Nome do Projeto
Grupo de Apoio em Matemática - GAMA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/03/2015 - 29/02/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
Atualmente o Departamento de Matemática e Estatística atende a diversos cursos da UFPel. Um fator preocupante é o baixo desempenho nas disciplinas de Matemática, principalmente nos dois primeiros semestres do ingresso dos alunos. Estes dados geram uma ansiedade, tanto nos professores, pois evidenciam que os alunos não possuem uma aprendizagem significativa dos conhecimentos matemáticos desenvolvidos no ensino fundamental e médio (Moreira, 2012), quanto nos alunos, pela consciência do grau de dificuldade que enfrentarão em sua jornada acadêmica.
Com o advento do REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), ocorrida entre 2009 e 2012 (BRASIL, 2009), muitos cursos foram criados na Universidade Federal de Pelotas dentre eles, diversos cursos que necessitam de uma formação sólida em matemática. Se, por um lado, esta expansão trouxe a democratização do acesso ao ensino superior, por outro percebemos que, cada vez mais, alunos ingressam na universidade sem possuir conhecimentos básicos de matemática que são os pré-requisitos para as novas disciplinas, como Cálculo, Álgebra Linear, Geometria Analítica, entre outras (Cabrera et. al., 2013).
Nós, professores proponentes deste Projeto, estamos muito preocupados com esta realidade, pois entre as consequências mais preocupantes, estão os altos índices de reprovação nas disciplinas iniciais de matemática de nível superior e a evasão tanto nessas disciplinas como da própria universidade. E acreditamos que, com as ações propostas neste projeto, estamos conseguindo diminuir gradativamente a distancia entre o que o estudante acredita saber, o que ele realmente sabe e o que ele deveria saber.
Nós, professores proponentes deste Projeto, estamos atentos à realidade acadêmica, pois entre as consequências do baixo desempenho dos alunos nas disciplinas de matemática estão os altos índices de reprovação e evasão (BITTAR, 2012). Acreditamos que, com as ações propostas neste projeto, estaremos contribuindo na formação acadêmica destes alunos.
Com base no desnível existente entre o preparo do aluno ingressante e o que o espera na universidade, foi elaborado o projeto Tópicos de Matemática Elementar, que visa principalmente suprir algumas carências nos conteúdos de matemática básica para que, com isso, seja otimizado o tempo de formação de cada aluno e, consequentemente, sejam minimizados os recursos públicos utilizados na formação acadêmica.
Este Projeto não tem a pretensão de resolver todos os problemas relacionados à carência na formação dos conhecimentos em matemática dos estudantes nem da predisposição que eles têm em aprender, mas objetivamos contribuir na construção de um conhecimento significativo em matemática dos estudantes e motivá-los a estudarem.
Objetivo Geral
Este Projeto, apresenta basicamente dois objetivos:
• o primeiro é o de reforçar os conhecimentos dos alunos participantes nos conteúdos de Matemática Básica e Cálculo. Como consequência disso, pretendemos reduzir os índices de reprovação e evasão nas disciplinas de início de curso que envolvem matemática elementar;
• o segundo objetivo é o de proporcionar aos acadêmicos da UFPel, que atuam como monitores do Projeto, uma possibilidade de contato com a prática docente, através do trabalho de monitoria neste projeto e, pensando na formação continuada, aperfeiçoar seus conhecimentos matemáticos. Pois, acreditamos que é fundamental que o bolsista (desempenhando o papel de professor naquele momento) tenha um conhecimento profundo dos conceitos trabalhados em matemática, para ser capaz de examinar as construções matemáticas que o estudante, que está sendo monitorado, faz e construir um modelo de matemática deste estudante em formação. (D’Ambrosio, 2005).
Em suma, objetivamos com este projeto complementar e solidificar a formação dos alunos dos mais diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas.
• o primeiro é o de reforçar os conhecimentos dos alunos participantes nos conteúdos de Matemática Básica e Cálculo. Como consequência disso, pretendemos reduzir os índices de reprovação e evasão nas disciplinas de início de curso que envolvem matemática elementar;
• o segundo objetivo é o de proporcionar aos acadêmicos da UFPel, que atuam como monitores do Projeto, uma possibilidade de contato com a prática docente, através do trabalho de monitoria neste projeto e, pensando na formação continuada, aperfeiçoar seus conhecimentos matemáticos. Pois, acreditamos que é fundamental que o bolsista (desempenhando o papel de professor naquele momento) tenha um conhecimento profundo dos conceitos trabalhados em matemática, para ser capaz de examinar as construções matemáticas que o estudante, que está sendo monitorado, faz e construir um modelo de matemática deste estudante em formação. (D’Ambrosio, 2005).
