Nome do Projeto
Formação Academica em Microbiologia de Alimentos_Monitoria
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/05/2015 - 30/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Microbiologia de Alimentos
Resumo
O laboratório de Microbiologia de Alimentos está vinculado a área de Alimentos do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) da UFPel. Neste espaço são desenvolvidas, prioritariamente, aulas e atividades de ensino de graduação dos Cursos de Bacharelado em Química de Alimentos e Tecnologia de Alimentos. O Laboratório atende aos cursos desde sua criação, no mesmo são realizadas aulas praticas das disciplinas de Microbiologia de Alimentos, Análise Microbiológica de Alimentos, Microbiologia Aplicada a Alimentos, Higiene de Alimentos, Alimentos de Origem Animal, Desenvolvimento de Novos Produtos, Tecnologia de Fermentações,Tecnologia de Produtos Cárneos, Tecnologia de Produtos Lacteos e Tecnologia de Bebidas. Conta com infraestrutura basica para preparo de meios de cultura, manutenção de culturas, analises microbiológicas de matérias primas de origem alimentar. Também ocorrem atividades de pesquisa dos professores, envolvendo os alunos dos referidos cursos. Neste sentido, este projeto visa atender as necessidades das disciplinas que utilizam o laboratorio de microbiologia de alimentos e cujos alunos necessitam de orientação complementar, alem do periodo da aula pratica, contando com orientação e auxilio de um monitor.

Objetivo Geral

Complementar o ensino de graduação dos cursos de Bacharelado em Química de Alimentos e Tecnologia de Alimentos e qualificar as atividades didático-pedagógicas desenvolvidas, pelas diferentes disciplinas, no Laboratório de Microbiologia de Alimentos (LMA) além de oportunizar a inserção do estudante em atividades de docência.

Justificativa

O presente projeto visa a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, onde a figura do monitor através de intervenção direta e auxilio no desenvolvimento das atividades praticas, esclarecimento de duvidas e apoio/fortalecimento do vinculo teoria-pratica será capaz de minimizar e/ou combater a reprovação, bem como a retenção e evasão nos cursos de graduação de Bacharelado em Química de Alimentos e Tecnologia de Alimentos da UFPEL.
Convem salientar que com a participação do monitor é possível ter um horário maior de atendimento aos discentes permitindo o esclarecimento de duvidas, maior contato com as atividades praticas, além de melhorar os serviços de rotina do laboratório, considerando que o técnico atua 6h diarias, conforme liberação da Administração Superior. Os alunos também identificam possibilidades de atuação e envolvimento dentro dos cursos, que somado a remuneração afirmam ações para a permanência dos alunos no curso.

Metodologia

O projeto sera desenvolvido através de treinamento inicial do Monitor.
Apos o mesmo cumprira 20h semanais no Laboratório onde irá:
- acompanhar as aulas praticas,
- auxiliar os alunos na execução das tarefas/atividades praticas propostas;
- preparar os meios de cultura e demais materiais para as aulas;
- ajudar o Laboratorista nas atividades de rotina;
- atender aos objetivos e tarefas propostas anteriormente.

Resultados Esperados

Espera-se que ao final deste período o aluno-monitor tenha adquirido experiencia na área de Microbiologia de Alimentos, sendo capaz de realizar com autonomia as atividades rotineiras do Laboratório e esteja totalmente inserido nas atividades de docência.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE SOARES UNTICESKI2004/05/201530/12/2015
LAURA BORBA VILANOVA CASTELO504/05/201530/12/2017
LIANE SLAWSKI SOARES2002/05/201616/12/2016
MIRIAN RIBEIRO GALVAO MACHADO204/05/201530/12/2017
YURI MARQUES LEIVAS1001/06/201730/12/2017

Página gerada em 17/04/2024 23:54:46 (consulta levou 0.065590s)