Nome do Projeto
PROJETO DE ENSINO PARA MONITORIA NA DISCIPLINA DE BASES DA TÉCNICA CIRÚRGICA E ANESTESIA (B.T.C.A.)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/03/2015 - 16/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Resumo
A Disciplina de Técnica Cirúrgica tem a finalidade abordar os princípios teóricos e práticos da Técnica Cirúrgica como uma das bases da formação do médico geral, sendo o braço terapêutico, resolutivo e de desenvolvimento da Cirurgia. Também é o ponto de partida para uma especialidade segura e eficaz. Em cirurgia, a técnica utilizada influencia na duração do ato cirúrgico, no tempo de hospitalização, assim como no impacto da recuperação e qualidade da vida pós-cirúrgica, sendo, portanto, fundamental o seu treinamento. Ao estabelecer conceitos e princípios básicos das operações fundamentais, a Disciplina se propõe a criar as bases de um conhecimento sólido para execução dos procedimentos mínimos. Esses são indispensáveis para a formação do médico com conhecimentos cirúrgicos suficientes para o exercício profissional geral nas comunidades. O ensino da cirurgia sob o ponto vista didático e formativo, distingue-se em duas partes fundamentais; a que deve ser ministrada na graduação, cognominada Bases da Cirurgia, ensinada como área básica do ensino e indispensável à formação do médico geral, e a que deve ser aprendida e desenvolvida pelo cirurgião, como especialidade, cognominada Cirurgia Geral. Na graduação, o aluno prepara-se para fazer uma sutura, exérese de uma lesão benigna, fazer uma biópsia, proceder um acesso venoso por dissecção ou por punção percutânea, realizar um procedimento salva-vidas na urgência como a traqueostomia, de modo a formar um profissional qualificado a desenvolver, em cirurgia, as bases comuns a todas as especialidades para um atendimento rotineiro na clínica cotidiana. O ensino da cirurgia, desta maneira, se depara com um contínuo desafio em criar as bases indispensáveis à formação médica. Na formação do aluno, visa-se o aprendizado de procedimentos mínimos e básicos em etapas progressivamente mais complexas para compor o médico. Apesar da importância dos avanços tecnológicos, particularmente no nível da informática, das telecomunicações e internet, das quais se pode lançar mão nas atividades didáticas, ou em modelos pedagógicos, a relação professor/aluno é ainda a forma mais eficaz de transmissão de conhecimentos. É o fator humano, que estimula o estudo, a pesquisa, a procura pelo aluno de meios avançados ou convencionais de se aprimorar e de sedimentar as informações adquiridas por atividade teóricas e práticas. As atividades práticas compreendidas pela observação de procedimentos, treinamento repetitivo em plataformas, estações de trabalho e em manequins, discussão de atos cirúrgicos apresentados em vídeo visam dar uma informação cirúrgica a alunos que na sua grande maioria abraçarão especialidades clínicas. Esse treino deve ser multifacetado, incluindo aprendizado teórico, habilidades laboratoriais inanimadas, procedimentos laboratoriais animados, participação em bloco cirúrgico. A combinação desses métodos resulta em melhor aquisição de habilidades e encurtamento a curva de aprendizado A Disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e Anestesia é ao mesmo tempo simples e complexa, básica e avançada, mas tem como princípio ativo fundamental a presença constante e dedicação docente para o desenvolvimento individual e personalizado de habilidades técnicas, a fim de superar as limitações individuais do aluno. Na área cirúrgica, as habilidades são treinadas no laboratório de técnica cirúrgica. Nesse contexto, o aprender a fazer, antes de chegar ao paciente, torna-se relevante. Muitas das rotinas e rituais tecnicamente estabelecidos precisam ser repetidos inúmeras vezes, em períodos que extrapolam o curricular. É o momento em que o monitor (bolsista), orientado pelo professor, desempenha o papel de um instrutor. Consequentemente, monitoria é um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em aprofundar conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em aula. O monitor é o estudante que, interessado em desenvolver-se, aproxima-se da Disciplina e junto a ela realiza pequenas tarefas ou trabalhos que contribuem para o ensino, a pesquisa ou o serviço de extensão à comunidade. O acadêmico monitor torna-se um facilitador e mediador da aprendizagem de outro acadêmico. É um agente que interage e forma vínculo com colegas e professor responsável pela disciplina. A relação de ensino entre o monitor e o acadêmico se estabelece de forma mútua, onde ambos são responsáveis pelo processo de aprendizagem, e o monitor contribui no sentido de instigar o crescimento crítico do acadêmico. Por esse motivo, a monitoria pode ser considerada uma atividade de auxilio pedagógico, reforçando uma maior confiança na realização de procedimentos. As atividades de monitoria dizem respeito a uma ação extraclasse que busca resgatar as dificuldades ocorridas em sala de aula e propor medidas capazes de amenizá-las, facilitando o relacionamento direto entre aluno e professor na execução dos planos de ensino da Disciplina. A monitoria sob esse enfoque pode ser compreendida, também, como uma atividade de apoio discente ao processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma perspectiva de trabalho em equipe, a monitoria se apresenta como uma atividade realizada concomitante com o trabalho do professor em sala de aula requerendo assim, uma participação mais ativa e colaborativa dos integrantes no processo de ensino-aprendizagem.

