Nome do Projeto
Potencial de Uso dos Taninos da Aroeira-Vermelha (Schinus terebinthifolius Raddi) como Adesivo para Produtos à Base de Madeira
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/09/2008 - 02/09/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Resinas de Madeiras
Resumo
O tanino é um composto polifenólico obtido de várias fontes renováveis, sendo amplamente distribuído entre as plantas superiores, podendo ser encontrado em maior ou menor concentração em todas as suas partes. No passado, a utilização do tanino se restringia à indústria de curtição de couro, mas com a crise do petróleo buscaram-se alternativas para a utilização deste composto na confecção de adesivos para painéis de madeira.Neste contexto esta pesquisa tem como objetivo avaliar o potencial de extração dos taninos da casca e folha de aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius) sob diferentes formas de extração, analisar a influência da adubação da aroeira-vermelha com diferentes dosagens de superfosfato e inoculação de micorriza no teor de taninos considerando sua viabilidade de uso na confecção de adesivos para colagem de produtos à base de madeira. Através da extração dos taninos da casca e folha de aroeira-vermelha sob adição de água, água com 2,5% e 5% de sulfito de sódio. Avaliando-se os teores de extrativos e taninos obtidos nas diferentes formas de extração, dosagens de adubo e inoculação de micorriza dos extratos da casca e folha da espécie avaliada. Analisando-se o potencial de utilização dos taninos como fonte de matéria-prima para produção de adesivos através das propriedades dos extratos tânicos como reatividade pelo método ultra-violeta, número de Stiasny e valor pH.

Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo avaliar o potencial de extração dos taninos da casca e folha de aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius) sob diferentes formas de extração, analisar a influência da adubação da aroeira-vermelha com diferentes dosagens de superfosfato e inoculação de micorriza no teor de taninos considerando sua viabilidade de uso na confecção de adesivos para colagem de produtos à base de madeira.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
4
4
8
8

Página gerada em 25/04/2024 10:08:20 (consulta levou 0.043521s)