formação dos bolsistas do Projeto;
- Ter divulgado os resultados do Projeto em eventos ou periódicos científicos.

Indicadores, Metas e Resultados

A emissão de certificado para os alunos dos Cursos de Matemática Básica estará vinculada a presença dos alunos nos testes de sondagem e comparativo, realizados respectivamente no começo e final do Curso. Terá direito ao certificado de 24 horas o aluno que obtiver um mínimo de 75% de frequência nas aulas do Curso e obtiver pelo menos 60% de aproveitamento no teste comparativo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE HARTWIG407/11/201528/11/2015
ALEXANDRE MOLTER601/03/201529/02/2016
ALINE MIURA CAMARA401/09/201501/10/2015
ANA CRISTINA MOREIRA DE ALMEIDA2403/08/201529/08/2015
ANDERSON DONAY MARTINS2001/05/201531/08/2015
ANDERSON TIMM DE OLIVEIRA406/10/201528/11/2015
BEATRIZ PACHECO JUNQUEIRA2001/05/201529/02/2016
BRIELE LINHARES MACHADO2403/08/201529/08/2015
BRUNA ARRUDA ARAUJO2001/05/201529/02/2016
BRUNA CARDOSO MASCARELLO102/03/201506/07/2015
CAMILA PINTO DA COSTA104/05/201508/12/2015
CARLOS ANTONIO PEREIRA CAMPANI1201/03/201529/02/2016
CAROLINA PINHEIRO TAVARES2001/05/201529/02/2016
CHRISTIAN RÓGER VILELA PIEPER2001/05/201529/02/2016
CLAUDIO ZEN PETERSEN101/03/201526/06/2015
CÍCERO NACHTIGALL1201/03/201529/02/2016
DANIEL CAMPOS ULLRICH2001/05/201529/02/2016
DANIELA BUSKE101/03/201508/12/2015
DANIELA HEIDEMANN MAILAHN407/11/201528/11/2015
DAVI SARUBBI DE OLIVEIRA2001/05/201529/02/2016
DIONEI DUMMER VAZ401/09/201529/10/2015
DOUGLAS PEDROSO DO AMARAL102/03/201506/07/2015
EDSON CAMARA DOS REIS401/09/201529/11/2015
EDUARDA NACHTIGALL DOS SANTOS102/03/201506/07/2015
EDUARDA SILVEIRA GOMES401/09/201501/10/2015
EDUARDO SGANZERLA FERREIRA2001/08/201529/02/2016
ELEMAR RAPACHI PUHL2001/05/201529/02/2016
ELIANE LEMKE FIGUEIREDO427/03/201503/07/2015
FELIPE GARCIA DE LEON427/03/201503/07/2015
FILIPE GIUDICE D'AVILA2001/05/201531/08/2015
FLAVIANE AGUSTINI STEDILLE2001/05/201529/02/2016
FLÁVIA CAROLINA BIGLIA403/08/201501/10/2015
GABRIEL FISCHER GARCIA2403/08/201529/08/2015
GERSON NEVES LIMA406/10/201528/11/2015
GREGORY WILLIAM PERES2001/05/201531/01/2016
HELEN CRISTINE BASQUE LIMA406/10/201528/11/2015
HUGO SILVA DE ALMEIDA VENANCIO LOPES2001/05/201529/02/2016
INGRID FURTADO DELGADO102/03/201506/07/2015
ITAMAR CESTONARO2001/08/201529/02/2016
JANAÍNA CUNHA DE SOUZA102/03/201506/07/2015
JANICE NERY101/03/201526/06/2015
JESSICA RODRIGUES GONÇALVES401/09/201501/10/2015
JONATHAN BRUM LAUZ2001/05/201529/02/2016
JOSEANE DA SILVA PORTO1201/03/201528/09/2015
JOSÉ PEDRO MINHO MELLO401/09/201501/10/2015
JUCELAINE FERREIRA WEBER401/09/201528/11/2015
JULIANA BORGES PEDROTTI2001/05/201529/02/2016
JÉSSICA MARTINS FLORES407/11/201528/11/2015
KAUÃ SOARES DE CARVALHO406/10/201528/10/2015
LARISSA CORRÊA SANTOS403/08/201501/10/2015
LARISSA NUNES MEIRELLES DA LUZ2001/05/201529/02/2016
LEONARDO ANGELO LOPES DA SILVA2403/08/201529/08/2015
LESLIE DARIEN PEREZ FERNANDEZ210/08/201508/12/2015
LISLAINE JAHNECKE OLIVEIRA2403/08/201529/08/2015
LUCIANA CHIMENDES CABRERA1201/03/201529/02/2016
MARIANA BARBOSA SOARES406/10/201529/11/2015
MARIANA DOS SANTOS BONO2001/05/201529/02/2016
MARIANA ESPÍNDOLA VIEIRA2002/03/201506/07/2015
MARIANA FERREIRA AREND401/09/201529/10/2015
MARIANE CASTRO MAYENS110/08/201509/12/2015
MAURICIO BRAGA DE PAULA110/08/201508/12/2015
MAURICIO ZAHN1210/08/201529/02/2016
MIGUEL GUT SEARA2001/05/201529/02/2016
NATÁLIA VALENTE GONÇALVES407/11/201528/11/2015
OTÁVIA SILVA DOS SANTOS2001/05/201529/02/2016
PIERRE TEIXEIRA DA SILVA2001/05/201511/06/2015
RAFAEL TORRES TEIXEIRA2001/05/201529/02/2016
REGIS SPEROTTO DE QUADROS101/03/201508/12/2015
REJANE PERGHER1201/03/201529/02/2016
ROSSANA DANIELA CORDEIRO LEIRIA101/03/201526/06/2015
SILVIA PRIETSCH WENDT110/08/201508/12/2015
SÍLVIA MARIA BRAHM ARAUJO110/08/201508/12/2015
TAINA SILVEIRA SOARES401/09/201501/10/2015
TAYLOR CAVALHEIRO PALÁCIOS102/03/201506/07/2015
TAÍS POLETTI102/03/201506/07/2015
THAIS VIEIRA ELLER407/11/201528/11/2015
THIAGO TAVARES BORCHARDT101/03/201529/02/2016
VALDECIR BOTTEGA201/03/201508/12/2015
VANESSA DIEHL RODRIGUES2403/08/201529/08/2015
VERÔNICA PORTO GAYER102/03/201506/07/2015
VICTORIA BORGES VAZ DE LEON102/03/201506/07/2015
VINICIUS TORRES MARQUES2001/08/201529/02/2016

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