Nome do Projeto
Criando Negócios Turísticos Inovadores e Sustentáveis (Creando Emprendimientos Turísticos Innovadores y Sostenibles)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
20/04/2015 - 30/06/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Resumo
As atuais necessidades de uma sociedade globalizada e, portanto, mais competitiva, exige de algumas Instituições de Ensino Superior de qualidade, a excelência da investigação, mas, especialmente do ensino.
Uma das críticas mais comuns que recebe a educação universitária é a distância para o mundo dos negócios. Isso afeta negativamente a motivação dos alunos, devendo os docentes considerarem formas de elevar o nível de envolvimento e comprometimento dos alunos através da incorporação de metodologias inovadoras e complexas que permitam reduzir o distanciamento com a sociedade em geral ao mesmo tempo que aumenta a motivação do estudante universitário (Berné Manero et al, 2011 ;. Blumenfeld et al, 1991;. Portoles et al, 2011.).
Métodos tradicionais de ensino deve dar lugar a outros métodos, como estudos de casos e seminários (Pasin and Giroux, 2011). Forçando os alunos a ter um pensamento crítico, analisando e resolver problemas, estimulando à aprendizagem permanente (Hansen, 2006). As práticas educativas devem ser consideradas como um processo de proporcionar as pessoas dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a agir no meio social e a transformá-lo em função das necessidades econômicas, sociais e políticas da sociedade (Libâneo, 1994).
A aprendizagem baseada em problemas é uma metodologia inovadora uma vez que as situações/problemas são direcionados para configurar uma melhoria na prática docente, favorecendo a quebra de paradigmas do modelo tradicional de ensino, fazendo que a articulação entre a teoria e a prática seja um estímulo para os estudantes, para seu próprio conhecimento, com uma maior dedicação dos professores. (Vale, Costa e Mercado, de 2014; Damasceno, Costa e Vale, 2013). Neste caso, o perfil do professor tradicional muda, as aulas são dinâmicas, com formato de ensino mais aberto, assumindo o docente o papel de um facilitador, mentor ou consultor profissional.
Tomando como base Libâneo (1994:57), assevera que o professor necessita se conscientizar de que o ensino é “[…] um processo social, integrante de múltiplos processos sociais, nos quais estão implicadas dimensões políticas, ideológicas, éticas e pedagógicas”, cabendo ao educador formular objetivos, metodologias ou conteúdos fundamentando-se nestas condições.
Finalmente, o ensino exige dos docentes e discentes uma integração e relativização dos conhecimentos que vai muito além da simples e tradicional reprodução dos mesmos (Pozo, 2001).
Objetivo Geral
A aprendizagem orientada a projetos colaborativos pode ser definida como uma metodologia didática que organiza o processo de ensino-aprendizagem em torno da elaboração de projetos por equipes formados por grupos reduzidos de estudantes que trabalham de forma coordenada, durante o tempo suficiente (Dillembourg, 1999; Gülbahar y Tinmaz, 2006; Thomas, 2000).
Através de este tipo de atividades formativas se pretende conseguir, como objetivo geral, a realização de atividades conjuntas de Inovação Educativa entre a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria.
A elaboração do projeto significa que as diversas equipes de trabalho multiculturais que se vão configurando entre os estudantes da disciplina “Gestão da Ética e Responsabilidade Socioambiental de Empresas Hoteleiras e Extra-Hoteleiras” da Universidade Federal de Pelotas e da disciplina “Criação de Empresas e produtos turísticos” da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, devem trabalhar em colaboração para resolver um problema ou devem buscar um conjunto de respostas a questões complexas.
Através de este tipo de atividades formativas se pretende conseguir, como objetivo geral, a realização de atividades conjuntas de Inovação Educativa entre a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria.
A elaboração do projeto significa que as diversas equipes de trabalho multiculturais que se vão configurando entre os estudantes da disciplina “Gestão da Ética e Responsabilidade Socioambiental de Empresas Hoteleiras e Extra-Hoteleiras” da Universidade Federal de Pelotas e da disciplina “Criação de Empresas e produtos turísticos” da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, devem trabalhar em colaboração para resolver um problema ou devem buscar um conjunto de respostas a questões complexas.
Justificativa
O novo projeto de Inovação Educativa que se apresenta reforça a ideia daquelas universidades que não buscam uniformidade em seus programas de titulação ou qualquer forma prescrita ou definitiva senão simplesmente pontos de referência, convergência e entendimento mútuo. Não se busca restringir a independência de acadêmicos e especialistas, e muito menos acabar com a autoridade acadêmica local ou dos diferentes países, e sim tentar potenciar todas as forças de cada sistema educativo, assim como as nuances que sejam oportunas incluir na capacitação das pessoas.
