Nome do Projeto
MONITORIA PARA O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
06/04/2015 - 21/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil
Resumo
A monitoria possibilita a experiência da vida acadêmica, integração entre alunos de diferentes períodos e cursos e o desenvolvimento de habilidades didáticas para alunos participantes. Regularmente, alunos que participaram de projetos de monitoria se sentem motivados a continuar os estudos na área em programas de pós-graduação. Dessa forma, é fato que há um incremento de alunos nesses programas, com consequentes aumentos de investimentos no ensino, pesquisa e extensão em nível local, regional e nacional.
Para o primeiro semestre de 2015, objeto deste projeto de ensino, está sendo solicitadas 4 (quatro) bolsas de monitoria para as seguintes conjuntos de disciplinas: a) Mecânica Aplicada I (0570129), Mecânica Aplicada II (1640072), Mecânica Aplicada à Engenharia (0570121); b) Isostática (0570201), Hiperestática (1630043), Estruturas I (0570088); c) Mecânica dos Fluidos (0570066) e Hidráulica (1630002); d) Resistência dos Materiais I (0570212); Resistência dos Materiais II (0570215); Estruturas II (0570043), Estruturas II (0570090), Estruturas III (0570094) e Estruturas III (0570044).
Os cursos de graduação envolvidos por essas bolsas são: Engenharia Civil, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Industrial Madeireira.
Objetivo Geral
Proporcionar aos alunos participantes experiência acadêmica, integração entre alunos de diferentes períodos e cursos e o desenvolvimento de habilidades didáticas.
Justificativa
As disciplinas mencionadas neste projeto apresentam um número elevado de alunos matriculados, grande evasão e alto índice de reprovação. Para facilitar o aprendizado extraclasse, frequentemente os alunos solicitam ao professor regente um monitor.
Particularmente nas disciplinas de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica, a monitoria envolve o refinamento dos conhecimentos obtidos após a realização da disciplina pelo aluno monitor e no aprofundamento das habilidades necessárias à parte prática da disciplina. Os alunos que contarão com os plantões de monitoria serão beneficiados pela maior disponibilidade de momentos para sanar dúvidas de tópicos abordados em sala de aula e em exercícios propostos.
No semestre passado, foi realizado um questionário para os alunos que frequentaram a monitoria de Hidráulica, sendo que 100% dos alunos que responderam disseram que a monitoria realmente auxilia no aprendizado da disciplina alvo e que existe a necessidade de monitores em disciplinas específicas do curso de Engenharia Civil, principalmente as disciplinas das áreas de estruturas e água. Os resultados no semestre passado, já com os monitores presentes, foram consideravelmente melhores que os últimos semestres, com ausência de monitores.
Nos semestres passados, a porcentagem de reprovação e evasão para cada disciplina foi: Mecânica Aplicada I - Aproximadamente 25% de evasão e 20% de reprovação; Mecânica Aplicada II e Mecânica Aplicada à Engenharia - Aproximadamente 30% de evasão e 20% de reprovação; Isostática, Hiperestática e Estruturas I – Aproximadamente 30% de evasão e 30% de reprovação; Mecânica dos Fluidos – Aproximadamente 15% de evasão e 35% de reprovação; Hidráulica – Aproximadamente 5% de evasão e 25% de reprovação; Resistência dos Materiais I e II e Estruturas II e III - 10% de evasão e 25% de reprovação.
Enfim, a presença de monitores nas disciplinas é fundamental e indispensável para o melhor aprendizado dos alunos.
Particularmente nas disciplinas de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica, a monitoria envolve o refinamento dos conhecimentos obtidos após a realização da disciplina pelo aluno monitor e no aprofundamento das habilidades necessárias à parte prática da disciplina. Os alunos que contarão com os plantões de monitoria serão beneficiados pela maior disponibilidade de momentos para sanar dúvidas de tópicos abordados em sala de aula e em exercícios propostos.
No semestre passado, foi realizado um questionário para os alunos que frequentaram a monitoria de Hidráulica, sendo que 100% dos alunos que responderam disseram que a monitoria realmente auxilia no aprendizado da disciplina alvo e que existe a necessidade de monitores em disciplinas específicas do curso de Engenharia Civil, principalmente as disciplinas das áreas de estruturas e água. Os resultados no semestre passado, já com os monitores presentes, foram consideravelmente melhores que os últimos semestres, com ausência de monitores.
Nos semestres passados, a porcentagem de reprovação e evasão para cada disciplina foi: Mecânica Aplicada I - Aproximadamente 25% de evasão e 20% de reprovação; Mecânica Aplicada II e Mecânica Aplicada à Engenharia - Aproximadamente 30% de evasão e 20% de reprovação; Isostática, Hiperestática e Estruturas I – Aproximadamente 30% de evasão e 30% de reprovação; Mecânica dos Fluidos – Aproximadamente 15% de evasão e 35% de reprovação; Hidráulica – Aproximadamente 5% de evasão e 25% de reprovação; Resistência dos Materiais I e II e Estruturas II e III - 10% de evasão e 25% de reprovação.
Enfim, a presença de monitores nas disciplinas é fundamental e indispensável para o melhor aprendizado dos alunos.
Metodologia
Os monitores utilizarão a sala 112A do prédio da Cotada para tirar dúvidas dos alunos em horários previamente agendados. Será oferecido material necessário, como caneta e quadro branco, para o bom andamento da monitoria. Os alunos monitores serão acompanhados pelos professores das respectivas disciplinas assim descritos: Prof. Eduardo Couto: Mecânica Aplicada I, Mecânica Aplicada II e Mecânica Aplicada à Engenharia; Prof. Jorge Rodrigues: Isostática, Hiperestática, Estruturas I; Prof. Hugo Guedes: Mecânica dos Fluidos e Hidráulica; Profa. Aline Paliga: Resistência dos Materiais I; Resistência dos Materiais II; Estruturas II e Estruturas III.
Resultados Esperados
Diminuição da porcentagem de evasão e reprovação nas disciplinas mencionadas; incentivar e estimular alunos do curso de Engenharia Civil a terem contato com o ensino por meio da docência orientada, e futuramente, continuarem os seus estudos por meio de cursos de pós-graduação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AFONSO CARLOS REGINATTO | 20 | 06/04/2015 | 21/12/2015 |
ALINE RIBEIRO PALIGA | 5 | 06/04/2015 | 21/12/2015 |
CELSO LOPES DA SILVA FILHO | 20 | 06/04/2015 | 21/12/2015 |
DANIEL FRANZ BARASSUOL | 20 | 01/08/2015 | 21/12/2015 |
EDUARDO COSTA COUTO | 5 | 06/04/2015 | 21/12/2015 |
HUGO ALEXANDRE SOARES GUEDES | 5 | 06/04/2015 | 21/12/2015 |
JORGE MANUEL VIEIRA BORGES LOURENCO RODRIGUES | 5 | 06/04/2015 | 21/12/2015 |
MICHAEL LOPES HONSCHA | 20 | 06/04/2015 | 21/12/2015 |