Objetivo Geral

1. O objetivo desse Projeto de Ensino é obter 4 vagas com bolsa para Disciplina de Técnica Cirúrgica e Anestesiologia (BTCA)

2. Constituem objetivos da monitoria:
a) possibilitar o aprofundamento nos conhecimentos teórico-práticos em que o monitor estiver desenvolvendo a Monitoria, contribuindo para a formação acadêmica do aluno;
b) contribuir com a qualidade do ensino na graduação, ao apoiar professores e estudantes no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem;
c) incentivar a formação do estudante para o exercício de atividades concernentes ao processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de aptidões para a docência do aluno

Justificativa

A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de graduação. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394/96) legitima a importância da atividade de monitoria na formação dos estudantes do ensino superior quando prevê que “os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos”. O Decreto 7.416 de 30/12/2010 regula concessão de bolsas para desenvolvimento de atividades de ensino e extensão universitária. Ela é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e como as suas atividades técnico-didáticas. As monitorias são ferramentas importantes na consolidação dos conhecimentos práticos adquiridos na disciplina.
A importância da monitoria nas disciplinas do ensino superior extrapola o caráter de obtenção de um título. Sua importância vai mais além, seja no aspecto pessoal de ganho intelectual do Monitor, seja na contribuição dada aos alunos monitorados e, principalmente, na relação de troca de conhecimentos, durante o programa, entre professor orientador e aluno monitor. O aluno monitor experimenta em seu trabalho docente, de forma amadora, as primeiras alegrias e dissabores da profissão de professor universitário durante o programa de monitoria. O fato de estar em contato direto com alunos na condição, também de acadêmico, propicia situações inusitadas, que vão desde a alegria de contribuir pedagogicamente com o aprendizado de alguns até a momentânea desilusão, em situações em que a conduta de alguns alunos mostra-se inconveniente e desestimuladora. Os ensinamentos adquiridos junto ao professor orientador e aos alunos monitorados integram-se à carga intelectual e social do aluno monitor, revelando-lhe novos horizontes e perspectivas acadêmicas. O laboratório vivido na monitoria serve para despertar vocações ou para prevenir erros futuros.
Os programas de monitoria tornam-se de fundamental importância para a descoberta da vocação docente, evitando, assim, que no futuro, possa tornar-se um profissional descontente com a carreira escolhida. O trabalho da monitoria pretende contribuir com o desenvolvimento da competência pedagógica e auxiliar os acadêmicos na apreensão e produção do conhecimento, sendo uma atividade formativa de ensino. Para o monitor é um estímulo que exige comprometimento e responsabilidade. As experiências vividas na monitoria acadêmica são marcas que ficarão impressas no intelecto de quem tenha o privilégio de vivenciar essa realidade.
Para o acadêmico monitor, é uma oportunidade crescimento pessoal considerável, uma vez que tem a oportunidade de desenvolver a habilidade de liderança e entrar em contato com as atividades de ensino, possibilitando maior interação com os acadêmicos e professores. Reflete diretamente no desenvolvimento pessoal e profissional, aprimorando o aprendizado na graduação, mais especificamente na área dos fundamentos básicos da Cirurgia. O monitor desenvolve uma análise crítica sobre o processo de ensino e aprendizagem ao entrar em contato com diferentes metodologias desenvolvidas pelo professor da disciplina. Isso possibilita a elaboração da sua própria metodologia, sendo que, se o monitor seguir a carreira docente, esse contato influenciará de forma significativa no perfil de docente que o acadêmico virá a ter.
Da mesma forma, é possível agregar conhecimento pelo contato com os acadêmicos, pela revisão contínua dos conteúdos e a busca e atualização de informações e tecnologias.
Com processo de construção de conhecimento entre docente e monitor, aparecem novas ideias, com o objetivo de melhorar, ainda mais, esta atividade, que é complementar, com a finalidade de auxiliar os acadêmicos, ou seja, em prol de todos. Por já ter passado pela disciplina, as dificuldades encontradas e a sensibilização com os problemas e sentimentos gerados em véspera de avaliação, início e final de semestre, acúmulo de trabalhos, são situações em que o acadêmico monitor consegue captar e ter empatia, podendo intervir de forma direta na busca da discussão e solucionar os problemas, contando com a ajuda do professor.

