Nome do Projeto
Grupo de Estudos sobre Infâncias e Educação Infantil
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
22/04/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Resumo
Este grupo iniciou no segundo semestre de 2012, com encontros quinzenais. Alguns de seus componentes continuaram acompanhando o grupo de estudos e outras alunas/os da graduação iniciaram sua participação, além de professoras de educação infantil não cadastradas no projeto (em torno de 5) e alunas/os da pós -graduação. O projeto surgiu da necessidade de estudar temas sobre infância e educação infantil em grupo, agregando alunas da graduação, da pós-graduação e professoras de educação infantil.
Objetivo Geral
- Contribuir com a formação das alunas de graduação do curso de Pedagogia/UFPEL.
- Estudar, Analisar e Debater com os integrantes do grupo textos, artigos, teses, dissertações e documentos sobre Infância e Educação Infantil.
- Estimular processos de formação inicial e continuada das estagiárias e professoras da rede municipal, dos alunos da graduação e pós-graduação, identificando conteúdos para análise e discussão de questões emergentes no âmbito dos Estudos da Infância e da Educação Infantil.
- Estudar, Analisar e Debater com os integrantes do grupo textos, artigos, teses, dissertações e documentos sobre Infância e Educação Infantil.
- Estimular processos de formação inicial e continuada das estagiárias e professoras da rede municipal, dos alunos da graduação e pós-graduação, identificando conteúdos para análise e discussão de questões emergentes no âmbito dos Estudos da Infância e da Educação Infantil.
Justificativa
Sabemos que, na maioria das vezes, as professoras e auxiliares desenvolvem um trabalho solitário com poucas oportunidades de estabelecer trocas com outras colegas. Muitas vezes, o seu saber construído no cotidiano da prática é desconsiderado, pois modelos prontos lhe são colocados como mais uma “receita” a ser seguida. O projeto surgiu da necessidade de estudar em grupo com alunas da graduação, da pós-graduação e professoras de educação infantil/estagiárias pedagogia. Também se justifica pelas contribuições com a formação de professoras(es), pelo estudo dos processos que acontecem no cotidiano das instituições educativas e à construção de saberes que provêm da prática e da interação com os bebês e as crianças bem pequenas. Aliada a essa concepção está a ideia de que conhecimentos e saberes são construídos e desenvolvidos tanto na formação inicial como na formação continuada. Entendemos que é possível romper com a polarização de que a formação teórica se dá em um momento – a formação inicial – e a formação prática em outro momento – a formação continuada, na escola/instituição. Também almeja contribuir para o ensino de graduação, mais especificamente, com a formação inicial de professores da Educação Infantil, por meio de divulgação de colóquios, seminários, jornadas pedagógicas, palestras, oficinas e estudos no grupo e com o processo de iniciação científica de estudantes de graduação. Além disso, o projeto aproxima estudantes de graduação e pós graduação em educação (mestrado e doutorado) e professores da rede de educação infantil, o que estimula trocas e experiências de formação continuada no que se refere à compreensão dos fins da educação infantil e da organização do trabalho pedagógico nessa etapa da educação básica.
Metodologia
As temáticas de reflexão e estudo decorrem das necessidades do grupo que, a partir de um processo de reflexão, estudo e pesquisa sobre sua própria prática poderá propor temas e textos de estudo.
Encontros semanais com leituras selecionadas no grupo, debates e análises concernentes aos Estudos da Infância e da Educação Infantil.
Realização de leitura e fichamento de bibliografia sobre Estudos da Infância e da Educação Infantil.
Organização e leituras de atas do grupo de estudo.
Divulgação de encontros, congressos e produções na área.
Encontros semanais com leituras selecionadas no grupo, debates e análises concernentes aos Estudos da Infância e da Educação Infantil.
Realização de leitura e fichamento de bibliografia sobre Estudos da Infância e da Educação Infantil.
Organização e leituras de atas do grupo de estudo.
Divulgação de encontros, congressos e produções na área.
