Nome do Projeto
Técnicas Retrospectivas: teoria e projeto
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
13/04/2015 - 22/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Resumo
As disciplinas de Técnicas Retrospectivas: Projeto de Arquitetura e Urbanismo e de Teoria e História da Conservação e do Restauro têm como particularidade fomentar a discussão e a reflexão sobre as intervenções em tecidos urbanos e em edificações de valor patrimonial. A temática das duas disciplinas busca aproximar os conteúdos teóricos e práticos, contribuindo para a formação de um profissional crítico e reflexivo. A proposta pedagógica busca a inserção do aluno na realidade local, desenvolvendo projetos de extensão nas cidades do distrito geoeducacional da UFPel. A especificidade das disciplinas, que abordam conteúdos de teoria, de história e de projeto de arquitetura e urbanismo possibilita ao aluno refletir sobre os conteúdos estudados e elaborar conceitos que formam o seu repertório teórico e projetual. Desenvolver essa particularidade da disciplina é uma premissa que se busca nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos até o momento.

Objetivo Geral

Possibilitar ao aluno desenvolver atividades pedagógicas no campo da preservação patrimonial, vinculando teoria e prática e reforçando a premissa da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, um dos princípios norteadores da disciplina de Técnicas Retrospectivas.

Justificativa

Os resultados obtidos nos últimos anos, a partir da inserção na realidade local, tem apresentado uma boa repercussão na aprendizagem dos alunos, já que os exercícios práticos são desenvolvidos junto ao conteúdo teórico da disciplina. O número crescente de alunos, somado a atividade desenvolvida pela disciplina nas cidades da região do distrito geoeducacional da UFPel, demanda a necessidade para acompanhamento e orientação dos alunos matriculados na disciplina. A inserção na realidade regional gera constante atualização quanto às informações sobre as cidades abordadas, aumentando o volume de trabalho necessário para a realização da disciplina. Espera-se que a atuação do monitor(a) possa contribuir para a elaboração de material de apoio à disciplina. Nessa perspectiva, a proposta de monitoria apresentada pretende instigar a iniciação à docência comprometida com a elaboração de práticas pedagógicas motivadoras, que possibilitem um aprendizado significativo tanto ao monitor(a) quanto aos alunos envolvidos com as atividades.

Metodologia

A metodologia consiste na experimentação de novas práticas pedagógicas voltadas a iniciação à docência. As atividades desenvolvidas pelo(a) monitor(a) consistem na coleta de dados sobre as cidades estudadas, disponibilizando para os alunos material atualizado sobre o tema. Incluem a organização e processamento do material pesquisado pelos alunos, disponibilizando-o no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Contempla ainda a busca por novas tecnologias a serem implementadas nas atividades de levantamento e propostas projetuais, elaborando roteiros de exercício e aulas práticas sobre a temática pesquisada.

Resultados Esperados

Ampliar o repertório do monitor(a) em relação ao conhecimento sobre as especificidades da área, tratando dos aspectos morfotipológico das cidades da região;
Possibilitar aprendizagens significativas aos alunos e ao monitor, a partir da inserção de novas práticas pedagógicas.
Possibilitar ao aluno de graduação em Arquitetura e Urbanismo a experiência docente orientada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE MARTINS MORAES2011/05/201522/12/2015
ALINE MONTAGNA DA SILVEIRA213/04/201522/12/2015
ANA LUCIA COSTA DE OLIVEIRA413/04/201522/12/2015

Página gerada em 19/04/2024 23:55:08 (consulta levou 0.448114s)