Em suma, objetivamos com este projeto complementar e solidificar a formação dos alunos dos mais diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas.
Justificativa
O GAMA é uma adaptação do Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica: Iniciação ao Cálculo, que ocorreu de maio de 2010 a fevereiro de 2015, sendo proposto pela mesma equipe da última edição. As ações do GAMA serão baseadas nas experiências adquiridas nos últimos cinco anos com o Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo. As edições anteriores deste Projeto tem alcançando, a cada semestre, resultados positivos no que diz respeito à aprendizagem dos alunos e consequentemente já se percebeu uma redução significativa dos índices de reprovação nos semestres iniciais e uma diminuição da evasão dos estudantes nas disciplinas acompanhadas pelo projeto (Costa et. al. 2013).
Pode-se destacar, dentre outros resultados observados, que o percentual de aprovação dos alunos que procuram os bolsistas do Projeto, para reforço nos conhecimentos por pelo menos 08 (oito) vezes ao longo do semestre, tem ficado acima de 70% e o índice de infrequência dos referidos alunos nas disciplinas cursadas diminuiu sensivelmente.
Sabemos que o aumento na oferta de cursos superiores é uma reivindicação muito justa e antiga da sociedade como um todo, mas do ponto de vista acadêmico, isto, inevitavelmente, resulta na diminuição da relação candidato/vaga nos processos seletivos e, nos moldes atuais do ensino médio evidencia uma exigência menor de qualificação dos alunos ingressantes nas universidades. Porém, uma vez que o estudante está na universidade, novas dificuldades aparecem muito como consequência deste déficit na formação sólida em matemática.
Pode-se destacar, dentre outros resultados observados, que o percentual de aprovação dos alunos que procuram os bolsistas do Projeto, para reforço nos conhecimentos por pelo menos 08 (oito) vezes ao longo do semestre, tem ficado acima de 70% e o índice de infrequência dos referidos alunos nas disciplinas cursadas diminuiu sensivelmente.
Sabemos que o aumento na oferta de cursos superiores é uma reivindicação muito justa e antiga da sociedade como um todo, mas do ponto de vista acadêmico, isto, inevitavelmente, resulta na diminuição da relação candidato/vaga nos processos seletivos e, nos moldes atuais do ensino médio evidencia uma exigência menor de qualificação dos alunos ingressantes nas universidades. Porém, uma vez que o estudante está na universidade, novas dificuldades aparecem muito como consequência deste déficit na formação sólida em matemática.
Metodologia
1) Ações de Projeto
O Projeto atuará basicamente em quatro principais ações: Cursos de Matemática Básica, Monitoria, Cursos de aperfeiçoamento e apoio pedagógico a alunos vinculados a PRAE.
I. Os Cursos de Matemática Básica
O Curso de Matemática Básica será composto de 10 (dez) horas/aula teóricas e 10 (dez) horas/aula práticas, versando sobre conteúdos de Matemática Básica (Conjuntos numéricos e intervalos, operações com frações, radiciação, simplificação de frações algébricas e inequações). Além das aulas teóricas e de exercícios, 4 (quatro) horas/aula serão destinadas aos testes de sondagem e comparativo. O aluno que obtiver 75% de frequência no curso, realizar os dois testes e obtiver mais de 60% de acerto no teste comparativo terão direito a um certificado de 24 horas.
O curso será destinado prioritariamente a alunos ingressantes na UFPel que possuem matemática em sua grade curricular. Preferencialmente, este curso será oferecido na semana que antecede o começo de cada semestre letivo, de acordo com o calendário acadêmico da UFPel.
II. Monitorias
Durante o ano letivo, os bolsistas do Projeto destinam parte de sua carga horária para atendimento extraclasse para turmas de Pré-Cálculo, Cálculo e ALGA (Álgebra Linear e Geometria Analítica), visando esclarecer dúvidas nos conteúdos e nos exercícios propostos pelo professor da turma. Esta ação tem o objetivo de potencializar o aprendizado matemático e, consequentemente, reduzir os índices de reprovação e evasão nas disciplinas iniciais de matemática.
III. Cursos de aperfeiçoamento
Visam proporcionar aos alunos participantes e bolsistas do Projeto, possibilidades de aprofundar seus conhecimentos.
IV. Apoio pedagógico a alunos vinculados a PRAE
Visa o atendimento de alunos, em parceria com a PRAE – Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – através de reforço em matemática. Esta é uma ação que busca auxiliar nas ações do programa de permanência de alunos da Universidade.
