Nome do Projeto
Criando Negócios Turísticos Inovadores e Sustentáveis (Creando Emprendimientos Turísticos Innovadores y Sostenibles)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
20/04/2015 - 30/06/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Resumo
As atuais necessidades de uma sociedade globalizada e, portanto, mais competitiva, exige de algumas Instituições de Ensino Superior de qualidade, a excelência da investigação, mas, especialmente do ensino. Uma das críticas mais comuns que recebe a educação universitária é a distância para o mundo dos negócios. Isso afeta negativamente a motivação dos alunos, devendo os docentes considerarem formas de elevar o nível de envolvimento e comprometimento dos alunos através da incorporação de metodologias inovadoras e complexas que permitam reduzir o distanciamento com a sociedade em geral ao mesmo tempo que aumenta a motivação do estudante universitário (Berné Manero et al, 2011 ;. Blumenfeld et al, 1991;. Portoles et al, 2011.). Métodos tradicionais de ensino deve dar lugar a outros métodos, como estudos de casos e seminários (Pasin and Giroux, 2011). Forçando os alunos a ter um pensamento crítico, analisando e resolver problemas, estimulando à aprendizagem permanente (Hansen, 2006). As práticas educativas devem ser consideradas como um processo de proporcionar as pessoas dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a agir no meio social e a transformá-lo em função das necessidades econômicas, sociais e políticas da sociedade (Libâneo, 1994). A aprendizagem baseada em problemas é uma metodologia inovadora uma vez que as situações/problemas são direcionados para configurar uma melhoria na prática docente, favorecendo a quebra de paradigmas do modelo tradicional de ensino, fazendo que a articulação entre a teoria e a prática seja um estímulo para os estudantes, para seu próprio conhecimento, com uma maior dedicação dos professores. (Vale, Costa e Mercado, de 2014; Damasceno, Costa e Vale, 2013). Neste caso, o perfil do professor tradicional muda, as aulas são dinâmicas, com formato de ensino mais aberto, assumindo o docente o papel de um facilitador, mentor ou consultor profissional. Tomando como base Libâneo (1994:57), assevera que o professor necessita se conscientizar de que o ensino é “[…] um processo social, integrante de múltiplos processos sociais, nos quais estão implicadas dimensões políticas, ideológicas, éticas e pedagógicas”, cabendo ao educador formular objetivos, metodologias ou conteúdos fundamentando-se nestas condições. Finalmente, o ensino exige dos docentes e discentes uma integração e relativização dos conhecimentos que vai muito além da simples e tradicional reprodução dos mesmos (Pozo, 2001).

Objetivo Geral

A aprendizagem orientada a projetos colaborativos pode ser definida como uma metodologia didática que organiza o processo de ensino-aprendizagem em torno da elaboração de projetos por equipes formados por grupos reduzidos de estudantes que trabalham de forma coordenada, durante o tempo suficiente (Dillembourg, 1999; Gülbahar y Tinmaz, 2006; Thomas, 2000).

Através de este tipo de atividades formativas se pretende conseguir, como objetivo geral, a realização de atividades conjuntas de Inovação Educativa entre a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria.

A elaboração do projeto significa que as diversas equipes de trabalho multiculturais que se vão configurando entre os estudantes da disciplina “Gestão da Ética e Responsabilidade Socioambiental de Empresas Hoteleiras e Extra-Hoteleiras” da Universidade Federal de Pelotas e da disciplina “Criação de Empresas e produtos turísticos” da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, devem trabalhar em colaboração para resolver um problema ou devem buscar um conjunto de respostas a questões complexas.

