Nome do Projeto
Monitoria em Filosofia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
31/03/2015 - 08/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia
Resumo
O projeto visa atender a demanda de monitores nas disciplinas do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas. Seu principal objetivo é permitir que os alunos cursantes da disciplina possam ter o auxílio e amparo de um aluno o qual já cursou a disciplina. Além disso, o monitor deverá contribuir na execução das tarefas diárias referentes à disciplina, bem como ajudar o professor na pesquisa. Desta forma, o projeto destina-se a garantir a boa execução do ensino-aprendizagem.
Objetivo Geral
. Atender a demanda de bolsas institucionais de monitoria do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas;
Justificativa
A disponibilidade de um monitor contribuirá significativamente para o processo de ensino-aprendizagem. A presença do monitor permite que o professor, por meio de seu relato, acompanhe o desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos, bem como de seus métodos didáticos pedagógicos. Assim, além de o monitor ajudar os alunos cursantes, ele contribui para o aprimoramento da disciplina. De fato, a presença de um monitor permite que os alunos o procurem para sanar suas dúvidas e estudar em conjunto. Por seu turno, o aluno candidato a monitoria desfrutará de uma experiência em didática e na pesquisa, uma vez que terá que pesquisar novamente o conteúdo da disciplina e explicar para seus colegas.
Metodologia
O professor responsável por cada área da filosofia coordenará as atividades desenvolvidas pelo monitor. A metodologia empregada dependerá do conteúdo da disciplina e do modo como o professor desenvolve o ensino-aprendizagem.
. O aluno-monitor dever auxiliar aos professores no ensino e em outras atividades didáticas-pesquisa. Para isso, valer-se-à da metodologia analítica crítica à medida que deverá se aprofundar nos conteúdos a fim de assessorar os alunos cursantes e auxiliar o professor no planejamento das aulas e trabalhos escolares;
. O aluno-monitor orientará atividades de ensino-aprendizagem, organizá e coordenará grupos de estudo. Para tal, o método dialógico é fundamental para a troca de informações e a participação voluntária dos integrantes. Além disso, o método dialógico também é válido para orientar individualmente alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem em horário especialmente previsto para tal;
. O aluno-monitor deverá também ter competência no manuseio de recursos audiovisuais.
. Além disso, supervisionado pelo professor, o aluno-monitor poderá usas sua própria metodologia para auxiliar no ensino-aprendizagem.
. O aluno-monitor dever auxiliar aos professores no ensino e em outras atividades didáticas-pesquisa. Para isso, valer-se-à da metodologia analítica crítica à medida que deverá se aprofundar nos conteúdos a fim de assessorar os alunos cursantes e auxiliar o professor no planejamento das aulas e trabalhos escolares;
. O aluno-monitor orientará atividades de ensino-aprendizagem, organizá e coordenará grupos de estudo. Para tal, o método dialógico é fundamental para a troca de informações e a participação voluntária dos integrantes. Além disso, o método dialógico também é válido para orientar individualmente alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem em horário especialmente previsto para tal;
. O aluno-monitor deverá também ter competência no manuseio de recursos audiovisuais.
. Além disso, supervisionado pelo professor, o aluno-monitor poderá usas sua própria metodologia para auxiliar no ensino-aprendizagem.
Resultados Esperados
. Aprimoramento do ensino aprendizagem;
. Experiência didático-pedagógica para o aluno-monitor;
. Experiência da construção de conhecimento de modo colaborativo;
. Cooperação recíproca entre discente e docente;
. Integrar ensino, pesquisa e extensão na medida em que o aluno-monitor partilha o que aprendeu e pesquisou com os alunos cursantes, impactando diretamente na vida profissional e social dos envolvidos;
. Maior assimilação do conteúdo por parte dos alunos cursantes.
. Experiência didático-pedagógica para o aluno-monitor;
. Experiência da construção de conhecimento de modo colaborativo;
. Cooperação recíproca entre discente e docente;
. Integrar ensino, pesquisa e extensão na medida em que o aluno-monitor partilha o que aprendeu e pesquisou com os alunos cursantes, impactando diretamente na vida profissional e social dos envolvidos;
. Maior assimilação do conteúdo por parte dos alunos cursantes.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNO BOTELHO BRAGA | 20 | 01/06/2015 | 31/07/2015 |
CARLOS ADRIANO FERRAZ | 4 | 31/03/2015 | 08/12/2015 |
CARLOS ALBERTO MIRAGLIA | 1 | 31/03/2015 | 08/12/2015 |
CLADEMIR LUIS ARALDI | 4 | 31/03/2015 | 08/12/2015 |
CLAUDIO ROBERTO COGO LEIVAS | 4 | 31/03/2015 | 08/12/2015 |
DIEGO ECHEVENGUÁ QUADRO | 10 | 01/06/2015 | 08/12/2015 |
EDUARDO FERREIRA DAS NEVES FILHO | 4 | 31/03/2015 | 08/12/2015 |
EVANDRO BARBOSA | 4 | 31/03/2015 | 08/12/2015 |
FLAVIA CARVALHO CHAGAS | 4 | 31/03/2015 | 08/12/2015 |
JOÃO FRANCISCO NASCIMENTO HOBUSS | 4 | 31/03/2015 | 08/12/2015 |
JULIANO SANTOS DO CARMO | 4 | 31/03/2015 | 08/12/2015 |
KEBERSON BRESOLIN | 4 | 31/03/2015 | 08/12/2015 |
KELIN VALEIRAO | 4 | 31/03/2015 | 08/12/2015 |
LEONOR GULARTE SOLER | 10 | 01/06/2015 | 08/12/2015 |
LUIS EDUARDO XAVIER RUBIRA | 4 | 31/03/2015 | 08/12/2015 |
MANOEL LUIS CARDOSO VASCONCELLOS | 4 | 31/03/2015 | 08/12/2015 |
PEDRO GILBERTO DA SILVA LEITE JUNIOR | 4 | 31/03/2015 | 08/12/2015 |
ROBINSON DOS SANTOS | 4 | 31/03/2015 | 08/12/2015 |
SERGIO RICARDO STREFLING | 4 | 31/03/2015 | 08/12/2015 |
SONIA MARIA SCHIO | 4 | 31/03/2015 | 08/12/2015 |
VINÍCIUS BRITTO MORAES | 20 | 01/06/2015 | 31/07/2015 |