Nome do Projeto
Objetocoisa: reflexões sobre a criação, produção, percepção e experiência
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 30/11/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
O presente Projeto de Ensino é voltado para alunos de Licenciatura em Artes Visuais, Bacharelado em Artes Visuais e Design Digital e Gráfico, nas disciplinas que abarcam o pensamento e a criação tridimensional e espacial, mas se coloca como lugar aberto, que acolhe todo aluno que procura refletir o campo de produção e reflexão da objetualidade enfatizando uma abordagem de ensino-aprendizagem que abarca práticas integradas entre os cursos e níveis diferentes de ensino com o intuito de contribuir ao aprimoramento e qualificação discente.
O Projeto de Ensino visa oferecer um exercício de investigação no campo de estudo sobre Objetos cotidianos partindo de sua criação, e explorando os vieses de produção, percepção e experiência, compreendendo que o campo da arte também é responsável por parte da reflexão, não só sobre o que se cria, mas como se forma a materialidade das coisas que nos cercam. Dessa forma este projeto explora noções históricas e também atuais sobre ética da produção, obsolescência programada, memória, reciclagem, Neguentropia, Capitalismo e Novo Materialismo, todas elas eixos importantíssimos para o campo da produção em arte e suas articulações possíveis com o campo industrial, meio ambiente, sejam elas críticas, reflexivas ou produtivas.
Ao partir das disciplinas sob minha responsabilidade (8 turmas de 4 créditos) que exploram as questões do tridimensional, daremos continuidade num mergulho mais a fundo nos projetos desenvolvidos pelos alunos para qualificar o processo de ensino-aprendizagem.
Este projeto propõe um desdobramento das questões e percepções sobre os trabalhos desenvolvidos a partir das propostas de sala de aula, como um apoio e aumento da densidade de estudo e investigação. Para isso contarei com a participação de dois professores colaboradores, bolsista que acompanhe as atividades de ensino-aprendizagem e atue junto a possíveis desdobramentos do projeto em eventos de exposição da produção do grupo assim como a publicação das produções.
Objetivo Geral
Através do projeto de ensino articular o conhecimento desenvolvido nas disciplinas de Percepção Tridimensional, Introdução à escultura, Jogos e Brinquedos e Percepção Espacial, (todas disciplinas teórico práticas) ao estudo da materialidade e sua influência na realidade do mundo, procurando incentivar a reflexão e o exercício de uma ética da produção.
Justificativa
Todo objeto que é inventado, também inventa um sujeito (FLUSSER), (ARENDT), mas sabemos que nem sempre a área da industria e fabricação traz consigo essas preocupações e, a arte parece ser o campo onde os sentidos e significados se colocam à prova, são questionados, se aprofundam e ganham percepções éticas e estéticas ao propor uma espécie de (Re)fábrica do mundo, deixando claro que produção industrial, produção da realidade do mundo e produção de si, por mais díspares que pareçam, estão intimamente ligadas.
O campo da arte possui conhecimento imanente sobre a relação entre ferramenta e técnica, materialidade e a imaterialidade, sobre o material e a criação de formas e até mesmo não-formas, pois quando criamos, produzimos, experimentamos, manipulamos materiais de diversas origens e exploramos noções que vão além das estéticas, adentrando na fenomenologia e também na capacidade simbólica e expressiva da matéria.
Tais noções nem sempre são vistas de forma consciente numa produção, mas nas experiências de pesquisa em arte se tornam contundentes e abrem a percepção sobre as peculiaridades do objeto inventado, sua constituição e sua reação no mundo e sobre o sujeito, pois como Bruno Latour diz, "somos sempre ultrapassados por aquilo que inventamos. Fazer é fazer, fazer" (2007,p. 52).
Precisamos pensar não só na origem dos materiais, mas no seu fim. Em sala de aula é comum trabalharmos com materiais recicláveis, mas será que essa preocupação continua após a criação ou recriação do objeto. De que forma as preocupações ambientais participam do campo da arte? A efemeridade que é base de muitas produções em arte levantam de fato alguma noção de Entropia e a Neguentropia dos materiais? Quando e como se pode propor algo para durar? De que forma podemos estender o tempo de vida das coisas? É partindo desses questionamentos que os alunos participantes do projeto de Ensino OBJETOCOISA serão levados à pensar, analisar e produzir partindo de suas pesquisas em andamento.
O Projeto de Ensino, dessa forma cria o tempo, a oportunidade e circunstancia para a complementação da formação acadêmica, e a possibilidade de socialização da prática e pensamento do campo de reflexão.
O campo da arte possui conhecimento imanente sobre a relação entre ferramenta e técnica, materialidade e a imaterialidade, sobre o material e a criação de formas e até mesmo não-formas, pois quando criamos, produzimos, experimentamos, manipulamos materiais de diversas origens e exploramos noções que vão além das estéticas, adentrando na fenomenologia e também na capacidade simbólica e expressiva da matéria.
Tais noções nem sempre são vistas de forma consciente numa produção, mas nas experiências de pesquisa em arte se tornam contundentes e abrem a percepção sobre as peculiaridades do objeto inventado, sua constituição e sua reação no mundo e sobre o sujeito, pois como Bruno Latour diz, "somos sempre ultrapassados por aquilo que inventamos. Fazer é fazer, fazer" (2007,p. 52).
