Nome do Projeto
Colóquios Botânicos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/04/2016 - 22/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Botânica
Resumo
Colóquios são reuniões para a discussão de assuntos de interesse comum de um determinando grupo. O Laboratório de Sistemática de Fanerógamas (LabFan) vem desenvolvendo estes encontros há alguns anos embasado no fato de que "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção" (Freire, 2002). Segundo Paulo Freire (2002), não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino, e neste sentido, os Colóquios visam incentivar os alunos a buscar conhecer o que ainda não é conhecido e sanar as ânsias destes acadêmicos em complementar o conhecimento adquirido em aula ou durante a iniciação científica. Os discentes devem ter sua curiosidade estimulada, e esta deve ser tratada como "inquietação indagadora" segundo Freire (2002), dentro e fora de sala de aula, a fim de garantir a construção do conhecimento em todos os âmbitos da academia, quer seja no Ensino, na Pesquisa ou na Extensão. Outro aspecto norteador dos Colóquios Botânicos é a busca de uma alfabetização científica. Chassot (2002) defende que a ciência seja uma linguagem, e sendo assim, ser alfabetizado cientificamente é saber ler a linguagem em que está escrita a natureza, ou seja, saber ler e interpretar um texto científico é parte importante da compreensão da ciência. Neste sentido, tentando aliar a pesquisa e o ensino e visando contribuir com a alfabetização científica dos discentes envolvidos, temas sobre Botânica são escolhidos pelos participantes e discutidos no grupo em encontros periódicos. Os assuntos podem flutuar desde artigos científicos relacionados ao Trabalho de Conclusão de Curso dos discentes, assuntos programáticos de seleção de Pós-Graduação, temas importantes, polêmicos e/ou atuais que permeiam a Botânica.

Objetivo Geral

Proporcionar aos alunos vinculados ao Laboratório de Sistemática de Fanerógamas um momento de discussão de temas relevantes que permeiam a Botânica visando contribuir com a formação acadêmica através do fortalecimento dos conceitos e, consequentemente, da construção do conhecimento.

Justificativa

Incentivar os acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas ligados ao Laboratório de Sistemática de Fanerógamas a formarem opiniões, fortalecerem sua leitura crítica e de inglês instrumental, além de incitar a busca de conhecimento para enriquecer sua formação acadêmica na área da Botânica. Esse grupo de estudos permitirá um maior entrosamento com os colegas de laboratório e com os diversos assuntos que são objeto de estudo do LabFan.

Metodologia

Os colóquios serão realizados semanalmente e/ou quinzenalmente em horário de almoço (13:00 - 13:50), com duração máxima de 50 minutos.
Em cada encontro um aluno ficará responsável por selecionar um artigo ou texto científico de interesse e o mesmo deverá elaborar um resumo de uma página para distribuir aos demais participantes no dia do Colóquio. O tema escolhido pode ser relacionado ao Trabalho de Conclusão de Curso ou algum tema geral de interesse, inclusive cultural, desde que previamente acordado com o coordenador. O aluno disponibilizará o texto para todo o grupo com antecedência no grupo do Facebook do LabFan, ficando responsável pela condução do Colóquio. A leitura do texto é obrigatória para todos os participantes. O apresentador e os demais participantes poderão ser questionados de forma a demonstrar o domínio pelo assunto.

Resultados Esperados

Formação de discentes críticos e conscientes sobre a importância do domínio de conceitos inerentes, não somente à sua área de pesquisa, mas também à Botânica como um todo;
Proporcionar que os discentes do LabFan se inteirem do trabalho desenvolvido pelos colegas, promovendo um entrosamento entre o grupo;
Contribuir para o fortalecimento da leitura na língua inglesa;
Fortalecer a desenvoltura e autoconfiança no ato de falar para um público maior;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA DE PINHO GOTUZZO218/04/201622/12/2016
GIOVANNA BOFF PADILHA218/04/201622/12/2016
ISIS PAGLIA VITAL CHAVES218/04/201622/12/2016
RAQUEL LUDTKE118/04/201622/12/2016
RENATA TREVIZAN TELLES DE SOUZA218/04/201622/12/2016

Página gerada em 16/04/2024 14:16:35 (consulta levou 0.139807s)