2) Ações da Equipe Proponente
(a) Orientação dos bolsistas
Os professores ficarão responsáveis em orientar os bolsistas em suas atividades de monitoria, preparação de cursos e materiais, estudos direcionados ao Ensino e/ou pesquisa.
(b) Levantamento e tratamento de dados
Durante o semestre letivo, os professores orientarão os bolsistas na coleta de dados referentes ao desempenho dos alunos participantes do Projeto. Ao final do semestre, estes dados são organizados e divulgados para a comunidade acadêmica.
(c) Qualificação do Projeto
Os professores realizarão reuniões periódicas no grupo proponente e com os bolsistas visando o acompanhamento, estudo e qualificação. Quinzenalmente será realizada uma reunião geral com todo o grupo de professores e bolsistas, onde serão discutidas as ações do Projeto e aplicados testes qualitativos aos bolsistas.
O Projeto atuará basicamente em quatro principais ações: Cursos de Matemática Básica, Monitoria, Cursos de aperfeiçoamento e apoio pedagógico a alunos vinculados a PRAE.
I. Os Cursos de Matemática Básica
O Curso de Matemática Básica será composto de 10 (dez) horas/aula teóricas e 10 (dez) horas/aula práticas, versando sobre conteúdos de Matemática Básica (Conjuntos numéricos e intervalos, operações com frações, radiciação, simplificação de frações algébricas e inequações). Além das aulas teóricas e de exercícios, 4 (quatro) horas/aula serão destinadas aos testes de sondagem e comparativo. O aluno que obtiver 75% de frequência no curso, realizar os dois testes e obtiver mais de 60% de acerto no teste comparativo terão direito a um certificado de 24 horas.
O curso será destinado prioritariamente a alunos ingressantes na UFPel que possuem matemática em sua grade curricular. Preferencialmente, este curso será oferecido na semana que antecede o começo de cada semestre letivo, de acordo com o calendário acadêmico da UFPel.
II. Monitorias
Durante o ano letivo, os bolsistas do Projeto destinam parte de sua carga horária para atendimento extraclasse para turmas de Pré-Cálculo, Cálculo e ALGA (Álgebra Linear e Geometria Analítica), visando esclarecer dúvidas nos conteúdos e nos exercícios propostos pelo professor da turma. Esta ação tem o objetivo de potencializar o aprendizado matemático e, consequentemente, reduzir os índices de reprovação e evasão nas disciplinas iniciais de matemática.
III. Cursos de aperfeiçoamento
Visam proporcionar aos alunos participantes e bolsistas do Projeto, possibilidades de aprofundar seus conhecimentos.
IV. Apoio pedagógico a alunos vinculados a PRAE
Visa o atendimento de alunos, em parceria com a PRAE – Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – através de reforço em matemática. Esta é uma ação que busca auxiliar nas ações do programa de permanência de alunos da Universidade.
2) Ações da Equipe Proponente
(a) Orientação dos bolsistas
Os professores ficarão responsáveis em orientar os bolsistas em suas atividades de monitoria, preparação de cursos e materiais, estudos direcionados ao Ensino e/ou pesquisa.
(b) Levantamento e tratamento de dados
Durante o semestre letivo, os professores orientarão os bolsistas na coleta de dados referentes ao desempenho dos alunos participantes do Projeto. Ao final do semestre, estes dados são organizados e divulgados para a comunidade acadêmica.
(c) Qualificação do Projeto
Os professores realizarão reuniões periódicas no grupo proponente e com os bolsistas visando o acompanhamento, estudo e qualificação. Quinzenalmente será realizada uma reunião geral com todo o grupo de professores e bolsistas, onde serão discutidas as ações do Projeto e aplicados testes qualitativos aos bolsistas.
Resultados Esperados
Os resultados e impactos esperados são:
- Ter sanado as principais dúvidas dos alunos participantes do Projeto, relacionadas a conteúdos de matemática;
- Ter solidificado os conhecimentos em Matemática dos alunos que frequentam as monitorias e Cursos oferecidos pelo Projeto;
- Ter contribuído para a diminuição dos índices de reprovação nas disciplinas de Matemática;
- Ter contribuído para a permanência de alunos em vulnerabilidade socioeconômica;
- Ter fortalecido a formação dos bolsistas do Projeto;
- Ter divulgado os resultados do Projeto em eventos ou periódicos científicos.
