Nome do Projeto
Semiótica: escolas e desdobramentos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
12/04/2015 - 29/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
O projeto "Semiótica: escolas e desdobramentos" pretende oferecer uma formação complementar aos estudantes interessados em semiótica, sobretudo àqueles que pretendem aprofundar seus conhecimentos nas Escolas que não são centrais na disciplina - Semiótica Americana e Semiótica Russa -, bem como oferecer orientação individualizada para os alunos que pretendem submeter seus projetos à luz da semiótica.

Objetivo Geral

- Oferecer aos estudantes formação complementar em semiótica

Justificativa

Tendo em vista a complexidade e vastidão das teorias semióticas, que apresentam metodologias muito distintas entre si, as disciplinas de Semiótica (cód. 0110232), Semiótica Narrativa (cód. 0110200) e Semiótica, Comunicação e Arte (cód. 1449142) são ministradas de maneira bastante genérica e sucinta, concentrando-se numa das Escolas a fim de possibilitar um mínimo de aplicação em exercícios de análise ou de tradução intersemiótica. Este projeto surge a partir de uma solicitação que vem sendo manifestada por alunos que possuem interesse em aprofundar seus estudos em semiótica mas encontram dificuldade devido a carga horária reduzida e caráter genérico com que a disciplina é tratada. A criação de um grupo de estudos em semiótica se apresenta como uma formação complementar para os alunos que tenham interesse em utilizar a teoria em alguma de suas escolas e que poderão, neste âmbito, aprofundar aspectos metodológicos pertinentes aos seus objetos de estudo. O grupo está aberto a alunos, ex alunos ou estudantes que ainda não tenham cursado a disciplina.

Metodologia

Reuniões quinzenais, com realização de seminários e leituras programadas. Apresentação de experiências e relatos de convidados.

Resultados Esperados

Espera-se que os estudantes interessados possam fazer uso da teoria de maneira mais objetiva e direcionada a seus projetos e objetos de estudo. É possível inda que, das reuniões e atividades realizadas, se produza material didático para complementar alguns t´picos da disciplina.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ COUTINHO FAES227/05/201529/12/2015
GILMAR ADOLFO HERMES112/04/201529/12/2015
LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS212/04/201529/12/2015
NATANAELE BARROS MACHADO212/05/201529/12/2015
PAULO CUSTODIO DE OLIVEIRA JUNIOR212/04/201529/12/2015
WILLIAM VIEGAS CALDEIRA212/05/201529/12/2015

Página gerada em 18/04/2024 18:00:08 (consulta levou 0.035749s)