Justificativa

O novo projeto de Inovação Educativa que se apresenta reforça a ideia daquelas universidades que não buscam uniformidade em seus programas de titulação ou qualquer forma prescrita ou definitiva senão simplesmente pontos de referência, convergência e entendimento mútuo. Não se busca restringir a independência de acadêmicos e especialistas, e muito menos acabar com a autoridade acadêmica local ou dos diferentes países, e sim tentar potenciar todas as forças de cada sistema educativo, assim como as nuances que sejam oportunas incluir na capacitação das pessoas.
A implementação do projeto contribuirá ao desenvolvimento de habilidades necessárias à formação do profissional Tecnólogo em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas, através da disciplina “Gestão da Ética e Responsabilidade Socioambiental de Empresas Hoteleiras e Extra-hoteleiras”, donde se espera como principais competências:
-Capacitar o aluno a lidar com problemas referentes à preservação do meio ambiente presente em sua realidade profissional;
-Compreender e avaliar criticamente os temas ambientais globais, regionais e locais;
Identificar as relações que se estabelecem entre a dimensão ambiental, o turismo e os meios de hospedagem;
-Avaliar a inserção de medidas preventivas de geração de resíduos no planejamento estratégico dos meios de hospedagem;
-Oportunizar ao aluno o estudo e análise dos aspectos e impactos ambientais no turismo e nos meios de hospedagem;
-Estudar e analisar sistemas de gestão ambiental nos meios de hospedagem;
-Desenvolver o senso de responsabilidade ética e social para o desenvolvimento da sociedade;
Estimular o trabalho em equipes multiculturais, respeitando as diversidades socioculturais;
-Proporcionar a formação humanística e visão global que o habilite a compreensão do meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente.

Além disso, o presente projeto respondería ao desenvolvimento das competências transversais do Título de Graduação em Turismo ao qual se encontra vinculada a disciplina “Criação de Empresas e Produtos Turísticos” da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, a saber:
-Comunicar-se de forma adequada e respeitosamente com diferentes públicos (clientes, parceiros, colaboradores, promotores, agentes sociais, etc.), utilizando os meios e canais de comunicação mais apropriados (especialmente as novas tecnologias de informação e comunicação) de modo que possa chegar a compreender os interesses, necessidades e preocupações das pessoas e organizações, assim como expressar claramente o sentido da tarefa que lhe foi confiada e a forma em que pode contribuir com suas habilidades e conhecimentos profissionais, para a satisfação desses interesses, necessidades e preocupações .
-Cooperar com outros indivíduos e organizações na realização eficaz de funções e tarefas próprias do seu perfil profissional, desenvolvendo uma atitude reflexiva sobre suas próprias habilidades e conhecimentos, e atitude compreensiva empática para com as habilidades e conhecimento de outros profissionais.
-Contribuir para a melhoria contínua de sua profissão e das organizações nas quais desenvolvem suas práticas através da participação ativa em processos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
-Comprometer-se ativamente no desenvolvimento de práticas profissionais que respeitem os direitos humanos, bem como as normas éticas próprias de seu âmbito profissional para construir confiança nos beneficiários de sua profissão e ganhar legitimidade e autoridade que a sociedade reconhece.
-Participar ativamente na integração multicultural conducente ao desenvolvimento humano integral, coexistência e justiça social.

Metodologia

O presente projeto divide-se em três partes bem diferenciadas. A primeira parte consiste na apresentação de duas palestras, em dois dias, por professores da UFPel e da ULPGC:
- “Criação de Empreendimentos Turísticos”: palestra a ser realizada por um professor da Universidad de Las Palmas de Gran Canaria para os alunos da UFPel.
- “Gestão Sustentável de Empreendimentos Turísticos”: palestra a ser realizada por um professor da Universidade Federal de Pelotas para os alunos da ULPGC.

A segunda parte consiste na interação entre os discentes de diferentes universidades e países, o que proporciona o caráter multicultural. Esta interação terá lugar mediante a realização de vídeos-conferências. Para obter rendimento destas interações, os estudantes deverão realizar um trabalho de investigação, de busca de soluções e preparações de exposições.

Assim, após a primeira conexão entre os alunos em que os estudantes da ULPGC, apresentar seus projetos de criação de empresas no setor turístico, os estudantes da UFPel aportarão, a partir do conhecimento adquirido na disciplina “Gestão da Ética e Responsabilidade Socioambiental de Empresas Hoteleiras e Extra-hoteleiras”, propostas de sustentabilidade para tais projetos. Diferentes propostas serão discutidas e os alunos aprenderão a gerenciar os conflitos surgidos e a tomar decisões viáveis para as empresas projetados.

As conferências serão realizadas virtualmente, através de sistemas de educação a distância de ambas universidades (via satélite, MOODLE ou Skype).

Em terceiro lugar, uma base de dados com as interações, as opiniões e projetos conjuntos, será criada, de modo que, ano após ano, os alunos de ambas as universidades possam aprender com os seus antecessores.

