Nome do Projeto
O sistema vocálico átono no português falado na fronteira do Rio Grande do Sul: uma análise variacionista
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/11/2008 - 02/11/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Sociolinguística e Dialetologia
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo realizar análise do comportamento das vogais átonas em dados retirados de dois bancos de dados: o Banco de Dados Sociolingüísticos da Fronteira e da Campanha Sul-Rio-Grandense (BDS Pampa) e o VarX. Especificamente, a partir dos resultados encontrados, pretende-se identificar o sistema átono que se manifesta na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. A pesquisa, de orientação laboviana, caracteriza-se por ser um estudo quantitativo que busca identificar os fatores lingüísticos e extralingüísticos que favorecem a elevação ou a preservação das vogais médias em posição átona. Para sua realização serão utilizados, do Banco de Dados BDS Pampa dados de 16 informantes de cada uma das cidades a seguir, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Jaguarão, Bagé e Livramento e 16 informantes de Pelotas do Banco de Dados Varx, perfazendo um total de 96 informantes.

Objetivo Geral

- Identificar quais são os contextos fonológicos neutros, favorecedores e desfavorecedores da elevação das pretônicas e das postônicas finais e não-finais.
- Identificar as variáveis extralingüísticas que atuam na elevação ou preservação das vogais médias pretônicas e das postônicas finais e não-finais.
Definir estatisticamente os fatores lingüísticos e os extralingüísticos que atuam na elevação ou na preservação das vogais médias pretônicas e das postônicas finais e não-finais.
- Verificar em qual das vogais /e/ ou /o/ há maior ocorrência de elevação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DÉBORAH VIEIRA PINTO AGUIAR1201/08/201331/07/2014
MARIANA MÜLLER DE ÁVILA1201/08/201331/07/2014

Página gerada em 18/04/2024 08:41:46 (consulta levou 0.079029s)