Nome do Projeto
Terapia Ocupacional em Gerontologia-grupo de pesquisa
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
27/04/2015 - 23/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Resumo
O grupo de pesquisa de Terapia ocupacional em Gerontologia é um grupo que vem complementar as atividades desenvolvidas no Programa de Terapia Ocupacional em Gerontologia (PRO-GERONTO), projeto de extensão que prevê em sua súmula o desenvolvimento de estudos que visem divulgar os resultados obtidos junto aos idosos atendidos pelo projeto, contribuindo assim com sua qualidade de vida.

Objetivo Geral

Estimular o aluno na prática da pesquisa científica, atualizando-o acerca do trabalho do terapeuta ocupacional junto a população idosa.

Justificativa

A Terapia Ocupacional é uma ciência que atua na saúde, educação e contextos sociais visando o desempenho ocupacional do indivíduo com máxima independência e autonomia possíveis. Com o fenômeno do envelhecimento populacional, faz-se cada vez mais necessário voltar as atenções à população idosa. A Terapia Ocupacional nesse sentido pode contribuir de forma bastante significativa com a saúde e a qualidade de vida do idoso. Entretanto, ainda não se dispõe de um grande número de pesquisas científicas que trazem como foco a saúde do idoso e a atuação da Terapia Ocupacional. Considerando este fator torna-se pertinente estimular cada vez mais os alunos da graduação para o interesse para aperfeiçoar o conhecimento acerca do processo de envelhecimento para além da sala de aula, despertando nele o interesse pela Gerontologia relacionada à Terapia Ocupacional. Adicionalmente, este projeto de ensino poderá contribuir na diminuição de reprovações e exames nas disciplinas específicas.

Metodologia

O Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional em Gerontologia será uma atividade anexa ao Programa de Terapia ocupacional em Gerontologia (PRO-GERONTO). O PRO-GERONTO é um projeto de extensão que já se encontra em andamento e que tem a finalidade de proporcionar ao aluno o aprendizado da prática clínica profissional e também propõe a divulgação de suas atividades por meio de diversas produções científicas. A proposta do grupo de pesquisa vem a contemplar uma necessidade já referida e discutida até mesmo entre os alunos que fazem parte do projeto de extensão PRO-GERONTO.
O grupo de pesquisa pretende desenvolver suas atividades da seguinte maneira:
- Realização de reuniões com os participantes para discutir pesquisas recentemente publicadas, oportunizando ao aluno a prática de uma leitura crítica e maior conhecimento da linguagem técnico-científica.
- Organização e elaboração de pesquisas que relacionem os aspectos do envelhecimento à Terapia Ocupacional.
- Contribuir com a saúde e a qualidade de vida da população pelotense, em especial aos idosos atendidos pelo PRO-GERONTO, através do desenvolvimento de estudos que possam levar informações importantes para a saúde do idoso.
- Elaboração de materiais informativos (a serem distribuídos a idosos da comunidade) referentes ao processo de envelhecimento, cuidados com a saúde, cuidados com a memória, dentre outros.
- As linhas de pesquisa do grupo a serem adotadas para facilitar a organização das pesquisas serão as seguintes:
1- Síndrome da Fragilidade em Idosos (concentrará pesquisas que visem investigar, intervir e conhecer todos os aspectos relacionados à referida síndrome),
2- Cognição e Envelhecimento (concentrará pesquisas que visem investigar, intervir e conhecer os aspectos cognitivos que influenciam no processo de envelhecimento e processos patológicos),
3- Envelhecimento Ativo (concentrará pesquisas que visem a prática de hábitos saudáveis de vida, a proposição do envelhecimento saudável e da qualidade de vida),
4- Saúde Mental e Envelhecimento (concentrará pesquisas que visem investigar, intervir e conhecer ações que promovam a saúde mental de idosos, aspectos psiquiátricos relacionados aos processos demenciais e transtornos psiquiátricos que acometem o idoso),
5- Tecnologia e Envelhecimento (concentrará pesquisas que visem investigar, intervir e conhecer tecnologias assistivas e de realidade virtual direcionadas para o idoso).

Resultados Esperados

Espera-se que o grupo de pesquisa traga maior notoriedade da Terapia Ocupacional no cenário científico e maior conhecimento acerca da profissão também por parte da população pelotense, além de contribuir de forma bastante positiva no aprendizado do aluno que terá uma visão mais complexa e crítica da realidade do idoso e de como lidar com ela.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE DIAS CRUZ327/04/201523/12/2015
BEATRIZ SOARES PEPE327/04/201523/12/2015
CARLA SERPA COSTA327/04/201523/12/2015
FERNANDO COELHO DIAS327/04/201523/12/2015
RITA DE CÁSSIA MOSCARELLI CORRÊA327/04/201523/12/2015
ZAYANNA CHRISTINE LOPES LINDOSO327/04/201523/12/2015

Página gerada em 25/04/2024 20:13:15 (consulta levou 0.031828s)