Nome do Projeto
Projeto de Apoio à Aprendizagem e Combate a Desistência em Disciplinas dos Cursos de Ciência e Engenharia da Computação
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Resumo
Segundo seus projetos político pedagógicos, o objetivo geral dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e de Bacharelado em Engenharia de Computação da UFPel é preparar profissionais de nível superior capacitados a: construir e definir formalmente os conceitos fundamentais da computação; resolver eficientemente problemas da área computacional; propor métodos e métricas de avaliação para o processo de desenvolvimento de sistemas computacionais; projetar e desenvolver sistemas computacionais (software, computadores e sistemas digitais); utilizar e desenvolver tecnologias avançadas da área de computação; e interagir com as demais áreas de conhecimento a fim de obter a melhor aplicação destas tecnologias.
Visando atingir estes objetivos e qualificar as práticas acadêmicas dos referidos cursos, este projeto apresenta uma proposta de atividades de monitoria ao “Programa de Bolsas Acadêmicas – PBA”, modalidade Monitoria. As atividades apresentadas por este projeto foram propostas para servir como um mecanismo de apoio e nivelamento, que poderá ser acessado pelos alunos dos cursos, a fim de sanar dificuldades ou mesmo de aprofundar conteúdos referentes às disciplinas oferecidas.
Esta demanda surge das próprias características das disciplinas ofertadas, as quais possuem uma expressiva carga-horária de aulas teóricas e práticas e exigem, em muitos casos, uma significativa dedicação extraclasse. Soma-se a isto a natureza lógico-matemática que fundamenta diversas disciplinas da área e que requer a recuperação e/ou fixação de conteúdos.
Objetivo Geral
O objetivo geral deste projeto consiste em prestar auxílio à comunidade acadêmica, facilitando a recuperação e/ou aprofundamento de conteúdos relacionados às disciplinas de formação básica e tecnológica oferecidas pelos cursos de Ciência e Engenharia de Computação.
Justificativa
A execução deste projeto pretende apoiar o desenvolvimento das disciplinas de graduação dos Cursos de Ciência e Engenharia de Computação, buscando auxiliar nas atividades de ensino-aprendizado dentro e fora de sala de aula, uma vez que a participação dos bolsistas poderá se dar tanto no atendimento extraclasse aos alunos, quanto em aulas práticas em laboratório, no auxílio ao professor.
Este auxílio é necessário em diversas disciplinas dos referidos cursos. Entretanto, percebe-se uma necessidade maior em disciplinas dos primeiros semestres, pois possuem elevada carga-horária teórica e prática, uma vez que é necessário formar nos alunos a base para o aprendizado de conceitos importantes a serem vistos nos semestres seguintes. Esta elevada carga de trabalho pode ser um dos motivos para os altos índices de evasão e reprovação nos primeiros semestres dos cursos. O que se pretende com as atividades de monitoria é reduzir estes índices, apoiando nas tarefas de ensino-aprendizado e prestando atendimento mais personalizado aos alunos no decorrer do semestre com problemas trazidos da realizada atual da sociedade estimulando os alunos a resolver estes problema através da produção do próprio conhecimento tal como preconiza FREIRE, 1996. Soma-se a esta elevada carga de trabalho o também elevado número de alunos matriculados nas disciplinas devido à reforma curricular dos cursos de graduação. Além disso, muitos alunos apresentam deficiências em vários conteúdos, principalmente de fundamentos de matemática que são trabalhados desde o ensino fundamental até o ensino médio.
Justifica-se também o desenvolvimento deste projeto na alta quantidade de atividades práticas em laboratório, inerentes às disciplinas dos cursos de Ciência e Engenharia de Computação, as quais necessitam de atendimento extra aos alunos e auxílio aos professores para a solução de problemas propostos em sala de aula.
