Nome do Projeto
Ensino em Bioquímica: suporte integrado visando a melhoria da qualidade do ensino e aprendizado.
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 10/05/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Bioquímica
Resumo
Medicina, Odontologia e aproximadamente 25 alunos dos cursos de Química Bacharelado e Química Forense, todos com carga horária de 85 horas (5 créditos). Nestas disciplinas, são expostos conteúdos de fundamentação em química e biologia necessários ao aprendizado e entendimento das reações metabólicas e para o relacionamento dessas reações com situações clínicas na verticalização da aprendizagem. Mesmo que os candidatos aprovados para o curso médico tenham apresentado melhor aproveitamento no processo seletivo, têm demonstrado deficiência na base de conhecimento em ciências exatas o que tem influenciado nos seus resultados de avaliações. Com esse o projeto pretendemos acompanhar o desempenho dos alunos das turmas de Bioquímica I e II objetivando um aumento do número de alunos com bom rendimento na disciplina e consequentemente aprovados com rendimento satisfatório ao final de cada semestre escolar.

Objetivo Geral

Embora sejam fundamentais os conhecimentos bioquímicos como base e complementação de conteúdos de outras áreas do conhecimento científico, constata-se no corpo discente algumas desmotivações, que atribuímos a dificuldade em compreender a bioquímica de forma integrada e contextualizada. Propomos este projeto para que os discentes sejam estimulados á participarem de atividades de consolidação e integração dos conteúdos e assim melhorarem seus rendimentos de aprendizagem.

Justificativa

Os Projetos Político-pedagógicos dos diversos cursos de graduação veem sendo trabalhados envolvendo uma perspectiva cada vez mais ampla e integrada de atuação do profissional, tornando a docência na educação superior uma atividade ainda mais complexa e diversificada. A disciplina Bioquímica I e II é obrigatória na grade curricular do curso médico e odontológico, bem como nos cursos de Química Forense e Bacharelado, tendo índices de reprovação de até 10%. Os alunos matriculados nessa disciplina têm demonstrado deficiência na base de conhecimento em ciências exatas o que tem determinado dificuldades no aprendizado dos conteúdos ministrados na disciplina inclusive na execução das aulas práticas uma vez que estes cursos possuem cerca de 30% aulas práticas. Como essa disciplina tem uma carga horária expressiva entre as disciplinas básicas do curso e pela sua relevância para a formação profissional dos alunos, torna-se necessária uma intervenção pedagógica dirigida para os itens reconhecidos como os de maior dificuldade de assimilação.
Correlacionar os conteúdos da bioquímica aos acontecimentos diários, e assim agregar interesse e importância a estes fundamentos, consiste em um grande desafio para o ensino em bioquímica. Na tentativa de solucionar tal problema, relacionado à bioquímica, o projeto de monitoria apresentado propões a utilização de metodologia pedagógica onde os discente-monitores juntamente com docentes e os outros discentes trabalhem para fortalecer o processo de aprendizagem e assim melhorar o rendimento acadêmico (minimizar o índice de retenção). Neste contexto, todos os participantes serão valorizados em suas ações, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino na graduação; promovendo a integração entre docente/discente, além de desenvolver no discente outras habilidades, como por exemplo o interesse pela docência. A aprovação do projeto apresentado é fundamental para viabilização desta proposta.

Metodologia

1 Monitor: Acompanhar os discentes no estudo das reações metabólicas, auxiliando os discentes com dificuldades na disciplina de Bioquímica I e II; Aplicar exercícios individuais e/ou em grupo com objetivo de testar os conhecimentos e para lhes dar segurança quanto ao conteúdo estudado; Ministrar oficinas de conteúdos expostos anteriormente em sala de aula; acompanhar os Docentes em possíveis atividades de pesquisa e extensão relacionadas ao conteúdo da disciplina;
2 Monitor: Promover o levantamento de drogas e reagentes usados nas atividades laboratoriais; Organizar os laboratórios para o desenvolvimento de uma atividade prática; Estimular no aluno o interesse pela manipulação de material biológico; Desenvolver a habilidade no manejo da aparelhagem laboratorial, valorizando a aquisição de atitudes e hábitos de importância para a sua formação profissional. Atualizar protocolos usados em atividades experimentais;

Resultados Esperados

Despertar nos monitores habilidades para sua futura carreira docente, orientar para que atuem de forma autônoma, desenvolvendo o processo de criação e emancipação intelectual; Consolidar o Programa de Monitoria nas disciplinas Bioquímica para odontologia, Medicina, Química Foense e Química Bacharelado; Aperfeiçoar e inovar o ensino da bioquímica, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino na graduação; Envolver os alunos em suas próprias aprendizagens; Melhorar o rendimento acadêmico; Aumentar a motivação dos alunos pela disciplina de bioquímica a partir contextualização;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JOZI GODOY FIGUEIREDO1218/12/201518/12/2015
JÉSSICA IARA GALL1619/08/201518/12/2015
LAURA GANTES RODRIGUES DIAS1219/08/201518/12/2015
MASSAKO TAKAHASHI DOURADO2011/05/201510/05/2016
MELINDA GOMES VICTOR1217/08/201518/12/2015
SABRINE AGUIAR DE SOUZA1217/08/201518/12/2015
TAMYRES VELEDA FONSECA1219/08/201518/12/2015

Página gerada em 25/04/2024 00:57:24 (consulta levou 0.040566s)