Nome do Projeto
Avaliação ambiental da microbacia hidrográfica do Arroio Rondinha, Encruzilhada do Sul – RS – Brasil
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
06/10/2008 - 07/12/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação das Bacias Hidrográficas
Resumo
O presente projeto visa executar um levantamento de toda Microbacia Hidrográfica do Arroio Rondinha, identificando seus proprietários e descrevendo o uso do solo e os riscos à potabilidade do manancial, para obter uma avaliação ambiental desta importante área do município, uma vez que é a única fonte de abastecimento do mesmo e ainda não foram propostas outras alternativas que venham atender a crescente demanda já identificada e não existem informações sobre sua capacidade de suporte. O projeto justifica-se devido ao crescimento demográfico urbano do município de Encruzilhada do Sul, que tem na M.B.H.A.R. sua única fonte de abastecimento de água, o que por si só já caracteriza sua importância. Além disso, a compreensão correta das características físicas da área e a identificação dos agentes transformadores do meio, bem como aqueles que afetam o balanço hídrico e a disponibilidade de água da M.B.H.A.R. são essenciais para a realização da avaliação ambiental. Portanto, este estudo será fundamental para agregar conhecimento, subsidiar a correta gestão do recurso hídrico e servir de base para futuros trabalhos correlacionados direta e indiretamente com o mesmo. A área de interesse da microbacia refere-se à área de contribuição da barragem de captação de água da CORSAN, localizada a margem da RST-471 e delimitada por uma lei municipal que declara como de preservação a área que se pretende estudar (LEI MUNICIPAL Nº 931/84).

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Caracterizar e delimitar a Microbacia Hidrográfica do Arroio Rondinha (M.B.H.A.R.), usada para abastecimento do município de Encruzilhada do Sul, reunindo informações à Avaliação Ambiental e Identificação dos principais fatores de risco à potabilidade e disponibilidade hídrica deste manancial.
Objetivos Específicos
-Identificar e mapear a área física destinada a esse estudo;
-Identificar as propriedades e seus proprietários;
-Descrever o meio físico e biológico;
-Descrever os usos atuais do solo na área de estudo;
-Avaliar as Condições Ambientais da M.B.H.A.R.; e
-Apontar os Riscos a Qualidade do manancial para fins de manutenção do abastecimento público do Município de Encruzilhada do Sul.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
1
1
1
4

Página gerada em 25/04/2024 07:58:35 (consulta levou 0.054384s)