Este auxílio é necessário em diversas disciplinas dos referidos cursos. Entretanto, percebe-se uma necessidade maior em disciplinas dos primeiros semestres, pois possuem elevada carga-horária teórica e prática, uma vez que é necessário formar nos alunos a base para o aprendizado de conceitos importantes a serem vistos nos semestres seguintes. Esta elevada carga de trabalho pode ser um dos motivos para os altos índices de evasão e reprovação nos primeiros semestres dos cursos. O que se pretende com as atividades de monitoria é reduzir estes índices, apoiando nas tarefas de ensino-aprendizado e prestando atendimento mais personalizado aos alunos no decorrer do semestre com problemas trazidos da realizada atual da sociedade estimulando os alunos a resolver estes problema através da produção do próprio conhecimento tal como preconiza FREIRE, 1996. Soma-se a esta elevada carga de trabalho o também elevado número de alunos matriculados nas disciplinas devido à reforma curricular dos cursos de graduação. Além disso, muitos alunos apresentam deficiências em vários conteúdos, principalmente de fundamentos de matemática que são trabalhados desde o ensino fundamental até o ensino médio.
Justifica-se também o desenvolvimento deste projeto na alta quantidade de atividades práticas em laboratório, inerentes às disciplinas dos cursos de Ciência e Engenharia de Computação, as quais necessitam de atendimento extra aos alunos e auxílio aos professores para a solução de problemas propostos em sala de aula.
Metodologia
Em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional da UFPel, este projeto e as atividades por ele previstas entendem o processo de ensino-aprendizagem como multidirecional e interativo, prezando pelo respeito às individualidades inerentes a cada aluno. A preocupação central consiste em construir elementos de aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e de melhoria acadêmica dos cursos atendidos pelas Unidades.
Desta forma, a metodologia empregada prevê a formação de grupos de trabalho, onde cada um deles atenderá um conjunto de disciplinas (de subáreas afins) pertencentes aos cursos de Ciência e Engenharia de Computação. Cada grupo será composto por um ou mais monitores e gerenciado por um ou mais professores orientadores. Esta metodologia visa otimizar recursos e propiciar o inter-relacionamento entre as disciplinas de mesmo grupo. O monitor de forma presencial auxiliará os alunos na resolução de exercícios bem como a apresentação e reforço do conteúdo visto em aula com o professor regente da disciplina. O monitor poderá eventualmente também auxiliar na solução de problemas e dúvidas através de redes sociais mantendo o processo de ensino-aprendizagem não apenas presencial.
O trabalho desenvolvido pelo aluno monitor junto ao grupo de trabalho e conduzido por seu orientador deve despertar o interesse pelas práticas de ensino, fortalecendo ações que incentive este aluno as práticas docentes. Este trabalho deve motivar o aluno monitor a refletir sobre os desafios de manter os alunos motivados pelas disciplinas bem como por encontrar as melhores soluções e auxiliar os alunos com dificuldades no entendimento dos conteúdos vistos em sala de aula. Além disso, a monitoria deve desenvolver suas capacidades de expressão oral tornando-o um profissional melhor preparado para trabalhar em equipe expondo suas idéias e soluções de maneira clara e objetiva.
No processo seletivo dos alunos monitores serão privilegiados aqueles com formação mais abrangente na subárea considerada. Acredita-se que um aluno que tenha condições de desenvolver atividades e esclarecer dúvidas em uma disciplina mais avançada, também poderá auxiliar nas disciplinas que a fundamentam, com a vantagem de conseguir relacionar os pré-requisitos e os conteúdos trabalhados. Um monitor não precisará atender todas as disciplinas do grupo, mas a seleção será feita de forma a atender o maior número possível de disciplinas consideradas.
Desta forma, a metodologia empregada prevê a formação de grupos de trabalho, onde cada um deles atenderá um conjunto de disciplinas (de subáreas afins) pertencentes aos cursos de Ciência e Engenharia de Computação. Cada grupo será composto por um ou mais monitores e gerenciado por um ou mais professores orientadores. Esta metodologia visa otimizar recursos e propiciar o inter-relacionamento entre as disciplinas de mesmo grupo. O monitor de forma presencial auxiliará os alunos na resolução de exercícios bem como a apresentação e reforço do conteúdo visto em aula com o professor regente da disciplina. O monitor poderá eventualmente também auxiliar na solução de problemas e dúvidas através de redes sociais mantendo o processo de ensino-aprendizagem não apenas presencial.
