Nome do Projeto
ANÁLISE SITUACIONAL DO PROJETO PEDAGÓGICO DO COLEGIADO DE CURSO DA ENFERMAGEM
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Enfermagem
Resumo
Atualmente, com todas as transformações nos processos de educação no País, há que se ocupar de espaços de reflexão, discussão e trabalho a cerca da garantia de acesso, permanência, e conclusão do curso de graduação. É possível, pensarmos em estratégias dentro do próprio curso que favoreçam o sentimento de pertencimento do estudante àquele espaço, que o estudante, junto com o corpo docente e com os servidores técnico administrativos em educação possam ser participantes da construção de processos acadêmicos que facilitem os diferentes momentos e encontros da aprendizagem. Pois quando falamos no estudante como sujeito do seu próprio aprendizado, estamos falando de produção de conhecimento e de produção de vida, nosso Projeto Pedagógico tem na sua essência esses elementos fundamentais para a efetiva da formação de um profissional generalista que tenha habilidade de trabalhar não só com a enfermagem, mas com a saúde, com os contextos culturais de vida das pessoas e com o Sistema Único de Saúde, mas para isso, também entendemos que precisamos avançar em práticas de monitoramento e acompanhamento do graduando durante o curso e após sua formação, justamente para termos dados que possam subsidiar nossa avaliação a respeito do resultado de nossas praticas pedagógicas Por isso, entendemos que a realização deste Projeto de Ensino é uma grande oportunidade para juntos conseguirmos alavancar as mudanças necessárias com vistas a uma formação de qualidade. O Projeto Pedagógico da Faculdade de Enfermagem vigente desde o ano de 2009.1 e completa sua implantação no ano de 2013.2 acompanha as transformações propostas pelas diretrizes curriculares para área da saúde e enfermagem conforme a RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. "O currículo do curso de enfermagem materializado nesse texto não é novo apenas pelo acréscimo da legislação, é um documento que emerge revelador de uma concepção pedagógica articuladora com princípios educacionais, com legislação e com as políticas vigentes, capaz de traduzir na sua essência os anseios da comunidade acadêmica a partir de uma pedagogia competente" (FACULDADE DE ENFERMAGEM, 2013, p: 15). Desde então foram organizadas novas práticas pedagógicas que pudessem favorecer o ensino/aprendizagem do conhecimento científico articulado as necessidades de saúde e sociais, para isso foram implantadas metodologias ativas na perspectiva de potencializar o ensino baseado no desenvolvimento de competências e habilidades.

Objetivo Geral

Analisar a situação do desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem

Justificativa

Ao longo destes anos e também com a implantação do REUNI houve um aumento significativo do número de vagas oferecidas, totalizando em média 52 estudantes por semestre. Sabe-se que comumente a taxa de conclusão média de 60 %.
Com isso, surge a urgência de organizar propostas e ações que possam viabilizar a avaliação do Projeto Pedagógico vigente, facilitar acesso dos estudantes e comunidade em geral as informações pertencentes ao Colegiado de Curso, verificar inclusive, taxa de retenção em diferentes disciplinas e/ou componentes, evasão do curso, avaliação de docentes, verificar instrumentos de avaliação discente, criar banco de dados e realizar uma análise situacional com a finalidade de promover estratégias e ações que possam de forma contínua e dinâmica fortalecer o Projeto Pedagógico e sobretudo garantir a qualidade da formação do profissional enfermeiro e que possibilitem à comunidade acadêmica do Curso de Enfermagem caminhar no sentido de integralizar as disciplinas consideradas do ciclo básico aos componentes de ensino.

Metodologia

O presente Projeto de Ensino visa a qualificação do Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem e para isso prevê a inclusão de 04 bolsistas de graduação que possam, juntamente com a coordenação do colegiado de curso auxiliar durante o período de oito meses na construção e implantação de práticas, processos inovadores que facilitem e favoreçam o diagnóstico e o planejamento de ações pedagógicas para os próximos dois anos.
Com o apoio de quatro bolsistas de graduação foi elaborado um plano de trabalho organizado em quatro linhas, sendo elas: construção de banco de dados referente a avaliação de egressos, implantação de instrumento de avaliação de Estrutura-Processo-Resultado, facilitação de acesso a informações do Colegiado de Curso por meio de pagina da web, promoção da integralização entre as disciplinas do ciclo básico e componentes de ensino. Para cada uma destas linhas do plano de Trabalho foi elaborado um planejamento.
Linha 1. Planejamento: Inicialmente será criado um banco de dados no programa Word Excel que contenha, nome, data de ingresso, data de conclusão, data de evasão, motivo da evasão, trancamento, transferência, reopção, Taxa de conclusão de curso, taxa de retenção por disciplina, avaliação do ENADE. Logo após a conclusão do curso até os próximos cinco anos cada egresso será acompanhado por meio de dados disponíveis no currículo Lattes. A história de formação subsidiará os primeiros registros dos alunos que ingressaram a partir da primeira turma deste currículo até os estudantes ingressos nos anos seguintes.
Será solicitado aos estudantes ainda no primeiro semestre do curso a elaboração do cadastro no Currículo Lattes/CNPq. Os dados dos estudantes egressos serão anualmente analisados estatisticamente.

