Nome do Projeto
Livro de Saúde e Segurança do Trabalho em Unidades Beneficiadoras de Grãos e Sementes
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
28/11/2014 - 27/11/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas
Resumo
Este Projeto de Ensino está sendo proposto por três professores doutores do CEng, responsáveis por disciplinas nesta área e um Engenheiro de Segurança. O foco deste livro será direcionado à Saúde e Segurança do Trabalho na Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas. O Prof. Carlos Tillmann, atualmente, é a regente da disciplina de graduação de Segurança do Trabalho para vários cursos do CEng e as professoras Maria Laura Luz e Gizele Gadotti já ministraram disciplinas sobre esse assunto nos Cursos de Engenharia Agrícola e/ou em Engenharia de Biossistemas-Especialização presencial. O acadêmico e Engenheiro de Segurança foi especialmente convidado pelos professores da equipe para colaborar com o livro, devido à sua especialidade em Engenharia de Segurança do Trabalho. A disciplina Segurança do Trabalho dos cursos do CEng aborda assuntos de formação nesta área, porém alguns assuntos especiais e de grande importância, seja pela sua interface, seja pelas suas particularidades com grãos e sementes, devem ser apresentados aos alunos e não estão contemplados na disciplina do curso. Para cobrir esta lacuna se oportuniza preparar este material bibliográfico, complementar à disciplina e ao conhecimento nesta área.

Objetivo Geral

Publicar um livro que aborde os conteúdos fundamentais sobre Saúde e Segurança do Trabalho na área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas.

Justificativa

Os itens que serão abordados no livro agregam conhecimentos, propõem ações para preservar a saúde de todos que trabalham nas indústrias de processamento de grãos e sementes, apresentam técnicas, normas, planilhas e outros meios modernos de SST.
O texto a ser desenvolvido no livro pretende possibilitar aos alunos entrarem em contato com esses assuntos especiais, que se relacionam com a Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas.

Metodologia

Serão consultados diversos livros e materiais que abordam os assuntos, além de artigos científicos sobre o tema. Serão traduzidos, adaptados e reescritos conteúdos de interesse para constarem no livro.
O material a ser desenvolvido será apresentado em sete capítulos relacionados às Unidades de Beneficiamento de Grãos e Sementes e o seu trabalhador.
Todos esses assuntos se relacionam diretamente com a Engenharia de Processamento de grãos e sementes.
O livro será escrito capítulo a capítulo pela equipe, sendo que cada um irá revisar todos os capítulos e sugerir possíveis correções, complementações ou modificações.
Os acadêmicos também irão revisar o material escrito para observar a clareza e a compreensão do material escrito.
O livro produzido terá ISBN e será direcionado à comunidade das Engenharias, com ênfase à Engenharia Agrícola. Seu conteúdo será dividido em sete (7) capítulos que contemplam os tópicos escolhidos. Capítulo 1: Sáude e segurança do trabalho em unidades beneficiadoras de grãos e sementes; Capítulo 2: Breve caracterização do trabalhador de meio rural; Capítulo 3: Gestão de pessoas para a SST na agroindústria de grãos e sementes; Capítulo 4: Medicina do trabalho; Capítulo 5: Segurança em unidades de beneficiamento de grãos e sementes; Capítulo 6: Equipamentos de proteção; Capítulo 7: Sistema preventivo contra incêndio.
Os participantes do projeto irão construir esses capítulos, baseados em fontes de pesquisa e na sua experiência sobre o assunto.
Este material será organizado e será disponibilizado em formato impresso para servir de subsídio aos alunos e profissionais interessados nessa área da Engenharia Agrícola.

Resultados Esperados

Ao concluir este projeto, os alunos dos Cursos de Engenharia terão à sua disposição um material prático, para ser utilizado, uma vez que são escassos os títulos, pelo menos em português, que tratam desses assuntos direcionados à pós-colheita de grãos e sementes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEX LEAL DE OLIVEIRA228/11/201427/11/2015
ALINE DUARTE GOMES128/11/201427/11/2015
AMANDA BENTO JORGE CURI128/11/201427/11/2015
CARLOS ANTONIO DA COSTA TILLMANN228/11/201427/11/2015
GABRIEL DA SILVEIRA ALMEIDA128/11/201427/11/2015
GIZELE INGRID GADOTTI228/11/201427/11/2015
MARIA LAURA GOMES SILVA DA LUZ228/11/201427/11/2015

Página gerada em 28/03/2024 22:01:25 (consulta levou 0.055689s)