Nome do Projeto
ILUSTRAÇÃO DIGITAL: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA OPTATIVA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
10/02/2015 - 10/02/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
A educação a distância tem se apresentado como uma modalidade de ensino que facilita e viabiliza a continuidade na qualificação de todos os tipos de profissionais, por eliminar barreiras tradicionais de tempo e espaço. Neste sentido, acredita-se que o oferecimento de disciplinas a distância em cursos de graduação presenciais contribui na preparação dos estudantes para a modalidade de ensino que cada vez mais possibilita uma atualização constante de conhecimentos, tornando-os assim profissionais melhor preparados para uma sociedade em permanente mudança. Sendo assim, o presente projeto pretende desenvolver material didático e planejar uma disciplina com conteúdo já necessariamente voltado para o uso do meio digital, ou seja, a representação gráfica digital e mais especificamente ilustração bidimensional.

Objetivo Geral

Planejar uma disciplina de Ilustração Digital que seja optativa e ministrada na modalidade de ensino a distância.

Justificativa

De acordo com Sartori e Roesler (2005), a sociedade atual está vivenciando mudanças nas esferas econômicas, cultural, política e educacional impulsionadas pelo desenvolvimento exponencial de descobertas científicas e tecnológicas, bem como pelo processo de globalização. As autoras comentam que tais mudanças estão afetando diretamente o cotidiano das pessoas, no qual se verifica a necessidade de um novo cidadão, mais atuante, mais autônomo, mais crítico, além de mais participativo e disposto a aprender continuamente.
Para Filatro (2004) existem pontos-chaves em uma sociedade que está em frequente transição, os quais são a atualização constante, o uso seletivo da informação e a multiplicidade de perspectivas. Para a autora, neste contexto sobressai o papel da educação na formação para a vida em sociedade e no mundo do trabalho. Sendo assim, a autora observa que a educação por toda a vida passa a ser uma exigência permanente de toda a sociedade, desembocando na compreensão da escola e da universidade como conceitos e não como lugar.
Para um contexto com estas características, Filatro (2004) ainda comenta que a emergência da modalidade de ensino não presenciais e mediadas pela tecnologia justifica-se como forma de integrar as exigências individuais e sociais às novas demandas do mundo do trabalho, da comunicação e da informação.
Desta forma, o oferecimento de disciplinas a distância em cursos de graduação presenciais, em especial com conteúdos relacionados ao uso de ferramentas digitais, contribui com a preparação dos estudantes para uma modalidade de ensino que lhes possibilitará uma atualização constante de conhecimentos podendo torná-los profissionais mais autônomos e preparados para uma sociedade em permanente transformação.
Neste sentido, o presente projeto se propõe a planejar uma disciplina optativa na modalidade a distância e desenvolver os materiais didáticos para necessários a sua implantação.

Metodologia

O projeto de ensino proposto caracteriza-se como Projeto para o Ensino, pois visa o planejamento e à elaboração de materiais para utilização em práticas pedagógicas.
Sendo assim, o seu desenvolvimento consistirá nas seguintes etapas: Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação.
A etapa de Planejamento consistirá nas definições iniciais dos conteúdos a serem ministrados bem como nos seus objetivos de aprendizagem. Também na etapa de planejamento serão definidas as ferramentas digitais a serem usadas para o desenvolvimento dos conteúdos da disciplina priorizando ferramentas de uso livre.
Na etapa de desenvolvimento serão criados dois tipos de materiais didáticos: materiais para os conteúdos e materiais para as avaliações.
A etapa de avaliação consistirá na aplicação dos materiais didáticos com um grupo de alunos e se necessário à reformulação dos materiais que apresentarem problemas.

Resultados Esperados

Espera-se com a realização do presente projeto iniciar um processo de oferecimento de disciplinas a distância no contexto do curso presencial de Arquitetura e Urbanismo bem como qualificar os alunos para uma modalidade de ensino que os permitirá se atualizarem permanentemente. Pretende-se também contribuir para a divulgação de ferramentas de representação gráfica digital que sejam de uso livre as quais não geram custos nem para a UFPel e nem para os próprios alunos.
Desta forma, pretende-se com o presente projeto contribuir para o aprimoramento e qualidade do Curso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA ESTHER DANTAS SUNSERI410/02/201510/02/2016
AUGUSTO KOJA BASTOS410/02/201510/02/2016
FELIPE ETCHEGARAY HEIDRICH610/02/201510/02/2016
GUSTAVO MACIEL GONÇALVES410/02/201510/02/2016
IVANA PATRICIA IAHNKE STEIM210/02/201510/02/2016
NATALIA NERY DE FARIAS410/02/201510/02/2016

Página gerada em 24/04/2024 07:38:43 (consulta levou 0.040062s)