A implementação do projeto contribuirá ao desenvolvimento de habilidades necessárias à formação do profissional Tecnólogo em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas, através da disciplina “Gestão da Ética e Responsabilidade Socioambiental de Empresas Hoteleiras e Extra-hoteleiras”, donde se espera como principais competências:
-Capacitar o aluno a lidar com problemas referentes à preservação do meio ambiente presente em sua realidade profissional;
-Compreender e avaliar criticamente os temas ambientais globais, regionais e locais;
Identificar as relações que se estabelecem entre a dimensão ambiental, o turismo e os meios de hospedagem;
-Avaliar a inserção de medidas preventivas de geração de resíduos no planejamento estratégico dos meios de hospedagem;
-Oportunizar ao aluno o estudo e análise dos aspectos e impactos ambientais no turismo e nos meios de hospedagem;
-Estudar e analisar sistemas de gestão ambiental nos meios de hospedagem;
-Desenvolver o senso de responsabilidade ética e social para o desenvolvimento da sociedade;
Estimular o trabalho em equipes multiculturais, respeitando as diversidades socioculturais;
-Proporcionar a formação humanística e visão global que o habilite a compreensão do meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente.
Além disso, o presente projeto respondería ao desenvolvimento das competências transversais do Título de Graduação em Turismo ao qual se encontra vinculada a disciplina “Criação de Empresas e Produtos Turísticos” da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, a saber:
-Comunicar-se de forma adequada e respeitosamente com diferentes públicos (clientes, parceiros, colaboradores, promotores, agentes sociais, etc.), utilizando os meios e canais de comunicação mais apropriados (especialmente as novas tecnologias de informação e comunicação) de modo que possa chegar a compreender os interesses, necessidades e preocupações das pessoas e organizações, assim como expressar claramente o sentido da tarefa que lhe foi confiada e a forma em que pode contribuir com suas habilidades e conhecimentos profissionais, para a satisfação desses interesses, necessidades e preocupações .
-Cooperar com outros indivíduos e organizações na realização eficaz de funções e tarefas próprias do seu perfil profissional, desenvolvendo uma atitude reflexiva sobre suas próprias habilidades e conhecimentos, e atitude compreensiva empática para com as habilidades e conhecimento de outros profissionais.
-Contribuir para a melhoria contínua de sua profissão e das organizações nas quais desenvolvem suas práticas através da participação ativa em processos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
-Comprometer-se ativamente no desenvolvimento de práticas profissionais que respeitem os direitos humanos, bem como as normas éticas próprias de seu âmbito profissional para construir confiança nos beneficiários de sua profissão e ganhar legitimidade e autoridade que a sociedade reconhece.
-Participar ativamente na integração multicultural conducente ao desenvolvimento humano integral, coexistência e justiça social.
A implementação do projeto contribuirá ao desenvolvimento de habilidades necessárias à formação do profissional Tecnólogo em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas, através da disciplina “Gestão da Ética e Responsabilidade Socioambiental de Empresas Hoteleiras e Extra-hoteleiras”, donde se espera como principais competências:
-Capacitar o aluno a lidar com problemas referentes à preservação do meio ambiente presente em sua realidade profissional;
-Compreender e avaliar criticamente os temas ambientais globais, regionais e locais;
Identificar as relações que se estabelecem entre a dimensão ambiental, o turismo e os meios de hospedagem;
-Avaliar a inserção de medidas preventivas de geração de resíduos no planejamento estratégico dos meios de hospedagem;
-Oportunizar ao aluno o estudo e análise dos aspectos e impactos ambientais no turismo e nos meios de hospedagem;
-Estudar e analisar sistemas de gestão ambiental nos meios de hospedagem;
-Desenvolver o senso de responsabilidade ética e social para o desenvolvimento da sociedade;
Estimular o trabalho em equipes multiculturais, respeitando as diversidades socioculturais;
-Proporcionar a formação humanística e visão global que o habilite a compreensão do meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente.
Além disso, o presente projeto respondería ao desenvolvimento das competências transversais do Título de Graduação em Turismo ao qual se encontra vinculada a disciplina “Criação de Empresas e Produtos Turísticos” da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, a saber:
-Comunicar-se de forma adequada e respeitosamente com diferentes públicos (clientes, parceiros, colaboradores, promotores, agentes sociais, etc.), utilizando os meios e canais de comunicação mais apropriados (especialmente as novas tecnologias de informação e comunicação) de modo que possa chegar a compreender os interesses, necessidades e preocupações das pessoas e organizações, assim como expressar claramente o sentido da tarefa que lhe foi confiada e a forma em que pode contribuir com suas habilidades e conhecimentos profissionais, para a satisfação desses interesses, necessidades e preocupações .
