Nome do Projeto
Aprender brincando
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Ensino-Aprendizagem
Resumo
O universo infantil é repleto de movimento, brincadeiras, jogos, fantasia. No entanto, a escola pouco utiliza todo esse movimento e imaginação a favor da aprendizagem. Pelo contrário, muitas vezes essas características da infância são desconsideradas pela escola. Consideramos que ao brincar também se aprende. E se aprende os conteúdos, se aprende a conviver com as diferenças, se aprende a ganhar e perder. Esse projeto de ensino visa resgatar nas nossas alunas o movimento, a brincadeira, os jogos e a fantasia, através da proposição de atividades que contemplem os conteúdos do ensino fundamental inicial.

Objetivo Geral

Proporcionar reflexões sobre a importância do brincar para aprender.
Oferecer práticas integradas com as áreas do currículo da educação infantil e dos anos iniciais no que se refere ao brincar e aprender.

Justificativa

Nossa trajetória de professora que trabalha com o ensino da linguagem numa perspectiva reflexiva e lúdica tem proporcionado a inserção em muitas escolas da rede pública e, ao apresentar uma proposta baseada no lúdico muitos professores alegam não saber como relacionar o brincar e o aprender nos anos iniciais do ensino fundamental. Soma-se a isso o fato de contarmos com uma Brinquedoteca em instalação na Faculdade de Educação o que nos demanda a formação de profissionais capazes de relacionar o brincar e o aprender.

Metodologia

Os encontros serão semanais, na sexta-feira à tarde.
Serão organizadas oficinas com os professores da Unidade, convidados a compartilhar seus saberes com as alunas;
Semanalmente receberemos crianças de escolas regulares para conhecerem a brinquedoteca. Esta visita será orientada pelas monitoras.

Resultados Esperados

O impacto esperado é que os nossos acadêmicos, como diz Miguel Arroyo, "aprendam a ser pedagogos, a reatar com a estação da infância, que é a dos possíveis do ser humano, exige domínio de teorias e, sobretudo, exige uma elaboração pedagógica que não pode ser confundida com aprendizagem e o domínio de mais uma teoria" (ARROYO, 2013, p. 43). Em suma, almejamos formar professoras brincantes, sensíveis ao universo infantil, capazes de traduzir o ensino puro e simples em algo prazeroso e lúdico.

Indicadores, Metas e Resultados

A criação da Brinquedoteca no Curso de Pedagogia/UFPel possibilita a
compreensão do real significado do processo de brincar da criança, bem como a ampliação dos estudos voltados às teorias e conceitos que sustentam as discussões sobre o brincar para aprender. Considerando-se a grade de avaliação do MEC para os Cursos superiores, a Brinquedoteca é um dos pontos avaliativos. Nesse sentido, é de extrema importância a efetivação desse espaço de formação ampla de educadores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELINA MONICA MONTEIRO DOS SANTOS2011/05/201531/12/2015
GILSENIRA DE ALCINO RANGEL211/05/201531/12/2015
GUILHERME GUIRALDELLI MOREIRA2011/05/201531/12/2015

Página gerada em 23/04/2024 17:43:22 (consulta levou 0.031582s)