Resultados Esperados

- Integração multicultural
- Troca de conhecimentos e experiências
- Formação de uma visão multidisciplinar e global
- Motivação, criatividade e Inovação no sistema de educação
- Ideias e ações no campo da criação e sustentabilidade de estabelecimentos de turismo

Indicadores, Metas e Resultados

- Trata-se de um projeto inovador e criativo, pois proporciona aos alunos uma visão global, multicultural e desafiadora.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADALBERTO DOS SANTOS JUNIOR320/04/201530/06/2015
AITOR MANUEL SOCORRO DÍAZ2
ALBERTO LÁZARO SANTANA2
ALEF BOTAO MENDES120/04/201530/06/2015
ALODIA VICTORIA MENDOZA MORENO2
ANA GÓMEZ BAUTISTA2
ANA KARINA CORDOVA SUÁREZ2
ANA MARIA MILHEIRA CARDOSO320/04/201530/06/2015
ANGÉLICA PÉREZ BARRIOS2
ARIADNE DE OLIVEIRA SIMOES320/04/201530/06/2015
BRUNO RAFAEL CARVALHO DE PAULA120/04/201513/05/2015
CAIQUE CÉSAR NOVAES DE OLIVEIRA2011/05/201530/06/2015
CAROLINA FISCHER220/04/201530/06/2015
CENIRA BASTOS ALVES320/04/201530/06/2015
CHRISTIAN PÉREZ CORPÍN2
CHRISTINA DE OLIVEIRA MATOS2
CINTHIA RODRÍGUEZ PÉREZ2
CINTIA TORRES RAMOS2
CLAUDIA QUINCOSES MOREIRA320/04/201530/06/2015
CRISTIAN MARTÍN FERNÁNDEZ2
CYRO CARLOS POMBO FAGUNDES120/04/201515/05/2015
DANIEL LÓPEZ YÁNEZ2
DANIELA PEREIRA SCARPELLI320/04/201530/06/2015
ELISA HERNÁNDEZ ORTEGA2
FABIO BATISTA FIERRO2
FELIPE HERNANDES CORREA DA SILVA220/04/201530/06/2015
FERNANDA DE FREITAS CARVALHO SOARES129/04/201529/04/2015
FRANTIESCA SANCHES VARGAS320/04/201530/06/2015
GABRIELE RIBEIRO COLLARES220/04/201530/06/2015
GENTIL FRANCISCO PINCARINHA SIQUEIRA129/04/201529/04/2015
INGRID CAROLINA VARELA LEUDO2
JOICE ADRIELE DA SILVA MACHADO320/04/201530/06/2015
LIANE KIMIE MIKI DA COSTA220/04/201530/06/2015
LUCIANA FARIAS DE SOUZA320/04/201530/06/2015
MARIA DEL PINO MEDINA BRITO3
MARIANE DA SILVA BELEM120/04/201515/05/2015
MARISA PERES LEONETTI120/04/201515/05/2015
MARÍA JESÚS SÁNCHEZ DEL TORO2
MAURÍCIO ALONSO GOES320/04/201530/06/2015
MIRIAM NOHAIR HERNÁNDEZ2
MIRIAM SANTANA REYES2
Marilene Brum Böhmer120/04/201515/05/2015
NATÁLIA DAS NEVES GUIMARÃES120/04/201513/05/2015
NOEMI SÁNCHEZ MARRERO2
PAOLA SILVA DA SILVEIRA120/04/201530/06/2015
PATRICIA CASTRO CAZORLA2
PRISCILA DEL CARMEN MEDINA SAAVEDRA2
PRISCILA VASCONCELLOS CHIATTONE120/04/201530/06/2015
RENATA TURINO DA SILVEIRA320/04/201530/06/2015
ROBERTA FERREIRA ENGELBRECHT220/04/201530/06/2015
RODRIGO RILHO HADRICH120/04/201530/06/2015
ROGÉRIO FAGUNDES DE CANTOS220/04/201530/05/2015
ROSANA DOS SANTOS RODRIGUES320/04/201530/06/2015
ROSANE WALTERMANN DA ROSA320/04/201530/06/2015
ROSIE LAOSA CREED2
SARA MELIÁN MARRERO2
SARA REDONDO SOUTO2
SUYAN LOPES DE FREITAS320/04/201530/06/2015
TANARA BUND BALDON MARQUES320/04/201530/06/2015
VERONIKA HBUR2
VIKTORIE HOLUBOVÁ2
WILLIAM BERGMANN BRISOLARA REIS320/04/201530/06/2015
YURI DA CRUZ MACHADO320/04/201530/06/2015

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