Precisamos pensar não só na origem dos materiais, mas no seu fim. Em sala de aula é comum trabalharmos com materiais recicláveis, mas será que essa preocupação continua após a criação ou recriação do objeto. De que forma as preocupações ambientais participam do campo da arte? A efemeridade que é base de muitas produções em arte levantam de fato alguma noção de Entropia e a Neguentropia dos materiais? Quando e como se pode propor algo para durar? De que forma podemos estender o tempo de vida das coisas? É partindo desses questionamentos que os alunos participantes do projeto de Ensino OBJETOCOISA serão levados à pensar, analisar e produzir partindo de suas pesquisas em andamento.
O Projeto de Ensino, dessa forma cria o tempo, a oportunidade e circunstancia para a complementação da formação acadêmica, e a possibilidade de socialização da prática e pensamento do campo de reflexão.
Metodologia
Encontros para leituras e debates.
Análise da produção, com indicação de bibliografia específica.
Visitas em exposições visando a reflexão das questões levantadas com o grupo.
Exposição dos trabalhos e pesquisas partilhando e gerando troca dos resultados obtidos com um público maior.
Análise da produção, com indicação de bibliografia específica.
Visitas em exposições visando a reflexão das questões levantadas com o grupo.
Exposição dos trabalhos e pesquisas partilhando e gerando troca dos resultados obtidos com um público maior.
Resultados Esperados
Espera-se encontrar como resultado pesquisas artísticas que abarquem a reflexão crítica sobre o campo do objetos ativando em cada participante o que podemos entender como ética da produção, consciência ambiental e percepção alargada da produção poética individual.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE JEAN MONSELL | 1 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
AMANDA DELGADO RIBEIRO DE SOUZA | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
AMANDA MARTINS DE ABREU | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
AMORA JULIA CUNHA BUENO | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
ANA CLAUDIA SAFONS SOARES | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
ANA PAULA DA SILVA MAICH | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
ANDRESSA JANDT HÖNKE | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
ANDY HELLEN MARQUES REAL | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
BEATRIZ HELENA VICTORIA BARBOSA | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
BRUNO PERES FIGUEIRÔA | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
CARLA IVONNE ESPÓSITO BOADA | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
CAROLINA FOGACA TENOTTI | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
CAROLINE BRASIL ALBRECHT | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
CAROLINE CRUZ DA SILVEIRA GOMES | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
CIBELE DA ROSA GIL | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
DANIEL ALBERNAZ ACOSTA | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
DANIELA VIEIRA PALAZZO | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
DANIELE BORGES BEZERRA | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
DANIELLE BUENO COSTA | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
DAVID FERREIRA VIEIRA | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
DENISE CASTANHA DE AVILA DE LEMOS | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
DIEGO DA SILVA RIBEIRO | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
DIEGO SCHMITZ | 1 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
DIEGO VICEREKI BRONISZAK | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
EDUARDA GONÇALVES SCHUSTER | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
ELIVELTO ALVES DE SOUZA | 20 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
EVERTON DA SILVEIRA MENDONÇA | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
Eduardo José Bokowski Araújo Barbosa | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
FELIPE FLORENTINO DIAS DE OLIVEIRA | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
FLAVIO RENATO LEAL DA COSTA | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
GABRIEL CARDOSO AMARAL | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
GABRIELLA GASPERIM | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
GIACOMO GUILHERME GOMES FIORE | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
GISELE TEIXEIRA SPERB | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
GIULIA TAVARES RIZZATO DE SOUZA | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
GUSTAVO REGINATO | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
HELENE GOMES SACCO | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
HENRIQUE TORRES DE SOUZA | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
ISADORA BORGES COELHO | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
JAIME UGOSKI BAZILI | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
JORDANA BELEM RODRIGUES | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
JOSE LUIZ DE PELLEGRIN | 1 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
JULIANA DE AVILA ULGUIM | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
Joana Schneider | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
JÚLIA PETIZ PORTO | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
KARINA GALLO | 8 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
KATHLEEN OLIVEIRA DE AVILA | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
KELLEN CRISTINA BASQUE LIMA | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
LIZIANE ALDRIGHI LEMOS | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
LUANA BUGS BANDEIRA | 1 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
LUIZ EDUARDO NEVES COSSIO | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
LUIZA ALVES DE MACÊDO TAVARES | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
MAJUI MENDES TAVARES | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
MARIA DA GRAÇA MENDES JACOBSEN | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
MARIANA DANUZA CORTEZE | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
MARIANA ROCKEMBACK DA SILVA | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
MARIANE SIMÕES | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
MARIO AUGUSTO MATEUS RAMALHO | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
MATHEUS GERBER MARTINS | 2 | 03/10/2015 | 30/11/2015 |
MELISSA CHRIST ROVERÉ | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
PEDRO DE FREITAS PEREIRA PAIVA | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
RENAN OLIVEIRA DA SILVEIRA | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
ROSA MARIA DA SILVA FONSECA | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
SHAYDA CAZAUBON PERES | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
STEFANO ALVES ROSA | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
TALES MACEDO VARGAS | 2 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
TARLA ROVERÉ | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |
VICTOR HUGO MILECH DOMINGUES | 2 | 03/10/2015 | 30/11/2015 |
ZELY TORANÇA CARRION | 4 | 11/05/2015 | 30/11/2015 |