Nome do Projeto
CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE OVINOS NATURALMENTE COLORIDOS CRIADOS NO BIOMA PAMPA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/12/2008 - 12/12/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Resumo
A crescente demanda por informações e tecnologias para o setor de ovinocultura no País exige que os sistemas de produção sejam cada vez mais eficientes, com alternativas adequadas tanto técnica quanto economicamente. Neste sentido a exploração de ovinos naturalmente coloridos vem recebendo cada vez mais interesse por parte dos ovinocultores, e as informações a respeito do comportamento produtivo desses animais têm grande importância para o sucesso dos empreendimentos. Este projeto foi elaborado com o objetivo de atender a demanda por informações, tanto de produtores quanto da própria indústria, em relação à produtividade e sistemas de criação mais adequados para a produção de ovinos naturalmente coloridos. Será avaliada a potencialidade produtiva, bem como aspectos de comercialização em ovinos da raça Corriedale naturalmente coloridos, comparativamente com ovinos Corriedale brancos, criados em campo nativo, no Bioma Pampa, Estado do Rio Grande do Sul. Os cordeiros permanecerão ao pé da mãe até a idade média de 100 dias, ocasião em que serão desmamados. Os machos serão abatidos quando atingirem condição corporal média de 3,0-3,5 e peso corporal médio de 40 kg, sendo feita a avaliação da produção de carne e pelegos, bem como de aspectos sanitários. Nas ovelhas serão avaliados aspectos reprodutivos, da lã e sanitários. Será ainda feito o estudo de parâmetros genéticos e de comercialização.O projeto envolve a participação de professores, pesquisadores e alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)/Campus Dom Pedrito e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Objetivo Geral

Geral
- Comparar ovinos naturalmente coloridos e brancos, criados no Bioma Pampa, quanto aos aspectos produtivos e de comercialização.
Específicos
- Medir parâmetros reprodutivos em ovelhas da raça Corriedale, brancas e naturalmente coloridas.
- Verificar o potencial de crescimento e desenvolvimento em cordeiros Corriedale brancos e naturalmente coloridos, criados no Bioma Pampa.
- Quantificar a produção de carcaças e carne em cordeiros machos não castrados da raça Corriedale, brancos e naturalmente coloridos.
- Avaliar qualitativamente a carne produzida por cordeiros da raça Corriedale, brancos e naturalmente coloridos.
- Caracterizar a produção de lã em ovelhas, e pelegos em cordeiros, da raça Corriedale brancos e naturalmente coloridos.
- Determinar os custos de produção e a rentabilidade dos ovinos naturalmente coloridos.
- Caracterizar a comercialização do pelego e da lã de ovinos naturalmente coloridos.
- Avaliar a infestação endoparasitária em ovelhas Corriedale naturalmente coloridas comparativamente a ovelhas Corriedale brancas;
- Estudar a relação histológica intestinal sobre a infecção parasitária entre animais Corriedale brancos e Corriedale naturalmente coloridos.
- Avaliar a ocorrência de doenças sanitárias pós-nascimento entre rebanhos Corriedale branco e Corriedale naturalmente colorido;
- Analisar a ocorrência de doenças virais como, ectima contagioso e bacterianas como, foot-root e ceratoconjuntivite, nos animais de ambos os rebanhos;
- Caracterizar o perfil-sorológico após vacinação entre ambos os rebanhos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
1
1
1
1
1
1
1
1
2
2
2
2
2
2
2
2

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 58.861,88

Página gerada em 25/04/2024 02:08:57 (consulta levou 0.042551s)