O trabalho desenvolvido pelo aluno monitor junto ao grupo de trabalho e conduzido por seu orientador deve despertar o interesse pelas práticas de ensino, fortalecendo ações que incentive este aluno as práticas docentes. Este trabalho deve motivar o aluno monitor a refletir sobre os desafios de manter os alunos motivados pelas disciplinas bem como por encontrar as melhores soluções e auxiliar os alunos com dificuldades no entendimento dos conteúdos vistos em sala de aula. Além disso, a monitoria deve desenvolver suas capacidades de expressão oral tornando-o um profissional melhor preparado para trabalhar em equipe expondo suas idéias e soluções de maneira clara e objetiva.
No processo seletivo dos alunos monitores serão privilegiados aqueles com formação mais abrangente na subárea considerada. Acredita-se que um aluno que tenha condições de desenvolver atividades e esclarecer dúvidas em uma disciplina mais avançada, também poderá auxiliar nas disciplinas que a fundamentam, com a vantagem de conseguir relacionar os pré-requisitos e os conteúdos trabalhados. Um monitor não precisará atender todas as disciplinas do grupo, mas a seleção será feita de forma a atender o maior número possível de disciplinas consideradas.
Resultados Esperados
Como resultados, acredita-se que este projeto poderá contribuir significativamente com a formação acadêmica dos alunos monitores, uma vez que oferece:
• Possibilidade de aprofundar conhecimento teórico e prático em subáreas específicas do seu curso.
• Oportunidade de desenvolver experiência em atividades de docência: planejamento de aulas, exercícios e trabalhos práticos, orientação de grupos de estudo, preparação e utilização de recursos audiovisuais, preparação de material didático, entre outras.
• Possibilidade de aprender a instalar, configurar e/ou utilizar ferramentas específicas de laboratórios de software e hardware.
• Oportunidade de experiência em trabalho colaborativo em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), usado como ferramenta de apoio as atividades de ensino.
• Oportunidade de trabalhar com atividades de pesquisa e extensão relacionadas às atividades de ensino.
• Possibilidade de aprofundar conhecimento teórico e prático em subáreas específicas do seu curso.
• Oportunidade de desenvolver experiência em atividades de docência: planejamento de aulas, exercícios e trabalhos práticos, orientação de grupos de estudo, preparação e utilização de recursos audiovisuais, preparação de material didático, entre outras.
• Possibilidade de aprender a instalar, configurar e/ou utilizar ferramentas específicas de laboratórios de software e hardware.
• Oportunidade de experiência em trabalho colaborativo em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), usado como ferramenta de apoio as atividades de ensino.
• Oportunidade de trabalhar com atividades de pesquisa e extensão relacionadas às atividades de ensino.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEX BORGES BRAGA | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
ALINE BRUM LORETO | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
ANA MARILZA PERNAS FLEISCHMANN | 2 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
ANDERSON PRIEBE FERRUGEM | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
ANDRE RAUBER DU BOIS | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
BRUNO ZATT | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
CHRISTIAN GEHRKE MÜLLER | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
DOUGLAS DA SILVEIRA ROCKE | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
EDUARDO DIAS DA SILVA | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
EDUARDO GOMES LEMOS | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
FELIPE DE SOUZA MARQUES | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
GERSON GERALDO HOMRICH CAVALHEIRO | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
GUILHERME TOMASCHEWSKI NETTO | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
JULIO CARLOS BALZANO DE MATTOS | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
KELLERSON KURTZ | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
LEOMAR SOARES DA ROSA JUNIOR | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
LEONARDO PEREIRA DE LIMA | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
LETÍCIA SAMPAIO | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
LISANE BRISOLARA DE BRISOLARA | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
LUCIANA FOSS | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
LUCIANO VOLCAN AGOSTINI | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
MARCELO SCHIAVON PORTO | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
MARILTON SANCHOTENE DE AGUIAR | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
MAURICIO LIMA PILLA | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
NÍCOLAS OREQUES DE ARAUJO | 20 | 20/07/2015 | 31/12/2015 |
PAULO ROBERTO FERREIRA JUNIOR | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
RAFAEL IANKOWSKI SOARES | 2 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
RENATA HAX SANDER REISER | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
RICARDO MATSUMURA DE ARAUJO | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
RODRIGO AUGUSTO DEUTSCH | 20 | 11/05/2015 | 19/07/2015 |
SIMONE ANDRE DA COSTA CAVALHEIRO | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
SIMÃO SCHILLER MARTIN | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
VAGNER DA SILVA SAMPAIO | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
ÉRICO ALVES GREHS | 20 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |