Nome do Projeto
Avaliação do uso do imunomodulador 1-3 β glucana associado ao Itraconazol na esporotricose experimental em modelo murino
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
14/03/2007 - 15/08/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Resumo
A esporotricose é uma micose subcutânea de evolução subaguda ou crônica, causada pelo fungo dimórfico S. schenckii afetando o homem e uma grande variedade de animais domésticos. Em felinos domésticos esta enfermidade apresenta grande importância devido a gravidade das lesões e dificuldade no tratamento. Tendo em vista que a resposta imune do hospedeiro é um dos fatores que influencia no desencadeamento da doença, e que o Itraconazol, antifúngico de eleição para tratamento tem apresentado falhas terapêuticas, o objetivo do trabalho será avaliar a eficácia do uso do imunomodulador 1-3 β glucana no tratamento da esporotricose cutânea experimental, e seu uso associado ao itraconazol. Serão utilizados 100 ratos wistar divididos em quatro grupos: grupo controle que receberá somente placebo; grupo tratado com Itraconazol; grupo tratado com Glucana; grupo tratado com associação do antifúngico ao imunomodulador. Todos os animais serão avaliados semanalmente quanto a evolução clínica da micose, e ao final de 45 dias serão necropsiados para avaliação anátomo-patológica, histopatológica e retroisolamento do agente. Espera-se ao final do experimento que a associação do imunomodulador ao antifúngico possa proporcionar a redução e cura clínica mais eficaz da esporotricose experimental, sugerindo que sua aplicação na clínica de pequenos animais contribua para diminuição do tempo de tratamento e dos casos de recidivas da micose.

Objetivo Geral

- Avaliar a eficácia do uso do imunomodulador 1-3 β glucana no tratamento da esporotricose cutânea experimental, e seu uso associado ao itraconazol.- Avaliar a evolução da esporotricose experimental em rattus norvergicus albinos wistar após utilização do imunomodulador associado ao antifúngico.
- Estudar as alterações anatomopatológicas e histopatológicas nos animais com esporotricose cutânea experimental;
- Obter o retroisolamento do S. schenckii a partir do cultivo de órgãos específicos;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
02
02
02
02
02
02
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
10

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 25/04/2024 05:11:31 (consulta levou 0.048815s)