- Ter sanado as principais dúvidas dos alunos participantes do Projeto, relacionadas a conteúdos de matemática;
- Ter solidificado os conhecimentos em Matemática dos alunos que frequentam as monitorias e Cursos oferecidos pelo Projeto;
- Ter contribuído para a diminuição dos índices de reprovação nas disciplinas de Matemática;
- Ter contribuído para a permanência de alunos em vulnerabilidade socioeconômica;
- Ter fortalecido a formação dos bolsistas do Projeto;
- Ter divulgado os resultados do Projeto em eventos ou periódicos científicos.
Indicadores, Metas e Resultados
A emissão de certificado para os alunos dos Cursos de Matemática Básica estará vinculada a presença dos alunos nos testes de sondagem e comparativo, realizados respectivamente no começo e final do Curso. Terá direito ao certificado de 24 horas o aluno que obtiver um mínimo de 75% de frequência nas aulas do Curso e obtiver pelo menos 60% de aproveitamento no teste comparativo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE HARTWIG | 4 | 07/11/2015 | 28/11/2015 |
ALEXANDRE MOLTER | 6 | 01/03/2015 | 29/02/2016 |
ALINE MIURA CAMARA | 4 | 01/09/2015 | 01/10/2015 |
ANA CRISTINA MOREIRA DE ALMEIDA | 24 | 03/08/2015 | 29/08/2015 |
ANDERSON DONAY MARTINS | 20 | 01/05/2015 | 31/08/2015 |
ANDERSON TIMM DE OLIVEIRA | 4 | 06/10/2015 | 28/11/2015 |
BEATRIZ PACHECO JUNQUEIRA | 20 | 01/05/2015 | 29/02/2016 |
BRIELE LINHARES MACHADO | 24 | 03/08/2015 | 29/08/2015 |
BRUNA ARRUDA ARAUJO | 20 | 01/05/2015 | 29/02/2016 |
BRUNA CARDOSO MASCARELLO | 1 | 02/03/2015 | 06/07/2015 |
CAMILA PINTO DA COSTA | 1 | 04/05/2015 | 08/12/2015 |
CARLOS ANTONIO PEREIRA CAMPANI | 12 | 01/03/2015 | 29/02/2016 |
CAROLINA PINHEIRO TAVARES | 20 | 01/05/2015 | 29/02/2016 |
CHRISTIAN RÓGER VILELA PIEPER | 20 | 01/05/2015 | 29/02/2016 |
CLAUDIO ZEN PETERSEN | 1 | 01/03/2015 | 26/06/2015 |
CÍCERO NACHTIGALL | 12 | 01/03/2015 | 29/02/2016 |
DANIEL CAMPOS ULLRICH | 20 | 01/05/2015 | 29/02/2016 |
DANIELA BUSKE | 1 | 01/03/2015 | 08/12/2015 |
DANIELA HEIDEMANN MAILAHN | 4 | 07/11/2015 | 28/11/2015 |
DAVI SARUBBI DE OLIVEIRA | 20 | 01/05/2015 | 29/02/2016 |
DIONEI DUMMER VAZ | 4 | 01/09/2015 | 29/10/2015 |
DOUGLAS PEDROSO DO AMARAL | 1 | 02/03/2015 | 06/07/2015 |
EDSON CAMARA DOS REIS | 4 | 01/09/2015 | 29/11/2015 |
EDUARDA NACHTIGALL DOS SANTOS | 1 | 02/03/2015 | 06/07/2015 |
EDUARDA SILVEIRA GOMES | 4 | 01/09/2015 | 01/10/2015 |
EDUARDO SGANZERLA FERREIRA | 20 | 01/08/2015 | 29/02/2016 |
ELEMAR RAPACHI PUHL | 20 | 01/05/2015 | 29/02/2016 |
ELIANE LEMKE FIGUEIREDO | 4 | 27/03/2015 | 03/07/2015 |
FELIPE GARCIA DE LEON | 4 | 27/03/2015 | 03/07/2015 |
FILIPE GIUDICE D'AVILA | 20 | 01/05/2015 | 31/08/2015 |
FLAVIANE AGUSTINI STEDILLE | 20 | 01/05/2015 | 29/02/2016 |
FLÁVIA CAROLINA BIGLIA | 4 | 03/08/2015 | 01/10/2015 |
