Nome do Projeto
Monitoria acadêmica - Lutas, Métodos para Aptidão Física e Remo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
27/04/2015 - 24/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
A disciplina de Lutas é oferecida aos cursos de bacharelado em Educação Física, bem como licenciatura e licenciatura, no curso noturno, sendo obrigatória e de oferecimento semestral.
Já a disciplina de Remo é optativa aos três cursos da ESEF, e exibe oferecimento bienal, sob demanda dos Colegiados de Curso.
Por fim, a disciplina de Métodos para Aptidão Física integra o Projeto Pedagógico de Curso do Bacharelado em Educação Física desde 2009, e também é obrigatória.
Neste sentido, a disciplina de Lutas atende aproximadamente 60 alunos por semestre, a de Remo atinge 20 e a de Métodos para Aptidão Física chegou a 70 alunos em 2014.
Do ponto de vista da formação profissional, a disciplina de Remo é optativa e voltada a futuros profissionais com interesses particulares na modalidade olímpica, ou com preocupações em aprender as técnicas da modalidade indoor para aplicação de sessões de treinamento para o condicionamento físico de esportistas e não-esportistas. Por outro lado, a disciplina de Métodos para Aptidão Física exibe papel de destaque na formação profissional, pois capacita o discente a avaliar e a prescrever exercícios físicos com foco nas variáveis da aptidão física voltada à saúde, destacadamente Componente Aeróbio, Força e Resistência Muscular e Flexibilidade.
Já a disciplina de Lutas tem a função de aproximar os estudantes de Educação Física à temática, bem como capacitá-los a desenvolver atividades com o respectivo conteúdo fora e, principalmente dentro do ambiente escolar.
Objetivo Geral
Contribuir no processo de ensino-aprendizagem em disciplinas da graduação em Educação Física.
Justificativa
As três disciplinas detêm aproximada 60% de sua carga com atividades práticas. Assim, necessita-se de monitor para organização de materiais, elaboração e correção conjunta de roteiros de aulas práticas, auxílio na coordenação e organização das atividades práticas, bem como supervisão e oferecimento de auxílio ao longo do semestre letivo para estudos acerca das temáticas.
Destaca-se, ainda, que as disciplinas de Lutas tem tido moderado número de reprovações, com aproximadamente 15% da turma nesta condição. Porém, a de Métodos para Aptidão Física, além de elevada taxa de desistentes e infrequentes, o percentual de reprovação tem se mostrado próximo a 30%. Neste sentido, auxílio de monitores contribuem no processo de acompanhamento continuo e proximal dos estudos.
Destaca-se, ainda, que as disciplinas de Lutas tem tido moderado número de reprovações, com aproximadamente 15% da turma nesta condição. Porém, a de Métodos para Aptidão Física, além de elevada taxa de desistentes e infrequentes, o percentual de reprovação tem se mostrado próximo a 30%. Neste sentido, auxílio de monitores contribuem no processo de acompanhamento continuo e proximal dos estudos.
Metodologia
A monitoria contará com três estudantes, dois de graduação e um de doutorado, os quais participarão sistematicamente das aulas ministradas. Além da contribuição in loco, terão horários extra-classe disponíveis para oferecimento de suporte estudantil em espaço já definido dentro da ESEF/UFPel.
As reuniões de trabalho ocorrerão semanalmente, para o acompanhamento contínuo e proximal dos monitores. Os mesmos contribuirão na organização dos espaços e materiais das aulas práticas, bem como irão participar do processo de elaboração e acompanhamento das mesmas, o que se constitui como excelente atividade pedagógica formativa.
As reuniões de trabalho ocorrerão semanalmente, para o acompanhamento contínuo e proximal dos monitores. Os mesmos contribuirão na organização dos espaços e materiais das aulas práticas, bem como irão participar do processo de elaboração e acompanhamento das mesmas, o que se constitui como excelente atividade pedagógica formativa.
Resultados Esperados
Espera-se oferecimento de contato mais próximo aos discentes, além de retorno das demandas e limitações observadas em aulas. Embora se deseje diminuição no percentual de reprovações e desistências, entende-se que a principal função dos monitores será a orientação pedagógica adicional, bem como supervisão das atividades em sala.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AUGUSTO MATTHIES RICO | 3 | 27/04/2015 | 24/12/2015 |
CHARLES BARTEL FARIAS | 20 | 27/04/2015 | 24/12/2015 |
FABRICIO BOSCOLO DEL VECCHIO | 12 | 27/04/2015 | 24/12/2015 |
VICTOR SILVEIRA COSWIG | 3 | 27/04/2015 | 24/12/2015 |