Linha 2. Planejamento: Será desenvolvido um instrumento (questionário), que na sequencia será aplicado a todos estudantes matriculados no curso e na sequencia analisado com o objetivo de avaliar Estrutura-Processo-Resultado da organização do Curso de Enfermagem.
Estrutura- (Espaço Físico, acesso a material didático, ambiência)
Processo- (Aplicação do Projeto pedagógico, Relação ensino/aprendizagem Docente/discente, instrumentos de avaliação discente)
Resultado- (Taxa de conclusão de curso, taxa de retenção por disciplina, avaliação do ENADE, satisfação docente e discente com a organização dos componentes, com os planos de ensino, com o desempenho acadêmico de ambos segmentos, com a gestão acadêmica).

Linha 3. Planejamento: A página da web apresentará a organização e o funcionamento do Colegiado de curso, apresentará os servidores envolvidos, calendário acadêmico, armazenamento virtual de trabalhos de conclusão de curso, planos de ensino e projeto pedagógico e Regimento do Colegiado.

Linha 4. Planejamento: O processo de integralização entre as disciplinas do básico e os componentes acadêmicos dar-se-á por meio de reuniões com Núcleo Docente Estruturante, reuniões de colegiado, assembleias com todos os segmentos da Faculdade de Enfermagem. Na sequencia serão elaborados atas e relatórios dos encontros e será organizado o novo desenho curricular e além disso, será atualizado o Regimento do Colegiado de Curso.

Resultados Esperados

Entre os resultados esperados será nosso compromisso com os bolsistas que estes tenham a oportunidade de compreender a organização do Projeto Pedagógico vigente, que possam se aproximar de discussões e construções teóricas a respeito de metodologias ativas, referenciais teóricos relacionados a educação do Ensino superior e Diretrizes Curriculares da Enfermagem no âmbito nacional; referenciais teóricos de avaliação de qualidade, aproximação com softwares de analise estatística, aproximação com profissionais de saúde de diferentes cenários e com Professores lotados em outros departamentos onde o curso de enfermagem está envolvido, participação de eventos nacionais e internacionais que contemplem a formação do(a) Enfermeiro(a), bem como a participação dos mesmos na Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão – CEG/CIC/CEC/ENPOS, prevista no Calendário Acadêmico da UFPEL de 2015.

Sobre as linhas de Trabalho
Resultado da Linha 1: Por meio da análise situacional destes dados poderemos organizar diagnósticos e planejamento de ações que auxiliem na avaliação do próprio Projeto Pedagógico, bem como na qualificação de estratégias pedagógicas.

Resultado da Linha 2: Este instrumento, bem como os dados gerados auxiliarão as avaliações realizadas pelo INEP, bem como avaliações anuais do Colegiado de Curso a respeito do desenvolvimento do projeto pedagógico vigente, apresentando vulnerabilidades a serem sanadas e potencialidades a serem valorizadas e aprimoradas.

Resultado da Linha 3: Com a criação e projeção da pagina será facilitado o acesso da comunidade acadêmica a diferentes informações do Colegiado de Curso, o que viabilizará maior aproximação dos estudantes com o Projeto acadêmico vigente, bem como com normas, orientações, e divulgação de noticias e trabalhos acadêmicos da graduação

Resultado da linha 4: Com o apoio do bolsista, seu envolvimento e articulação com os diferentes atores poderemos organizar o planejamento do processo de integralização das disciplinas do básico com os componentes específicos, uma vez que temos observado a importância de aproximar os diferentes conhecimentos para que se favoreça o entendimento e a compreensão da pessoa como um todo, e em todo seu ciclo vital e contexto social. É necessário que o estudante possa interpretar a atenção ao usuário, a família e ao território de forma integral e interdisciplinar

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉIA INÊS ENGELMANN2011/05/201531/12/2015
CAROLINE DRAWANZ DIAS411/05/201531/12/2015
GILMAR GUTERRES ORTIZ411/05/201531/12/2015
JUANA MARIA FRAGA LARROSA211/05/201531/12/2015
MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA2011/05/201531/12/2015
VALERIA CRISTINA CHRISTELLO COIMBRA211/05/201531/12/2015
VANDA MARIA DA ROSA JARDIM111/05/201531/12/2015

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