Nome do Projeto
Unidade de Saúde Bucal Coletiva III
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/04/2015 - 30/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Resumo
O presente projeto de ensino visa proporcionar aos acadêmicos monitores e voluntários a vivência teórica e prática das atividades de planejamento relacionado à saúde bucal, especialmente aquelas desenvolvidas no setor público de saúde. As atividades serão desenvolvidas em sala de aula e em unidades de saúde do município na qual os acadêmicos avaliam a situação de infraestrutura e recursos humanos disponíveis nas unidades de saúde e realizam visitas domiciliares para verificar a situação de saúde bucal das famílias moradoras do bairro.

Objetivo Geral

Preparar o acadêmico para orientar ações de planejamento em saúde, identificar os modelos de atenção e assistência, conduzir levantamentos epidemiológicos em saúde bucal e conhecer as políticas de saúde bucal vigentes.

Justificativa

O presente projeto em virtude da sua dispersão espacial (6 unidades de saúde para atividades de reconhecimento da infraestrutura disponível e três unidades de saúde para o levantamento das condições de saúde bucal) necessita professores colaboradores e acadêmicos que possam atuar como monitores nas atividades práticas de sala de aula (organização das práticas nas unidades de saúde, atividades do plano municipal de saúde bucal) e nas práticas desenvolvidas nas unidades de saúde.

Metodologia

Os acadêmicos selecionados como monitores da disciplina irão orientar as atividades que fazem parte do projeto da disciplina de Unidade de Saúde Bucal Coletiva III que tem caráter teórico-prático. Para a parte teórica, realiza-se um exercício inicial para identificação do conhecimento prévio do acadêmico em relação ao conteúdo programático. Este conteúdo é desenvolvido através aulas formais com projeção em multimídia, discussões de textos e seminários, de forma que o acadêmico, a cada atividade pode complementar o exercício inicial, transformando-o em um dos produtos da sua formação. São realizadas visitas a Unidades Básicas de Saúde do município de Pelotas para observação da implantação das políticas de saúde vigentes. Na parte prática, são desenvolvidas atividades de planejamento em seis Unidades Básicas de Saúde e condução de levantamento epidemiológico de saúde bucal em população de área de abrangência em três Unidade Básicas de Saúde com Estratégia de Saúde da Família, com elaboração de relatório final, plano de ação e apresentação de resultados às instituições parceiras (profissionais de saúde bucal - dentistas e auxiliares, coordenação de saúde bical). É disponibilizado um manual (teórico- prático) contendo textos de apoio e planilhas para o desenvolvimento das atividades. Os links para acesso aos textos de apoio disponíveis na internet são ofertados através do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA da Unidade. Além disso o AVA permite que os acadêmicos façam exercícios e postem tarefas solicitadas em sala de aula.
A seguir o conteúdo que faz parte da do projeto de ensino vinculado a disciplina de Unidade de Saúde Bucal Coletiva III:

- PLANEJAMENTO
Conceitos relativos a planejamento em saúde: Origem do planejamento; Conceitos de projeto, programa, plano e planejamento; Etapas do planejamento; Componentes do plano de saúde (Problema, objetivo, metas, população alvo, recursos materiais e humanos/força de trabalho, cronograma, avaliação).
Tipos planejamento em saúde: CENDES; Tradicional; Estratégico e situacional; PlanejaSUS.
- POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL
Construção e atores sociais envolvidos.
Diretrizes: linhas do cuidado na reorientação do modelo.
Pressupostos: qualificação da atenção básica, integralidade das ações, uso da epidemiologia para planejamento e acompanhamento de ações (indicadores), Estratégia da Saúde da Família, política de educação permanente para trabalhadores e política de financiamento.
Princípios norteadores: gestão participativa, responsabilidade profissional, ética, acesso, acolhimento e vínculo.
Significado para as três instâncias de gestão do SUS.
- TECNOLOGIA EM SAÚDE
Conceito de tecnologia em saúde
Tipos de tecnologias em saúde
Aplicações das tecnologias em Saúde Bucal Coletiva
Conceito de tecnologia apropriada e odontologia simplificada
- RECURSOS HUMANOS
Evolução e importância do trabalho em equipe
Tipos de recursos humanos em Saúde Bucal: CD, ASB, TSB, TPD
Atribuições de cada recurso humano na Saúde Bucal
- BIOÉTICA
Conceito e histórico da bioética
Bioética e saúde pública
Referenciais de análise bioética
- PROGRAMA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (PACS),
PROGRAMA/ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF/ESF),
EQUIPE DE SAÚDE BUCAL (ESB) e NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE DA
FAMÍLIA (NASF)
Histórico de implantação do PACS
Objetivos e diretrizes do programa
Atribuições do Agente Comunitário de Saúde (ACS)
Atribuições do ACS relacionadas à saúde bucal
Dados atuais de implantação e cobertura do PACS no Brasil
Histórico do(a) PSF/ESF
Objetivos e princípios do(a) programa/estratégia
Integrantes da Equipe de Saúde da Família
Dados atuais de implantação e cobertura do(a) PSF/ESF no Brasil
Composição e modalidades de Equipe de Saúde Bucal (ESB): modalidade I (CD e ASB) e modalidade II (CD, ASB e TSB)
Atribuições da ESB no(a) PSF/EFS
Atribuições específicas de cada membro da ESB: CD,TSB e ASB
Dados atuais de implantação e cobertura das ESB no Brasil
Proposta e modalidades do NASF
Relação entre NASF e saúde bucal
Dados atuais de implantação e cobertura do NASF no Brasil
- CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS (CEO)
Atenção de média complexidade no SUS
Legislação relativa ao CEO
Implantação e monitoramento de CEO
Dados atuais de implantação de CEO no RS
- LABORATÓRIO REGIONAL DE PRÓTESE DENTÁRIA (LRDP)
Legislação relativa ao LRDP
Implantação e financiamento de LRDP
Dados atuais de implantação de LRDP no RS
- GESTÃO, GERÊNCIA E ADMINISTRAÇÃO
Atribuições dos gestores do SUS
Conceito de gestão, gerência e administração
Teorias administrativas
Tipos de gestão
- MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
Conceito de monitoramento e avaliação
Objetos de avaliação em saúde
Tipos de avaliação em saúde
Abordagem quantitativa e qualitativa
-LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO
Critérios para realização de levantamento epidemiológico
Treinamento para utilização de critérios de cárie dentária da Organização Mundial de Saúde e exercício de calibração.
Elaboração, validação e análise de banco de dados em estudos transversais descritivos.
Elaboração de relatório e proposta de planejamento a partir dos resultados.

Resultados Esperados

Espera-se que ao final do projeto de ensino, o acadêmico monitor tenha a habilidade de:
- Elaborar um plano municipal de saúde (planejamento macro) para município de qualquer porte populacional.
- Organizar, realizar e coordenar Levantamentos Epidemiológicos de saúde bucal.
- Compreender as políticas nacionais de saúde bucal nos seus mais diferentes níveis de atuação.
- Organizar atividades utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.

Indicadores, Metas e Resultados

O presente projeto de ensino está inserido na disciplina de Unidade de Saúde Bucal Coletiva III. A disciplina recebeu alunos monitores em semestres anteriores e a participação destes é fundamental para o desenvolvimento das atividades praticas, em virtude da dispersão espacial da disciplina.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE EMIDIO RIBEIRO SILVA211/04/201530/12/2017
CAMILA BERNARDI2013/04/201519/12/2015
KARINE GUEDES ESCOBAR2013/04/201519/12/2015

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