Nome do Projeto
Projeto de Ensino em Prótese Dentária
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/05/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Resumo
Conforme normatizado pela Pró-Reitoria de Graduação, os projetos de ensino constituem um conjunto de atividades de caráter temporário que visam à reflexão e melhoria do processo de ensino/aprendizagem nos cursos de graduação. Adicionalmente, as Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino Odontológico nos permite avaliar o cenário atual do ensino e Odontologia no nosso país, já que ao contrário do currículo mínimo, adotado até então, que inibia a inovação e criatividades das instituições formadoras com excessivo detalhamento dos conteúdos obrigatórios, as Diretrizes permitem a flexibilidade curricular e a liberdade das instituições em elaborarem seus projetos político-pedagógicos para cada realidade local e regional, adequando-o as demandas sociais e aos avanços científicos e tecnológicos. Esta autonomia tem permitido avanços significativos em várias instituições brasileiras, com a implantação de projetos pedagógicos modernos, com ênfase na promoção de saúde e na qualidade de vida das pessoas. Ao definir o perfil profissional desejado, as Diretrizes Curriculares Nacionais contemplam uma nova prática profissional, que pode ser realizada para além dos limites dos consultórios odontológicos. A formação de um profissional generalista procura romper com a dicotomia preventivo-curativo, público-privado, com a valorização precoce da micro especialização e com a falta de integração com outras áreas da saúde que tem caracterizado o exercício da profissão. Nesse contexto, um projeto de ensino voltado à prótese dentária, visando à formação integrada do aluno e que o estimule a tomar decisões e posições frente aos demais discentes, incentivando a geração de conhecimento de maneira diferenciada através de metodologias modernas de ensino e, principalmente, que faça com que ele se apresente não como coadjuvante mas, como ator principal do mecanismo ensino/aprendizagem, seria fundamental na formação completa desse egresso. Neste contexto, o coordenador e os colaboradores desse projeto visam não apenas auxiliar na formação profissional, mas proporcionar momentos que gerem uma formação “por completo” do aluno.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Proporcionar novas oportunidades acadêmicas curriculares, propiciando aos alunos de graduação o aprimoramento do conteúdo visto em semestres anteriores das Unidades de Prótese Dentária, auxiliando num processo de formação completo desses futuros egressos.

Justificativa

Primeiramente o projeto se justifica por poder proporcionar aos futuros monitores uma formação complementar em prótese dentária, visto que a Coordenadora do Projeto (e Também Coordenadora do Colegiado) recebe dos alunos de Graduação solicitações cada vez mais frequentes de que a disciplina de Prótese poderia oferecer trabalhos de monitoria. Desta forma, possibilitando aprimorar as habilidades e conhecimentos dos discentes sobre o assunto e assim os tornando mais capazes de atuar de forma mais plena em sua prática futura no exercício da profissão como Cirurgiões-Dentistas Generalistas.
Além do benefício direto aos monitores, a presença dos mesmos contribuirá no aprendizado dos discentes que estarão cursando as disciplinas de prótese, uma vez que os monitores auxiliarão os mesmos durante as atividades clínicas bem como em momentos específicos para elucidação de dúvidas teóricas. Essas intervenções visam melhorar o processo ensino-aprendizagem já existente, fortalecendo o corpo docente já existente, visando, assim, a diminuição das taxas de evasão e em especial as de reprovação.
Além dos benefícios descritos anteriormente, os monitores contribuirão diretamente para os professores na elaboração de materiais didáticos que envolvam novas tecnologias, como vídeos demonstrativos e fotografias com alta qualidade, melhorando o material didático das disciplinas e justificando mais uma vez a importancia do referido projeto.

Metodologia

A metodologia será dividida de acordo com as atividades a serem propostas aos monitores:

- Atividades de prática clínica:
Os participantes do projeto deverão dedicar um turno semanal ao atendicmento de pacientes, durante as atividades clínicas da disciplina de Unidade em Prótese Dentária II, elaborando um plano de tratamento integrado dos casos clínicos, devendo estudar, discutir e planejar com os docentes o atendimento clínico dos mesmos. Serão discutidas as propriedades, indicações e as limitações de diferentes técnicas e materiais protéticos na reabilitação com prótese parcial fixa e removível. Haverá discussão do caso clínico frente às opções viáveis de terapêutica clínica e medicamentosa, se houver.
- Atividades de Ensino-aprendizagem:
Os participantes deverão realizar atividade de monitoria, durante dois turnos, junto aos alunos que estiverem cursando as disciplinas de Unidade em Prótese Dentária I e Unidade em Prótese Dentária II. Na disciplina de UPD I os monitores colaborarão com os professores na orientação das atividades laboratoriais de vinte alunos, matriculados no sétimo semestre do curso de Odontologia. Durante a monitoria da disciplina de UPD II os alunos acompanharão os professores na orientação de procedimentos clínicos de vinte alunos, matriculados no oitavo semestre do curso de Odontologia. Além dessas atividades, em ambos os momentos os monitores precisarão estar disponíveis para auxiliar os professores na resolução de possíveis dúvidas teóricas dos alunos cursantes das disciplinas.
- Desenvolvimento de ações pedagógicas
Os participantes deverão colaborar com os professores na confecção de materiais didático-pedagógicos para as disciplinas: Unidade em Prótese Dentária I, Unidade em Prótese Dentária II e Unidade em Prótese Dentária III. Para isso os mesmos auxiliarão na confecção de vídeos demonstrativos e material fotográfico de alta qualidade, aprimorando o banco de aulas e contribuindo com o mecanismo pedagógico.

Resultados Esperados

Os impactos esperados são o aprimoramento em prótese dentária dos alunos de graduação participantes do projeto, desenvolvendo o seu espírito crítico e proporcionando novas oportunidades acadêmicas curriculares. Além disso, o maior treinamento recebido pelos alunos participantes do projeto refletirá em um efeito multiplicador, uma vez que estes estarão presentes nas clínicas de graduação dos alunos de semestres anteriores, qualificando o aprendizado de toda a comunidade acadêmica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CESAR DALMOLIN BERGOLI304/05/201531/12/2015
MATEUS BERTOLINI FERNANDES DOS SANTOS304/05/201531/12/2015
RAFAEL SARKIS ONOFRE304/05/201531/12/2015
TATIANA PEREIRA CENCI204/05/201531/12/2015

Página gerada em 28/03/2024 11:05:11 (consulta levou 0.048982s)