Nome do Projeto
Anatomia dos Animais Domésticos II
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/05/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia Animal
Resumo
A disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos II atualmente trabalha com 93 matrículas, o que é um número expressivo de estudantes para ser atendido durante as aulas práticas. O laboratório está dividido em 8 mesas, o que significa uma disposição de aproximadamente 12 estudantes por mesa. Atender isoladamente (só o professor) tal contingente significa grave entrave ao aprendizado, necessitando, portanto, do auxílio de dois monitores. Por conta de tal circunstância o estudo fora do horário de aula assume um caráter especial, sendo importante, mais uma vez, a atuação de monitores para orientar e facilitar a atividade.

Objetivo Geral

Possibilitar que os alunos tenham um acompanhamento qualificado nos estudos teóricos/práticos e, ao mesmo tempo, que aproveitem o diálogo com colegas mais experientes sobre os propósitos e objetivos da disciplina e sua aplicabilidade e envolvimento nas disciplinas futuras.

Justificativa

O número expressivo de alunos durante as aulas práticas formata-se como um grave entrave a um aprendizado qualificado. Ainda, trata-se de uma disciplina cujo estudo se fundamenta em atividade laboratorial e, portanto, exige um acompanhamento adequado, já que se trabalha com material biológico (cadáveres) de dificílima obtenção.
Por fim, as atividades didáticas práticas exigem atenção especial, tendo em vista que o material anatômico requer cuidados quer pela sua periculosidade (requer acompanhamento permanente de uma pessoa mais experiente), pela sua fixação (exposição a formol e álcoois) ou pela sua natureza (a obtenção de cadáveres é difícil pelo fato de não se sacrificar de animais).

Metodologia

Os monitores trabalharão com o professor orientador em estudos teóricos programados e na preparação de peças anatômicas. Estas dissecações ocorrerão previamente ao conteúdo que deverá ser apresentado em aula, favorecendo tanto o aprendizado prático do monitor quanto a preparação de material para as aulas nos laboratórios.
O conteúdo das provas (mas não as questões) também serão debatidos, buscando uma adequação entre o que a experiência do monitor com outras disciplinas pode oferecer, assim como aplicações na vida profissional futura.
Na correção das provas serão feitas seleções das questões mais "evidentes" (tanto por erros como por acertos) e debatidas com o monitor.

Resultados Esperados

Melhor aproveitamento da turma mediante a orientação dos monitores e qualificação dos monitores tanto no campo anatômico como na inter relação com outras disciplinas que se baseiam nos conhecimentos anatômicos.

Indicadores, Metas e Resultados

Especificamente no segundo semestre a Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos também é oferecida aos alunos do Curso de Biologia (bacharelado e licenciatura), motivo pelo qual a presença de monitores é fator preponderante para um bom ensino e aprendizado.
Ainda importante citar é que nos próximos quatro anos, o professor responsável pela disciplina estará atuando como diretor do Instituto de Biologia, motivo pelo qual os monitores terão importância diferenciada no auxílio aos colegas, por conta das inúmeras atividades que o cargo exige.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALTHEN TEIXEIRA FILHO1704/05/201531/12/2015

Página gerada em 24/04/2024 21:32:52 (consulta levou 0.112599s)