Nome do Projeto
Sistemas de Produção de Conteúdos para Webjornalismo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
25/04/2015 - 20/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Resumo
O presente Projeto de Ensino visa criar um espaço de investigação e organização de informações para alunos do curso de Jornalismo que já tenham cursado ou que estejam cursando as disciplinas intituladas Fundamentos da Comunicação Digital (código 1320104) e/ou Webjornalismo (código 1320455). Com este projeto busca-se instrumentalizar os alunos na localização e na utilização de sistemas gratuitos da Internet que possibilitem a produção de conteúdos e a interatividade. Lévy (1999, 1993), ao detalhar as características da informação digital, destaca que toda informação que pode ser explicitada ou medida, pode ser traduzida digitalmente, isso quer dizer que ela pode ser codificada em linguagem binária (0 e 1). Para o autor, uma das principais características da informação digital é que ela pode ser transmitida e copiada sem perda de qualidade técnica. Além disso, o processamento das informações pode ser automatizado, rápido e em grande escala e as informações podem ser tratadas, o que caracteriza a sua plasticidade. A digitalização da informação trouxe possibilidades e mudanças na produção e disponibilização da informação jornalística. Dentre essas possibilidades está a facilidade de divulgar e fazer circular essa informação, o que é realizado com o suporte de sistemas que automatizam o processo de publicar e gerenciar a informação jornalística. De acordo com Schinguel (2012), uma das características do Jornalismo desenvolvido na Internet é a utilização de Sistemas de Gerenciamento de Conteúdos, também conhecidos como CMS (Content Manager System). Esses sistemas se caracterizam por oferecer recursos que possibilitem a criação, o gerenciamento e disponibilização de conteúdos envolvendo textos, audiovisuais, animações, infográficos e interação entre internautas. “São sistemas informáticos, utilizados de forma genérica no ciberespaço, que compreendem a edição, o armazenamento, a disseminação e o controle de versões dos conteúdos publicados, bem como as diferentes formas (suportes) de divulgação destes” (Schinguel, 2012, p.62). Atualmente, pode-se encontrar vários sistemas com essas características na Internet, alguns com recursos gratuitos disponíveis para os usuários que realizarem o cadastro. Muitas vezes são disponibilizados recursos de forma gratuita visando a a venda do sistema completo para o internauta. Esses sistemas possibilitam a criação e a disponibilização de conteúdos jornalísticos sem que, para isso, o usuário tenha conhecimentos de programação. Desta forma, enfoca-se a construção do conteúdo, possibilitando uma maior autonomia na produção dos estudantes de jornalismo. Sistemas como a Fanpage do Facebook, o Twitter, Blogger e Tumblr possibilitam a publicação de textos, imagens e materiais audiovisuais. Além disso, também existem sistemas que automatizam a criação de infográficos, como Piktochat, Infogr.am, Visual.ly; bem como sistemas que automatizam a criação de enquetes, tais como Opnie Now e Criar Enquete. Assim busca-se mapear sistemas de gerenciamento de conteúdos gratuitos que subsidiam o trabalho jornalístico, indo além dos sistemas citados nesse projeto e indicando as suas potencialidades. Dentro dessa proposta, investe-se na identificação desses sistemas e de suas possibilidades de trabalho como parte da formação de jornalistas.

Objetivo Geral

Dentro dessa proposta, investe-se na identificação desses sistemas e de suas possibilidades de trabalho como parte da formação de jornalistas. Para isso, define-se como Objetivo Geral do projeto: mapear e analisar sistemas de acesso gratuito disponíveis na Internet e que automatizam a produção de conteúdo para o Webjornalismo.

Justificativa

Ao mapear e analisar sistemas de acesso gratuito disponíveis na Internet e que automatizam a produção de conteúdo para o Webjornalismo, este projeto de ensino justifica-se pela possibilidade de instrumentalizar alunos do curso de Jornalismo acerca da produção de conteúdo com esses sistemas. Junto a isso, debate-se sobre os recursos que automatizam o processo de produzir, publicar e gerenciar a informação jornalística. Atualmente, são encontrados vários vários sistemas com essas características na Internet, alguns com recursos gratuitos disponíveis, desde que os internautas realizarem um cadastro de acesso. Com isso, visibiliza-se uma maior autonomia por parte dos estudantes de Jornalismo na produção de conteúdo para a web. Dentre esses conteúdos, elucida-se a publicação de textos, imagens e materiais audiovisuais, bem como a criação de infográficos e de enquetes.

Metodologia

A metodologia de trabalho adotada terá como base a proposta desenvolvida por Palacios (2011), nessa proposta o levantamento é registrado em Fichas de Catalogação, as quais sistematizam a organização das informações coletadas. A partir das fichas trabalhadas pelo autor, foram realizadas adaptações, tendo em vista as especificidades dos sistemas que automatizam a produção de conteúdo para o Webjornalismo. Assim, optou-se por organizar fichas com os seguintes itens:
1. Dados Preliminares de uso interno (Avaliador, Data e Período Estudado);
2. Dados gerais do meio (Nome do meio; Subtítulo e URL);
3. Aspectos Legais e Econômicos (Razão social; Tipos de Acesso ao Meio e Presença de Publicidade);
4. Objetivo do Sistema (Produtos que podem ser produzidos; Tipos de Recursos)
5. Idiomas;

Além de analisar e catalogar sistemas de acesso gratuito disponíveis na Internet e que automatizam a produção de conteúdo para o Webjornalismo, os participantes do projeto também devem organizar materiais que orientem acerca do uso desses sistemas. De modo que os materiais produzidos pelos alunos participantes sejam compartilhados com os alunos das disciplinas Fundamentos da Comunicação Digital (código 1320104) e/ou Webjornalismo (código 1320455).

Resultados Esperados


1. Catalogar sistemas de acesso gratuito disponíveis na Internet e que automatizam a produção de conteúdo para o Webjornalismo, identificando seus objetivos e recursos.
2. Instrumentalizar alunos do Curso de Jornalismo para o uso dos sistemas catalogados.
3. Oferecer aos alunos de Jornalismo possibilidades de produção jornalística utilizando sistemas disponíveis na Internet voltados à criação e disponibilização de conteúdos.

Indicadores, Metas e Resultados

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Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA GALVÃO MACHADO031/08/201520/12/2016
CALVIN DA SILVA COUSIN2025/04/201529/02/2016
CARINA DOS REIS125/04/201529/02/2016
EDNA SOUZA MACHADO031/08/201520/12/2016
FELIPE DOS SANTOS MADEIRA201/07/201620/12/2016
LAUREN GUEDES LENCINA TRINDADE031/08/201520/12/2016
LUIS FERNANDO DE VARGAS JUNIOR201/07/201620/12/2016
SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE725/04/201520/12/2016

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