-Cooperar com outros indivíduos e organizações na realização eficaz de funções e tarefas próprias do seu perfil profissional, desenvolvendo uma atitude reflexiva sobre suas próprias habilidades e conhecimentos, e atitude compreensiva empática para com as habilidades e conhecimento de outros profissionais.
-Contribuir para a melhoria contínua de sua profissão e das organizações nas quais desenvolvem suas práticas através da participação ativa em processos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
-Comprometer-se ativamente no desenvolvimento de práticas profissionais que respeitem os direitos humanos, bem como as normas éticas próprias de seu âmbito profissional para construir confiança nos beneficiários de sua profissão e ganhar legitimidade e autoridade que a sociedade reconhece.
-Participar ativamente na integração multicultural conducente ao desenvolvimento humano integral, coexistência e justiça social.
Metodologia
O presente projeto divide-se em três partes bem diferenciadas. A primeira parte consiste na apresentação de duas palestras, em dois dias, por professores da UFPel e da ULPGC:
- “Criação de Empreendimentos Turísticos”: palestra a ser realizada por um professor da Universidad de Las Palmas de Gran Canaria para os alunos da UFPel.
- “Gestão Sustentável de Empreendimentos Turísticos”: palestra a ser realizada por um professor da Universidade Federal de Pelotas para os alunos da ULPGC.
A segunda parte consiste na interação entre os discentes de diferentes universidades e países, o que proporciona o caráter multicultural. Esta interação terá lugar mediante a realização de vídeos-conferências. Para obter rendimento destas interações, os estudantes deverão realizar um trabalho de investigação, de busca de soluções e preparações de exposições.
Assim, após a primeira conexão entre os alunos em que os estudantes da ULPGC, apresentar seus projetos de criação de empresas no setor turístico, os estudantes da UFPel aportarão, a partir do conhecimento adquirido na disciplina “Gestão da Ética e Responsabilidade Socioambiental de Empresas Hoteleiras e Extra-hoteleiras”, propostas de sustentabilidade para tais projetos. Diferentes propostas serão discutidas e os alunos aprenderão a gerenciar os conflitos surgidos e a tomar decisões viáveis para as empresas projetados.
As conferências serão realizadas virtualmente, através de sistemas de educação a distância de ambas universidades (via satélite, MOODLE ou Skype).
Em terceiro lugar, uma base de dados com as interações, as opiniões e projetos conjuntos, será criada, de modo que, ano após ano, os alunos de ambas as universidades possam aprender com os seus antecessores.
- “Criação de Empreendimentos Turísticos”: palestra a ser realizada por um professor da Universidad de Las Palmas de Gran Canaria para os alunos da UFPel.
- “Gestão Sustentável de Empreendimentos Turísticos”: palestra a ser realizada por um professor da Universidade Federal de Pelotas para os alunos da ULPGC.
A segunda parte consiste na interação entre os discentes de diferentes universidades e países, o que proporciona o caráter multicultural. Esta interação terá lugar mediante a realização de vídeos-conferências. Para obter rendimento destas interações, os estudantes deverão realizar um trabalho de investigação, de busca de soluções e preparações de exposições.
Assim, após a primeira conexão entre os alunos em que os estudantes da ULPGC, apresentar seus projetos de criação de empresas no setor turístico, os estudantes da UFPel aportarão, a partir do conhecimento adquirido na disciplina “Gestão da Ética e Responsabilidade Socioambiental de Empresas Hoteleiras e Extra-hoteleiras”, propostas de sustentabilidade para tais projetos. Diferentes propostas serão discutidas e os alunos aprenderão a gerenciar os conflitos surgidos e a tomar decisões viáveis para as empresas projetados.
As conferências serão realizadas virtualmente, através de sistemas de educação a distância de ambas universidades (via satélite, MOODLE ou Skype).
Em terceiro lugar, uma base de dados com as interações, as opiniões e projetos conjuntos, será criada, de modo que, ano após ano, os alunos de ambas as universidades possam aprender com os seus antecessores.
