Nome do Projeto
Crítica Literária: uma revisão. Módulos I, II e III.
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
07/05/2015 - 03/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literaria
Resumo
A ideia para a criação do presente Grupo de Estudo - Crítica Literária: uma revisão, Módulos I e II - surgiu da necessidade de complementação e continuidade dos estudos realizados na disciplina obrigatória dos Cursos de Letras desta Universidade, Crítica Literária (código 1320372), devido à limitada carga horária (um semestre de 4 créditos).

Objetivo Geral

Propiciar ao aluno o contato com textos fundadores e complementares das correntes de crítica literária dos séculos XX e XXI, visando ao aprimoramento e à qualificação do processo de ensino-aprendizagem.

Justificativa

A disciplina de Crítica Literária (código 1320372) é ministrada regularmente, aos cursos de Letras desta Universidade, no 4° semestre. Por contar com apenas 1 semestre de 4 créditos, fica inviabilizado o estudo aprofundado das correntes de crítica da literatura dos séculos XX e XXI. Justifica-se então, pela necessidade, a criação e execução do presente Grupo de Estudo, que visa a complementar os estudos empreendidos durante o curso da disciplina. Por exemplo, durante a disciplina dedica-se, no máximo, 1 encontro para cada corrente crítica; no Grupo de Estudo, serão 2 encontros para cada corrente, abrindo a possibilidade de serem lidos não apenas os textos fundadores de cada corrente, mas também textos complementares, que auxiliem na compreensão da proposta de cada uma delas, aplicando-as, quando possível, à análise e interpretação de obras literárias.

Metodologia

Aulas expositivo-dialogadas;
uso de slides esquemáticas;
discussão e leitura de textos (leitura prévia e em aula) e;
realização de exercícios como atividade a distância.

Resultados Esperados

Espera-se que o Grupo de Estudo contribua para um melhor desempenho dos alunos na disciplina de Crítica Literária (oferecida regularmente no 4° semestre dos cursos de Letras desta Universidade), bem como estimule-os a buscarem complementação aos estudos regulares dos cursos. O Grupo de Estudo ora proposto busca, também, solidificar conceitos de crítica literária na formação dos alunos, impactando positivamente no desempenho acadêmico dos alunos em disciplinas que envolvam o estudo e a análise do texto literário.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA CZARNOBAY PERROT507/05/201503/12/2015
NÁDIA CRISTIANE COELHO DA SILVA KENDZERSKI407/05/201503/12/2015

Página gerada em 18/04/2024 17:45:16 (consulta levou 0.038483s)