Nome do Projeto
Avaliação Psicológica II
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2015 - 18/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia
Resumo
A formação em Psicologia tem por objetivos gerais dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício de diversas competências e habilidades gerais, conforme Resolução CNE/CES Nº 8, de 7 de maio de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Psicologia. Brasília, 2004: d) Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta, e análise de dados em projetos de pesquisa; Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e sócio-culturais dos seus membros;Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;) Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação; Apresentar trabalhos e discutir idéias em público;Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.

Objetivo Geral

Desenvolver o raciocínio clínico, articulando elementos teórico-conceituais da Psicologia ao longo do processo Psicodiagnóstico. Discriminar teorias divergentes que tangem o Psicodiagnóstico: modelo psicodinâmico, modelo cognitivo-neuropsicológico e fenomenológico-existencial interventivo.

Justificativa

Justifica-se que as as competências, básicas, devem se apoiar nas habilidades de: Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;

Metodologia

a monitoria será realizada semanalmente tanto nas quatro aulas teóricas como também nas duas aulas teóricas.
Estudo da origem, função e substrato conceitual do processo Psicodiagnóstico. Ética profissional e procedimentos legais. Os passos do processo Psicodiagnóstico. Diferentes finalidades e aplicações do Psicodiagnóstico. Técnicas específicas de avaliação da história de vida, de processos cognitiva e da personalidade: entrevista clínica, entrevista motivacional, entrevista diagnóstica, técnicas projetivas, psicométricas e de Aplicação da Bateria de Testes; Recursos Complementares; Integração dos Dados; Entrevista Devolutiva; Laudo Psicológico.
• O Contrato do Processo Psicodiagnóstico: com adultos, adolescentes e crianças: especificidades e questões éticas.
• A Entrevista Inicial no Processo Psicodiagnóstico: entrevistas como instrumento diagnóstico; A Relação psicólogo-paciente no Processo Psicodiagnóstico; A entrevista inicial com pais no psicodiagnóstico infantil e de adolescentes.
• Entrevista de Anamnese: entrevista diagnóstica familiar.
• A Entrevista Inicial com a Criança e com o Adolescente: técnica ludodiagnóstica e recursos com o adolescente.
• Planejamento da Bateria de Testes. Discussão a respeito da utilização de testes neste contexto (Resolução 002/2003)
• Integração dos Dados: O pensamento clínico na integração dos dados e na demanda dos objetivos do diagnóstico; aplicações do pensamento clínico diagnóstico a diversos contextos.
• Entrevista Devolutiva: adulto, pais, criança e adolescente.
• O Fechamento do Processo do diagnóstico psicológico. O Encaminhamento: ao solicitante e/ou cliente. Relatório ou Laudo Psicológico: informes e pareceres (Resolução 007/2003).
rastreamento psiquiátrico. Devolução e encaminhamentos clínicos.

Resultados Esperados

• Planejamento da Bateria de Testes. Discussão a respeito da utilização de testes neste contexto (Resolução 002/2003)
• Integração dos Dados: O pensamento clínico na integração dos dados e na demanda dos objetivos do diagnóstico; aplicações do pensamento clínico diagnóstico a diversos contextos.
• Entrevista Devolutiva: adulto, pais, criança e adolescente.
• O Fechamento do Processo do diagnóstico psicológico. O Encaminhamento: ao solicitante e/ou cliente. Relatório ou Laudo Psicológico: informes e pareceres (Resolução 007/2003).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANNA RAFFAELLA BORGES KRAMER2011/05/201508/12/2015
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRA2030/04/201518/12/2015

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