Metodologia

A carga horária do monitor será de 8 horas semanais, distribuída entre atividades em sala de aula e de reforço extraclasse.
No laboratório de habilidades, o monitor desenvolverá um trabalho de apoio ao professor, dando suporte individualizado aos alunos nas várias estações de trabalho. Nessas estações, são praticadas repetidamente as várias técnicas de suturas cirúrgicas, reconhecimento de material cirúrgico básico e especial, fios cirúrgicos e sua aplicabilidade, as várias técnicas de nós cirúrgicos, exercícios de mímica cirúrgica, paramentação e escovação e procedimentos básicos.
No plano teórico, o monitor prestará auxílio aos alunos para o preenchimento dos relatórios referentes às cirurgias assistidas, organização de seminários e discussão de cirurgias em vídeo.
Os monitores farão um relatório final de suas atividades e descrevendo sua experiência pessoal no processo de ensino-aprendizagem, na inter-relação monitor-aluno-professor e sugestões que contribuam para o crescimento da Disciplina.

Resultados Esperados

O resultado esperado é um aprofundamento nos conhecimentos teóricos e práticos, traduzindo-se por uma sedimentação dos procedimentos básicos executados dentro dos critérios das melhores práticas e princípios da cirurgia segura. Maior desenvoltura nas atividades de bloco cirúrgico e capacidade de expressar um tema em sala de aula, através dos vários recursos metodológicos da pedagogia médica.
O impacto na formação acadêmica dos alunos da graduação se traduz pela segurança e capacitação adequada que será necessária e aferida no internato através exercício da atividade clinico-cirúrgica competente e ética junto aos pacientes e seus familiares.
A avaliação do impacto do Projeto na formação dos monitores será quantificada através de uma planilha de avaliação preenchida no final do programa.
PLANILHA DE AUTOAVALIAÇÃO DOS MONITORES
Critério Nota*
1. Maior disciplina nos estudos ( )
2. Melhor desempenho acadêmico/outras atividades ( )
3. Aprofundamento na Disciplina ( )
4. Capacidade de concentração ( )
5. Capacidade de argumentação e domínio de grupo ( )
6. Despertar a vocação docente ( )
7. Despertar para uma especialidade cirúrgica ( )
8. Melhora na organização da vida pessoal ( )

Indicadores, Metas e Resultados

Título do Projeto PROJETO DE ENSINO PARA MONITORIA NA DISCIPLINA DE BASES DA TÉCNICA CIRÚRGICA E ANESTESIA (B.T.C.A.)
Código da Disciplina: 0550125
Caráter da Disciplina: Obrigatória
Semestre: 5º semestre
Carga Horária da Disciplina: 51 horas
Natureza da carga horária: 1 teórica e 2 práticas (a turma é divida para as práticas em laboratório)
Créditos: 3
Professor Regente: Félix Santos
Professor colaborador : Não tem
Unidade de Ensino: Faculdade de Medicina
Departamento: Cirurgia
Carga horária da monitoria: 8 horas
Número de vagas: 4
Período de execução: 2 semestres letivos consecutivos
A Disciplina de BTCA é essencialmente prática. A Turma é subdividida em 2 grupos para as aulas práticas. Cada aula prática tem duração de duas horas e consiste no treinamento de vários procedimentos cirúrgicos básicos. Esse treinamento é individualizado e dependente da habilidade prévia de casa aluno. Os procedimentos consistem em adestramento nas várias técnicas de nós, nas várias técnicas de sutura, reconhecimento de cada fio cirúrgico, mímica cirúrgica, paramentação, escovação e atividade em Bloco Cirúrgico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA GONÇALVES MUNIZ2002/03/201516/12/2015
BRUNA MORAES GASS1010/08/201516/12/2015
CAROLINA ALCOFORADO DE ABREU2002/03/201516/12/2015
CAROLINA PETERSEN MOOJEN1010/08/201516/12/2015
FELIX ANTONIO INSAURRIAGA DOS SANTOS2002/03/201516/12/2015
GUILHERME VALIM ALVES1010/08/201516/12/2015
KÁSSIA MERCHIORATTO2011/05/201516/12/2015
LAURA NICOLELA GIORDANO LEME1010/08/201516/12/2015
MAÍRA CRISTINA RAMOS DA ROSA2011/05/201516/12/2015
THAÍS GONÇALVES ARANTES1010/08/201516/12/2015
UBIRAJARA AMARAL VINHOLES FILHO2020/05/201516/12/2015

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