Resultados Esperados
- Integração multicultural
- Troca de conhecimentos e experiências
- Formação de uma visão multidisciplinar e global
- Motivação, criatividade e Inovação no sistema de educação
- Ideias e ações no campo da criação e sustentabilidade de estabelecimentos de turismo
- Troca de conhecimentos e experiências
- Formação de uma visão multidisciplinar e global
- Motivação, criatividade e Inovação no sistema de educação
- Ideias e ações no campo da criação e sustentabilidade de estabelecimentos de turismo
Indicadores, Metas e Resultados
- Trata-se de um projeto inovador e criativo, pois proporciona aos alunos uma visão global, multicultural e desafiadora.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADALBERTO DOS SANTOS JUNIOR | 3 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
AITOR MANUEL SOCORRO DÍAZ | 2 | ||
ALBERTO LÁZARO SANTANA | 2 | ||
ALEF BOTAO MENDES | 1 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
ALODIA VICTORIA MENDOZA MORENO | 2 | ||
ANA GÓMEZ BAUTISTA | 2 | ||
ANA KARINA CORDOVA SUÁREZ | 2 | ||
ANA MARIA MILHEIRA CARDOSO | 3 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
ANGÉLICA PÉREZ BARRIOS | 2 | ||
ARIADNE DE OLIVEIRA SIMOES | 3 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
BRUNO RAFAEL CARVALHO DE PAULA | 1 | 20/04/2015 | 13/05/2015 |
CAIQUE CÉSAR NOVAES DE OLIVEIRA | 20 | 11/05/2015 | 30/06/2015 |
CAROLINA FISCHER | 2 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
CENIRA BASTOS ALVES | 3 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
CHRISTIAN PÉREZ CORPÍN | 2 | ||
CHRISTINA DE OLIVEIRA MATOS | 2 | ||
CINTHIA RODRÍGUEZ PÉREZ | 2 | ||
CINTIA TORRES RAMOS | 2 | ||
CLAUDIA QUINCOSES MOREIRA | 3 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
CRISTIAN MARTÍN FERNÁNDEZ | 2 | ||
CYRO CARLOS POMBO FAGUNDES | 1 | 20/04/2015 | 15/05/2015 |
DANIEL LÓPEZ YÁNEZ | 2 | ||
DANIELA PEREIRA SCARPELLI | 3 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
ELISA HERNÁNDEZ ORTEGA | 2 | ||
FABIO BATISTA FIERRO | 2 | ||
FELIPE HERNANDES CORREA DA SILVA | 2 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
FERNANDA DE FREITAS CARVALHO SOARES | 1 | 29/04/2015 | 29/04/2015 |
FRANTIESCA SANCHES VARGAS | 3 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
GABRIELE RIBEIRO COLLARES | 2 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
GENTIL FRANCISCO PINCARINHA SIQUEIRA | 1 | 29/04/2015 | 29/04/2015 |
INGRID CAROLINA VARELA LEUDO | 2 | ||
JOICE ADRIELE DA SILVA MACHADO | 3 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
LIANE KIMIE MIKI DA COSTA | 2 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
LUCIANA FARIAS DE SOUZA | 3 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
MARIA DEL PINO MEDINA BRITO | 3 | ||
MARIANE DA SILVA BELEM | 1 | 20/04/2015 | 15/05/2015 |
MARISA PERES LEONETTI | 1 | 20/04/2015 | 15/05/2015 |
MARÍA JESÚS SÁNCHEZ DEL TORO | 2 | ||
MAURÍCIO ALONSO GOES | 3 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
MIRIAM NOHAIR HERNÁNDEZ | 2 | ||
MIRIAM SANTANA REYES | 2 | ||
Marilene Brum Böhmer | 1 | 20/04/2015 | 15/05/2015 |
NATÁLIA DAS NEVES GUIMARÃES | 1 | 20/04/2015 | 13/05/2015 |
NOEMI SÁNCHEZ MARRERO | 2 | ||
PAOLA SILVA DA SILVEIRA | 1 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
PATRICIA CASTRO CAZORLA | 2 | ||
PRISCILA DEL CARMEN MEDINA SAAVEDRA | 2 | ||
PRISCILA VASCONCELLOS CHIATTONE | 1 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
RENATA TURINO DA SILVEIRA | 3 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
ROBERTA FERREIRA ENGELBRECHT | 2 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
RODRIGO RILHO HADRICH | 1 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
ROGÉRIO FAGUNDES DE CANTOS | 2 | 20/04/2015 | 30/05/2015 |
ROSANA DOS SANTOS RODRIGUES | 3 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
ROSANE WALTERMANN DA ROSA | 3 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
ROSIE LAOSA CREED | 2 | ||
SARA MELIÁN MARRERO | 2 | ||
SARA REDONDO SOUTO | 2 | ||
SUYAN LOPES DE FREITAS | 3 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
TANARA BUND BALDON MARQUES | 3 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
VERONIKA HBUR | 2 | ||
VIKTORIE HOLUBOVÁ | 2 | ||
WILLIAM BERGMANN BRISOLARA REIS | 3 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |
YURI DA CRUZ MACHADO | 3 | 20/04/2015 | 30/06/2015 |