Nome do Projeto
Grupo de Estudos sobre Infâncias e Educação Infantil
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
22/04/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Resumo
Este grupo iniciou no segundo semestre de 2012, com encontros quinzenais. Alguns de seus componentes continuaram acompanhando o grupo de estudos e outras alunas/os da graduação iniciaram sua participação, além de professoras de educação infantil não cadastradas no projeto (em torno de 5) e alunas/os da pós -graduação. O projeto surgiu da necessidade de estudar temas sobre infância e educação infantil em grupo, agregando alunas da graduação, da pós-graduação e professoras de educação infantil.

Objetivo Geral

- Contribuir com a formação das alunas de graduação do curso de Pedagogia/UFPEL.
- Estudar, Analisar e Debater com os integrantes do grupo textos, artigos, teses, dissertações e documentos sobre Infância e Educação Infantil.
- Estimular processos de formação inicial e continuada das estagiárias e professoras da rede municipal, dos alunos da graduação e pós-graduação, identificando conteúdos para análise e discussão de questões emergentes no âmbito dos Estudos da Infância e da Educação Infantil.

Justificativa

Sabemos que, na maioria das vezes, as professoras e auxiliares desenvolvem um trabalho solitário com poucas oportunidades de estabelecer trocas com outras colegas. Muitas vezes, o seu saber construído no cotidiano da prática é desconsiderado, pois modelos prontos lhe são colocados como mais uma “receita” a ser seguida. O projeto surgiu da necessidade de estudar em grupo com alunas da graduação, da pós-graduação e professoras de educação infantil/estagiárias pedagogia. Também se justifica pelas contribuições com a formação de professoras(es), pelo estudo dos processos que acontecem no cotidiano das instituições educativas e à construção de saberes que provêm da prática e da interação com os bebês e as crianças bem pequenas. Aliada a essa concepção está a ideia de que conhecimentos e saberes são construídos e desenvolvidos tanto na formação inicial como na formação continuada. Entendemos que é possível romper com a polarização de que a formação teórica se dá em um momento – a formação inicial – e a formação prática em outro momento – a formação continuada, na escola/instituição. Também almeja contribuir para o ensino de graduação, mais especificamente, com a formação inicial de professores da Educação Infantil, por meio de divulgação de colóquios, seminários, jornadas pedagógicas, palestras, oficinas e estudos no grupo e com o processo de iniciação científica de estudantes de graduação. Além disso, o projeto aproxima estudantes de graduação e pós graduação em educação (mestrado e doutorado) e professores da rede de educação infantil, o que estimula trocas e experiências de formação continuada no que se refere à compreensão dos fins da educação infantil e da organização do trabalho pedagógico nessa etapa da educação básica.

Metodologia

As temáticas de reflexão e estudo decorrem das necessidades do grupo que, a partir de um processo de reflexão, estudo e pesquisa sobre sua própria prática poderá propor temas e textos de estudo.
Encontros semanais com leituras selecionadas no grupo, debates e análises concernentes aos Estudos da Infância e da Educação Infantil.
Realização de leitura e fichamento de bibliografia sobre Estudos da Infância e da Educação Infantil.
Organização e leituras de atas do grupo de estudo.
Divulgação de encontros, congressos e produções na área.

Resultados Esperados

O projeto pretende contribuir com a qualificação da formação inicial, continuada e das práticas pedagógicas por meio da apropriação de conhecimentos de diferentes áreas.
Também almeja contribuir para o ensino de graduação, mais especificamente, com a formação inicial de professores da Educação Infantil, por meio de divulgação de colóquios, seminários, jornadas pedagógicas, palestras, oficinas e estudos no grupo e com o processo de iniciação científica de estudantes de graduação. Além disso, o projeto aproxima estudantes de graduação e pós graduação em educação (mestrado e doutorado) e professores da rede de educação infantil, o que estimula trocas e experiências de formação continuada dos professores de Educação Infantil no que se refere à compreensão dos fins da educação infantil e da organização do trabalho pedagógico nessa etapa da educação básica.

Indicadores, Metas e Resultados

ATIVIDADES DOS DOIS BOLSISTAS SELECIONADOS: Organizar atas das reuniões do grupo de estudos
Organizar e preparar o material de estudos e distribuir no grupo
Fazer contatos com o grupo semanalmente e divulgar congressos, revistas on-line, dissertações e teses relacionados com estudos da infância e educação infantil
Atuar em monitorias nas disciplinas ministradas pelos professores coordenadores e participantes do grupo de estudos
Realizar levantamento bibliográfico pertinente aos temas de estudo.
Participar de todas as reuniões do grupo de estudos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA LUCIA MEDINA AVILA422/04/201531/12/2015
ALINE DA SILVA BENITEZ406/05/201531/12/2015
ANA CRISTINA COLL DELGADO622/04/201531/12/2015
ANDRESSA BASTOS DA CUNHA322/04/201531/12/2015
ANDRÉIA MEDEIROS HENKE MANKE4
CARLA TEIXEIRA COELHO3
CAROLINA MACHADO CASTELLI1022/04/201531/12/2015
CATIÚCIA DA SILVA ÁVILA322/04/201531/12/2015
DALIANA LOFFLER822/04/201531/12/2015
DYNARA MARTINEZ SILVEIRA322/04/201531/12/2015
FRANCINE ALMEIDA PORCIUNCULA BARBOSA422/04/201531/12/2015
GUILHERME GUIRALDELLI MOREIRA422/04/201531/12/2015
INDIARA DA FONSECA GONÇALVES422/04/201531/12/2015
LIZANDRA FARIAS DA COSTA MACHADO322/04/201531/12/2015
LUIZ CESAR TEIXEIRA DOS SANTOS322/04/201531/12/2015
LUIZA LARROSSA DA FONSECA322/04/201531/12/2015
MAGDA ELIETE LAMAS NINO2022/04/201531/12/2015
MARIA CRISTINA MADEIRA322/04/201531/12/2015
PRISCILA DE OLIVEIRA BRANDÃO322/04/201531/12/2015
RITA DE CASSIA TAVARES MEDEIROS422/04/201531/12/2015
ROGERIO COSTA WURDIG422/04/201531/12/2015
SUÉLEM MARIA PERES ALMEIDA322/04/201531/12/2015
TANIA SCHMALS SILVEIRA322/04/201531/12/2015

Página gerada em 24/04/2024 21:26:14 (consulta levou 0.096683s)