Resultados Esperados
O projeto pretende contribuir com a qualificação da formação inicial, continuada e das práticas pedagógicas por meio da apropriação de conhecimentos de diferentes áreas.
Também almeja contribuir para o ensino de graduação, mais especificamente, com a formação inicial de professores da Educação Infantil, por meio de divulgação de colóquios, seminários, jornadas pedagógicas, palestras, oficinas e estudos no grupo e com o processo de iniciação científica de estudantes de graduação. Além disso, o projeto aproxima estudantes de graduação e pós graduação em educação (mestrado e doutorado) e professores da rede de educação infantil, o que estimula trocas e experiências de formação continuada dos professores de Educação Infantil no que se refere à compreensão dos fins da educação infantil e da organização do trabalho pedagógico nessa etapa da educação básica.
Também almeja contribuir para o ensino de graduação, mais especificamente, com a formação inicial de professores da Educação Infantil, por meio de divulgação de colóquios, seminários, jornadas pedagógicas, palestras, oficinas e estudos no grupo e com o processo de iniciação científica de estudantes de graduação. Além disso, o projeto aproxima estudantes de graduação e pós graduação em educação (mestrado e doutorado) e professores da rede de educação infantil, o que estimula trocas e experiências de formação continuada dos professores de Educação Infantil no que se refere à compreensão dos fins da educação infantil e da organização do trabalho pedagógico nessa etapa da educação básica.
Indicadores, Metas e Resultados
ATIVIDADES DOS DOIS BOLSISTAS SELECIONADOS: Organizar atas das reuniões do grupo de estudos
Organizar e preparar o material de estudos e distribuir no grupo
Fazer contatos com o grupo semanalmente e divulgar congressos, revistas on-line, dissertações e teses relacionados com estudos da infância e educação infantil
Atuar em monitorias nas disciplinas ministradas pelos professores coordenadores e participantes do grupo de estudos
Realizar levantamento bibliográfico pertinente aos temas de estudo.
Participar de todas as reuniões do grupo de estudos.
Organizar e preparar o material de estudos e distribuir no grupo
Fazer contatos com o grupo semanalmente e divulgar congressos, revistas on-line, dissertações e teses relacionados com estudos da infância e educação infantil
Atuar em monitorias nas disciplinas ministradas pelos professores coordenadores e participantes do grupo de estudos
Realizar levantamento bibliográfico pertinente aos temas de estudo.
Participar de todas as reuniões do grupo de estudos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA LUCIA MEDINA AVILA | 4 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
ALINE DA SILVA BENITEZ | 4 | 06/05/2015 | 31/12/2015 |
ANA CRISTINA COLL DELGADO | 6 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
ANDRESSA BASTOS DA CUNHA | 3 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
ANDRÉIA MEDEIROS HENKE MANKE | 4 | ||
CARLA TEIXEIRA COELHO | 3 | ||
CAROLINA MACHADO CASTELLI | 10 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
CATIÚCIA DA SILVA ÁVILA | 3 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
DALIANA LOFFLER | 8 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
DYNARA MARTINEZ SILVEIRA | 3 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
FRANCINE ALMEIDA PORCIUNCULA BARBOSA | 4 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
GUILHERME GUIRALDELLI MOREIRA | 4 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
INDIARA DA FONSECA GONÇALVES | 4 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
LIZANDRA FARIAS DA COSTA MACHADO | 3 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
LUIZ CESAR TEIXEIRA DOS SANTOS | 3 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
LUIZA LARROSSA DA FONSECA | 3 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
MAGDA ELIETE LAMAS NINO | 20 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
MARIA CRISTINA MADEIRA | 3 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
PRISCILA DE OLIVEIRA BRANDÃO | 3 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
RITA DE CASSIA TAVARES MEDEIROS | 4 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
ROGERIO COSTA WURDIG | 4 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
SUÉLEM MARIA PERES ALMEIDA | 3 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |
TANIA SCHMALS SILVEIRA | 3 | 22/04/2015 | 31/12/2015 |