Nome do Projeto
CATALÓGO DE MATERIAIS E ACESSÓRIOS MOVELEIROS
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/02/2015 - 19/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais
Resumo
Segundo IEMI (2014) a cadeia produtiva de móveis no Brasil, em 2013, era composta por 18,7 mil indústrias, que empregaram perto de 330 mil profissionais, produziram 511,8 milhões de peças e que, em valores de produção, significou 42,9 bilhões de reais. Estes números representam uma excelência e conferem a indústria de móveis uma relevante contribuição no cenário industrial nacional. A indústria moveleira destaca-se no setor produtivo pela diversidade de materiais e acessórios utilizados na produção de um produto moveleiro, como exemplo painéis de madeira revestidos, metais, plásticos, fibras naturais e sintéticas, vidros, cerâmicas e, alguns destes exemplos de materiais são primordiais para a produção de um móvel. Essa diversidade de materiais agrega em sua produção inúmeros setores produtivos e estimula o desenvolvimento de novos produtos e materiais para o mercado competitivo de móveis. Paim e Scotton (2007) citam que a cadeia produtiva moveleira é composta de diferentes empresas que processam diversos tipos de materiais, contribuindo cada uma, em sua fase do processo, para a confecção de produtos, a fim de suprir as necessidades das pessoas. Assim, um dos temas abordados na disciplina de Produção de Móveis, do curso de Engenharia Industrial Madeireira são os materiais utilizados em uma linha produtiva de móveis, no intuito de melhorar o contato técnico dos discentes com estes materiais propõe-se a criação de um acervo de materiais e acessórios utilizados na produção de móveis.

Objetivo Geral

Criar um acervo didático de materiais e acessórios utilizados na produção de móveis para os discentes do curso de Engenharia Industrial Madeireira e demais profissionais afins.

Justificativa

O Curso de Engenharia Industrial Madeireira conta no oitavo semestre com a disciplina de Produção de Móveis, cujo objetivo é capacitar os discentes no conhecimento de materiais e processos utilizados para a produção de móveis. Porém, o distanciamento dos discentes do pólo moveleiro de Bento Gonçalves e demais regiões produtivas de móveis, provoca a carência e a restrita visualização da importância do setor moveleiro para o país e para o seu futuro profissional.
Criar e disponibilizar um acervo de materiais e acessórios utilizados na produção de móveis permite o elo entre a teoria da diversidade de materiais com a prática do contato com estes materiais e seus potenciais produtivos.

Metodologia

O acervo será confeccionado pela coleta, catalogação e organização de amostras de materiais e acessórios utilizados na produção de móveis.
A coleta das amostras será realizada a partir do levantamento e contato por telefone e por mensagens eletrônicas com as empresas produtoras dos materiais e acessórios para a indústria moveleira. As amostras recebidas serão catalogadas e organizadas por empresa e por tipo de produto, sendo então disponibilizadas para montagem do acervo e consulta do público-alvo.

Resultados Esperados

Com este desenvolvimento de projeto espera-se constituir uma coleção de materiais e acessórios, que será utilizada como material didático para a disciplina de Produção de Móveis e demais disciplinas afins a esta área. Com estabelecimento desta coleção também será possível desenvolver outras ações de cunho didático pedagógico envolvendo atividades práticas e demonstrativas.
É importante ressaltar, a contribuição para os acadêmicos colaboradores do projeto, que terão complemento em sua formação, desenvolvendo atividade específica, além de permitir o contato com empresas do setor, servindo de estimulo e capacitação a participação em outras iniciativas desta natureza.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto prevê a necessidade de, no mínimo, um (01) aluno bolsista ou aluno voluntario que auxiliará no levantamento, coleta, identificação e catalogação dos materiais e acessórios para montagem do acervo.
Ainda serão necessários recursos materiais como computador, impressora, folhas e etiquetas de impressão, ferramentas de fixação manuais (martelo, chaves de fenda, chave phillips,...), equipamento de corte a ser utilizado para dimensionamento das peças em tamanho padrão no acervo e, estantes para acomodação das peças.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA BET JACONDINO VOTTO2002/02/201519/12/2016
GABRIEL VALIM CARDOSO202/02/201519/12/2016
LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA202/02/201519/12/2016
MARCOS THEODORO MULLER202/02/201519/12/2016
MERIELEN DE CARVALHO LOPES402/02/201519/12/2016

Página gerada em 28/03/2024 08:42:39 (consulta levou 0.122455s)