Nome do Projeto
Projeto de Qualificação dos Espaços Virtuais, Presenciais e Monitoria das Disciplinas de Introdução à Computação e Programação de Computadores
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Resumo
Este projeto visa qualificar o apoio, na forma de materiais de apoio, monitoria presencial e online, prestado aos estudantes matriculados nas disciplinas de Programação de Computadores e Introdução à Computação dos Cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Controle e Automação da UFPel, contribuindo com a melhoria qualitativa das disciplinas ofertadas. O sucesso deste projeto poderá permitir a ampliação do número de vagas destas disciplinas possibilitando a oferta para outros curso do Centro de Engenharias.

Objetivo Geral

O objetivo principal deste projeto é qualificar os espaços virtuais, de consulta e interação, utilizados pelas disciplinas de Programação de Computadores e Introdução à Computação e oferecer suporte (monitoria) aos alunos em horários diversos utilizando o laboratório de informática da graduação do Centro de Engenharias.

Um objetivo secundário deste projeto é fornecer suporte para a estruturação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a outros professores do Centro de Engenharias. Desta forma será possível ampliar a utilização do AVA no Centro de Engenharias.

Justificativa

O tema “programação de computadores” é de extrema relevância no contexto do mundo atual. Os computadores já
estão presentes em todas as área do saber e conhecer o funcionamento interno dos programas é vital para o
profissional que procura descobrir as oportunidades que são abertas pelas novas tecnologias. No caso específico do
Centro de Engenharias da UFPEL, que possui cursos como Engenharia Eletrônica, Controle e Automação, Civil e
outras, as novas tecnologias, a computação e a programação de computadores, assim como é a matemática, são
componentes fundamentais do currículo dos cursos.

Metodologia

O trabalho será realizado por meio de tutoria presencial, durante as aulas em laboratório e no laboratório de informática da graduação (LIG), e nos ambientes virtuais (Moodle e Facebook) por acadêmicos (voluntários ou monitores remunerados) que tenham alcançado bom desempenho na disciplinas de Introdução à Computação e Programação de Computadores e que demonstraram ter sólidos conhecimentos na Linguagem de Programação “C”.

As disciplinas de Programação de Computadores e Introdução à Computação já contam com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Institucional, que é uma importante ferramenta de aprendizado a distância e/ou apoio a educação presencial. O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), ambiente de aprendizagem desenvolvido exclusivamente com software livre, por Martin Dougiamas em 1999, foi adotado institucionalmente como plataforma de ensino pela UFPel e pela maioria das Universidades Brasileiras.

Os conteúdos da disciplina são organizados em tópicos que estão padronizados da seguinte forma:
- Título e uma breve descrição
- Conteúdos, onde são disponibilizados textos, produzidos pelo professor ou referências externas, vídeos, exemplos de códigos , etc.
- Atividades, onde são disponibilizadas listas de exercícios e fórum de discussão para troca deinformações e para permitir que os alunos postem suas dúvidas.
A padronização é importante para que o aluno não se sinta “perdido” no ambiente virtual e consiga, facilmente, localizar a informação desejada.

Além do AVA Moodle, será utilizada rede social Facebook, por meio da ferramenta de grupos. A referida rede social é um ambiente virtual mais natural para os alunos quando comparado com o AVA Moodle. Configura-se em um espaço virtual onde os alunos já se fazem presentes, então a sua utilização na educação pode proporcionar uma aproximação do aluno com os conteúdos das diversas disciplinas de um currículo universitário.

Resultados Esperados

Esperamos que o sucesso deste projeto implique na qualificação do suporte oferecido aos alunos das disciplinas de Programação de Computadores e Introdução à Computação, resultando na melhoria da aprendizagem e também possibilitando a ampliação do número de vagas das referidas disciplinas.

Com um excelente suporte no ambiente virtual de aprendizagem e com o suporte de alunos monitores será possível viabilizar a oferta de 50 vagas por turma.

Por outro lado, sem a utilização desta estratégia, torna-se inviável ofertar 50 vagas em uma turma de Programação de Computadores e/ou Introdução à Computação, e obriga oferta de turmas de, no máximo, 25 alunos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CHRISTIANO MARTINO OTERO AVILA1011/05/201531/12/2015
CÉSAR AUGUSTO GATTELLI LIMA2011/05/201531/12/2015
RACQUEL KNUST DOMINGUES2011/05/201531/12/2015
REGINA TRILHO OTERO XAVIER1011/05/201531/12/2015

Página gerada em 19/03/2024 08:12:01 (consulta levou 0.186444s)