Nome do Projeto
Desenvolvimento e Aplicação de Métodos Práticos para Cálculo e Análise de Dietas à Adultos e Crianças.
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
08/05/2015 - 18/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
Este projeto classificado do tipo “para o ensino” visa o desenvolvimento de uma abordagem didático-pedagógica inovadora capaz de impactar positivamente no desempenho acadêmico dos discentes monitores e daqueles discentes atendidos pelo monitores. Alem disso, visa a melhoria do processo de ensino-aprendizagem mediante a atuação direta do monitor junto ao desenvolvimento da disciplina. Para tanto, o atual projeto prevê o desenvolvimento e a elaboração de um método prático e sistemático para cálculo e análise de dietas a população adulta, adolescente e infantil, bem como, o desenvolvimento de listas de substituição de alimentos associada ao método de cálculo. Pretende-se que o desenvolvimento e o emprego do método pelo discente monitor contribua na prática pedagógica relacionada ao cálculo e análise de dietas junto a disciplina de Nutrição Materno-Infantil.

Objetivo Geral

Aos discentes monitores:
Desenvolver e aplicar métodos práticos para cálculo e análise de dietas destinadas à adultos, adolescentes e a crianças sob diferentes condições clínicas.


Justificativa

A inserção do monitor nas atividades de ensino da disciplina de Nutrição Materno-infantil contribuirão para a formação acadêmico-profissional por meio de experiências orientadas relacionadas à atividade docente. Também deve-se considerar que o cuidado nutricional de indivíduos sadios e enfermos tem como premissa atingir as necessidades nutricionais estáveis, mas esta é uma tarefa dispendiosa e para que não haja sub ou super-estimativa dos nutrientes em relação as recomendações há necessidade de uma análise mais criteriosa dos alimentos presentes no plano de alimentação diária (dieta). No presente trabalho, propomos ao monitor o desenvolvimento e o emprego de listas de substituição destinadas a diferentes condições clínicas. Propomos a sistematização de tabelas com valores médios de calorias totais e de nutrientes dos diferentes grupos alimentares, segundo sua disposição no Guia alimentar brasileiro. A lista de substituição de alimentos proposta no Guia Alimentar para a População Brasileira (MS, 2004) caracteriza-se por sua praticidade de utilização na prática clínica. Nesta lista os alimentos são agrupados segundo o teor do principal nutriente presente e são referidos em porções usuais de consumo. No entanto, estão disponíveis para cada grupo alimentar apenas as análises da média de Calorias limitando o uso no ensino da nutrição básica e dietética. Esse limitante associado a necessidade de uma adaptação da lista proposta pelo MS, 2004 aos hábitos alimentares regionais motiva a execução do atual projeto. Além disso, recentemente em 2014 o MS, do Brasil publicou uma nova edição do Guia Alimentar associando a edição anterior uma ênfase qualitativa o que vem a corroborar com a essência deste projeto de um olhar treinado a qualidade dos alimentos. Frente a esse novo momento torna-se importante a integração de alunos e professores por meio de uma atividade que possibilite a expansão do conhecimento científico e proporcione uma reflexão crítica sobre a aplicabilidade de instrumentos essenciais a prática profissional do nutricionista.
Mediante a participação neste projeto os discentes monitores terão a oportunidade de acompanhar os docentes no desenvolvimento das atividades propostas para este projeto de monitoria. Além disso, terão treinamento diferenciado com vistas ao apoio as atividades acadêmicas. Por fim, os monitores contribuirão para a aplicabilidade dos conhecimentos desenvolvidos neste projeto de ensino, junto aos acadêmicos das disciplinas de responsabilidade do coordenador . sendo estas Nutrição Materno Infantil-102h (68T e 34P1 e 34P2).

Metodologia

Durante 5 turnos semanais (20h) os monitores produzirão listas de substituição destinadas a dietas normais, a restrição calórica, ao diabetes melitus, a doença renal, a doença celíaca e a crianças de 6 a 48 meses de vida, baseada em porções habituais de consumo. Os alimentos serão agrupados segundo seu teor de nutrientes, os quais serão calculados a partir dos valores descritos nas tabelas: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (2012), USDA e rótulos de alimentos. Serão analisados todos os nutrientes disponíveis e os resultados da análise descritos como média para cada grupo alimentar. É essencial para a utilização deste processo que as quantidades, para cada grupo alimentar, sejam utilizadas ou substituídas por porções equivalentes. Para facilitar o porcionamento os pesos e medidas que serão utilizados estão os apresentados na tabela 1, contudo, o uso de balanças e medidor de líquido no caso de dúvidas serão utilizados.
Tabela 1: Medidas Caseiras Padronizadas e o Peso/ Volume Correspondente
Medida Conversão Métrica Aproximada
1 xícara ou copo 240 gramas ou mililitros
1 colher de chá 5 gramas
1 colher de sopa 5 gramas
1 xícara= 16 colheres de sopa
Fonte: Martins, et al. 2001.
Na lista de substituição os vegetais serão classificados em A e B de acordo com o teor de carboidrato existente em cada porção, ou seja, até 5g, de 5 a 10g e acima de 10g de CHO, respectivamente. As frutas serão classificadas utilizando o mesmo critério acima descrito, sendo que as do grupo A, contém de 5 a 10g de CHO e grupo B mais de 10g de CHO por porção. O trabalho será realizado no programa Microsoft Office Excel 2007.

Resultados Esperados

Espera-se capacitar discentes monitores mediante atuação direta no apoio ao desenvolvimento da disciplina de Nutrição Materno-Infantil e proporcionar a reflexão crítica sobre as limitações dos cálculos e análises de dietas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELE BONOW ROBLEDO411/05/201518/12/2015
GIOVANNA BANDEIRA ANDERSSON108/05/201518/12/2015
JULIANA DOS SANTOS VAZ408/05/201518/12/2015
KAROLINE SAMPAIO BARROS2008/05/201518/12/2015
LAURA DIAS DA COSTA BONINI411/05/201518/12/2015
LUCIA ROTA BORGES408/05/201518/12/2015
PRISCILA MOREIRA VARGAS411/05/201518/12/2015
SANDRA COSTA VALLE408/05/201518/12/2015

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