Nome do Projeto
Astronomia Básica e Cosmos: Uma Odisséia no Espaço-Tempo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/03/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia Fundamental
Resumo
O projeto trata de uma proposta de reformulação da disciplina "Astronomia Básica", ofertada para todos os cursos de graduação da UFPel, sem pré-requisitos. Nessa reformulação, utilizaremos como temas geradores, os episódios da nova série "Cosmos: Uma Odisséia no Espaço-Tempo" com o objetivo de torná-la mais interessante e dinâmica.

Objetivo Geral

Fornecer noções básicas de Astronomia para qualquer estudante universitário que contribuam para a sua formação geral.

Justificativa

A disciplina "Astronomia Básica" foi criada pelo Departamento de Física em 2013/I e ofertada como disciplina integrante do Banco Universal da UFPel, ou seja, para todos os cursos de graduação.

A disciplina visa a fornecer noções básicas de Astronomia para qualquer estudante universitário buscando a vinculação dessa área nas mais diversas áreas de conhecimento e desenvolvendo atividades práticas de observação.

O seu programa segue a estrutura de outras disciplinas similares de outras instituições: movimentos vistos da Terra e sistemas de coordenadas; Sistema Solar; Corpos Menores (asteróides, cometas, meteoróides); Estrelas; Galáxias; Estruturas Maiores do Universo; Instrumentos de Observação; Métodos de Análise de Dados (fotometria, espectroscopia e interferometria).

Os alunos também são convidados a participar de observações astronômicas fora do horário da disciplina (à noite). Além disso, é destinado um período ao final do semestre para a apresentação de seminários integradores entre a Astronomia e as áreas de formação dos alunos, a fim de explorar o seu caráter interdisciplinar.

Em 2014 foi lançada uma nova versão da Série Cosmos, idealizada por Carl Sagan e lançada em 1980, um clássico da divulgação científica e que estimulou e estimula talentos para a área. Na nova versão, o astrônomo Neil deGrasse Tyson é o novo apresentador e entre os produtores está a viúva de Sagan, Ann Druyan, que também trabalhou na série original.

O estudante Vinícius Gomes acompanhou a disciplina ao longo de 2014 como monitor voluntário e interessou-se em colaborar nesta proposta de reformulação que basicamente consiste em explorar cada episódio da śerie em cada aula expositiva da disciplina.

A proposta é que os alunos da disciplina assistam um episódio ao longo da semana, que os motivará para o conteúdo a seráexplorado em aula. Com isso trabalharemos com uma sequência diferenciada e que usa os recursos espetaculares da série.

Avaliaremos as implicações dessa nova metodologia para a disciplina tanto com relação à motivação dos alunos como à aprendizagem dos conteúdos trabalhados.

Metodologia

Segunda a nova abordagem metodológica para a disciplina, desenvolveremos os seguintes passos:

* Os alunos assistem o episódio da semana;
* A equipe do projeto elabora e apresenta a aula a partir dos tópicos apresentados no episódio;
* Ao final dos episódios e das aulas, é realizada uma avaliação;
* A equipe registra os depoimentos dos alunos com relação à nova abordagem;
* São apresentados os seminários integradores pelos alunos caracteriszando a segunda avaliação da disciplina;
* A equipe do projeto estabelece suas conclusões acerca da experiência desenvolvida.
* A partir da avaliação da experiência são realizadas modificações, adaptados e complementações à abordagem para serem realizadas na reoferta da disciplina no segundo semestre.
* A equipe desenvolve a avaliação final do projeto.

Resultados Esperados

Com esta proposta, esperamos desenvolver uma nova abordagem metodológica para o ensino da astronomia básica, que supere as sequências tradicionais de conteúdo.

Também esperamos que os alunos fiquem ainda mais motivados para a área a partir do contato com a série de sucesso como é o caso de "Cosmos". E que, a partir dessa experiência, os alunos passem a buscar outras fontes de informação disponíveis sobre divulgação da astronomia e das ciências em geral.

Avaliaremos se essa abordagem também gera uma maior aprendizagem dos conteúdos trabalhados, o que seria esperado se a motivação for ampliada.

Finalmente, com relação à proposta inicial da disciplina, outro aspecto a ser trabalhado será a ampliação das fronteiras das áreas de formação ao serem vinculadas á Astronomia e a valorização da ciência e da tecnologia.

Indicadores, Metas e Resultados

A aplicação da metodologia no segundo semestre será importante para podermos avaliar a propsota, quando faremos ajustes e não o desenvolvimento das aulas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
PAULO ROBERTO KREBS426/03/201531/12/2015
VINICIUS FERREIRA GOMES2026/03/201531/12/2015
VIRGINIA MELLO ALVES626/03/201531/12/2015

Página gerada em 20/04/2024 07:33:45 (consulta levou 0.024905s)