Nome do Projeto
LINC - Laboratório de Linguagens e Interações Cognitivas
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
07/03/2015 - 12/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Resumo
Este projeto é resultado da análise da produção realizada no Centro de Educação à Distância da UFPel ao longo de 6 anos. Esta produção compreende a Oficina de Produção Textual, criação de ferramentas em animação para o ensino tutorial, criação de peças de humor gráfico para o ensino tutorial e estudo e aplicação da metodologia da problematização.
Objetivo Geral
Pesquisar, desenvolver e registrar estratégias de produção colaborativa na área do cinema de animação.
Justificativa
A justificativa para este projeto está baseada em três princípios específicos:
Princípio da escassez - Necessidade de proporcionar um ambiente de produção coletiva e espaço de estágio para os alunos de Cinema de Animação, Design e Audiovisual
Princípio para participação - Necessidade de integrar as unidades acadêmicas e os conhecimentos por elas difundidos.
Princípio qualificador - Necessidade de qualificar a produção audiovisual via integração das concepções atuais do conhecimento multilinguístico e tecnológico, teorias pedagógicas contemporâneas, narrativas e conceitos artísticos atuais.
Princípio da escassez - Necessidade de proporcionar um ambiente de produção coletiva e espaço de estágio para os alunos de Cinema de Animação, Design e Audiovisual
Princípio para participação - Necessidade de integrar as unidades acadêmicas e os conhecimentos por elas difundidos.
Princípio qualificador - Necessidade de qualificar a produção audiovisual via integração das concepções atuais do conhecimento multilinguístico e tecnológico, teorias pedagógicas contemporâneas, narrativas e conceitos artísticos atuais.
Metodologia
A metodologia utilizada para nortear a concepção e a relação de produção das ferramentas produzidas no Linc será a da Problematização.
A Metodologia da Problematização, além de englobar conceitos das teorias pedagógicas críticas como a de Paulo Freire, tem como característica principal "provocar" a observação da realidade, possibilitando ao aluno relacionar esta realidade a temas curriculares, transversais e interdisciplinares.
A Metodologia da Problematização, além de englobar conceitos das teorias pedagógicas críticas como a de Paulo Freire, tem como característica principal "provocar" a observação da realidade, possibilitando ao aluno relacionar esta realidade a temas curriculares, transversais e interdisciplinares.
Resultados Esperados
Qualificação complementar significativa na formação dos alunos de Cinema de animação, Design e Audiovisual.
- Qualificação da relação de aprendizado professor/aluno a partir da utilização das criadas no Linc.
- Qualificação da relação de aprendizado professor/aluno a partir da utilização das criadas no Linc.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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ANDRE LUIS PORTO MACEDO | 4 | 07/03/2015 | 12/12/2015 |
EDERSON MAPELLI DOS SANTOS | 4 | 07/03/2015 | 12/12/2015 |
LETÍCIA AYUMI IZA TRINDADE | 4 | 07/03/2015 | 12/12/2015 |
PÂMELA TANASOVICHI ROSA SOUZA | 4 | 07/03/2015 | 12/12/2015 |
VICTOR HENRIQUE NUNES | 4 | 07/03/2015 | 12/12/2015 |