GABRIEL FISCHER GARCIA | 24 | 03/08/2015 | 29/08/2015 |
GERSON NEVES LIMA | 4 | 06/10/2015 | 28/11/2015 |
GREGORY WILLIAM PERES | 20 | 01/05/2015 | 31/01/2016 |
HELEN CRISTINE BASQUE LIMA | 4 | 06/10/2015 | 28/11/2015 |
HUGO SILVA DE ALMEIDA VENANCIO LOPES | 20 | 01/05/2015 | 29/02/2016 |
INGRID FURTADO DELGADO | 1 | 02/03/2015 | 06/07/2015 |
ITAMAR CESTONARO | 20 | 01/08/2015 | 29/02/2016 |
JANAÍNA CUNHA DE SOUZA | 1 | 02/03/2015 | 06/07/2015 |
JANICE NERY | 1 | 01/03/2015 | 26/06/2015 |
JESSICA RODRIGUES GONÇALVES | 4 | 01/09/2015 | 01/10/2015 |
JONATHAN BRUM LAUZ | 20 | 01/05/2015 | 29/02/2016 |
JOSEANE DA SILVA PORTO | 12 | 01/03/2015 | 28/09/2015 |
JOSÉ PEDRO MINHO MELLO | 4 | 01/09/2015 | 01/10/2015 |
JUCELAINE FERREIRA WEBER | 4 | 01/09/2015 | 28/11/2015 |
JULIANA BORGES PEDROTTI | 20 | 01/05/2015 | 29/02/2016 |
JÉSSICA MARTINS FLORES | 4 | 07/11/2015 | 28/11/2015 |
KAUÃ SOARES DE CARVALHO | 4 | 06/10/2015 | 28/10/2015 |
LARISSA CORRÊA SANTOS | 4 | 03/08/2015 | 01/10/2015 |
LARISSA NUNES MEIRELLES DA LUZ | 20 | 01/05/2015 | 29/02/2016 |
LEONARDO ANGELO LOPES DA SILVA | 24 | 03/08/2015 | 29/08/2015 |
LESLIE DARIEN PEREZ FERNANDEZ | 2 | 10/08/2015 | 08/12/2015 |
LISLAINE JAHNECKE OLIVEIRA | 24 | 03/08/2015 | 29/08/2015 |
LUCIANA CHIMENDES CABRERA | 12 | 01/03/2015 | 29/02/2016 |
MARIANA BARBOSA SOARES | 4 | 06/10/2015 | 29/11/2015 |
MARIANA DOS SANTOS BONO | 20 | 01/05/2015 | 29/02/2016 |
MARIANA ESPÍNDOLA VIEIRA | 20 | 02/03/2015 | 06/07/2015 |
MARIANA FERREIRA AREND | 4 | 01/09/2015 | 29/10/2015 |
MARIANE CASTRO MAYENS | 1 | 10/08/2015 | 09/12/2015 |
MAURICIO BRAGA DE PAULA | 1 | 10/08/2015 | 08/12/2015 |
MAURICIO ZAHN | 12 | 10/08/2015 | 29/02/2016 |
MIGUEL GUT SEARA | 20 | 01/05/2015 | 29/02/2016 |
NATÁLIA VALENTE GONÇALVES | 4 | 07/11/2015 | 28/11/2015 |
OTÁVIA SILVA DOS SANTOS | 20 | 01/05/2015 | 29/02/2016 |
PIERRE TEIXEIRA DA SILVA | 20 | 01/05/2015 | 11/06/2015 |
RAFAEL TORRES TEIXEIRA | 20 | 01/05/2015 | 29/02/2016 |
REGIS SPEROTTO DE QUADROS | 1 | 01/03/2015 | 08/12/2015 |
REJANE PERGHER | 12 | 01/03/2015 | 29/02/2016 |
ROSSANA DANIELA CORDEIRO LEIRIA | 1 | 01/03/2015 | 26/06/2015 |
SILVIA PRIETSCH WENDT | 1 | 10/08/2015 | 08/12/2015 |
SÍLVIA MARIA BRAHM ARAUJO | 1 | 10/08/2015 | 08/12/2015 |
TAINA SILVEIRA SOARES | 4 | 01/09/2015 | 01/10/2015 |
TAYLOR CAVALHEIRO PALÁCIOS | 1 | 02/03/2015 | 06/07/2015 |
TAÍS POLETTI | 1 | 02/03/2015 | 06/07/2015 |
THAIS VIEIRA ELLER | 4 | 07/11/2015 | 28/11/2015 |
THIAGO TAVARES BORCHARDT | 1 | 01/03/2015 | 29/02/2016 |
VALDECIR BOTTEGA | 2 | 01/03/2015 | 08/12/2015 |
VANESSA DIEHL RODRIGUES | 24 | 03/08/2015 | 29/08/2015 |
VERÔNICA PORTO GAYER | 1 | 02/03/2015 | 06/07/2015 |
VICTORIA BORGES VAZ DE LEON | 1 | 02/03/2015 | 06/07/2015 |
VINICIUS TORRES MARQUES | 20 | 01/08/2015 | 29/02/2016 |