Nome do Projeto
A ESTRUTURA EMPRESARIAL LOCAL E O IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
16/11/2009 - 17/11/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Regional
Resumo
O capital empresarial é considerado um elemento chave para promover o desenvolvimento econômico de países e regiões. Em função da relevância da formação de novas empresas para o crescimento e o desenvolvimento regional, e da alegada importância da estrutura empresarial na formação futura de novas empresas, este projeto tem por objetivo buscar responder a seguinte questão de pesquisa: “A estrutura empresarial local de fato é importante para sustentar altas taxas de formação de empresas levando assim ao desenvolvimento regional?”. Especificamente os objetivos são: (1) relacionar a taxa de formação de novas empresas com tamanho médio das empresas do setor industrial, agrícola e de serviços; (2) identificar regiões com maiores taxas de formação de empresas no Rio Grande do Sul - RS; (3) identificar possíveis clusters homogêneos de formação de empresas no RS e suas relações com a estrutura empresarial e desenvolvimento sócio-econômico. Para atender os objetivos citados pretende-se usar a combinação das seguintes ferramentas estatísticas: análise de regressão múltipla com dados de painel e econometria espacial.

Objetivo Geral

1. Relacionar a taxa de formação de novas empresas com tamanho médio das empresas do setor industrial, agrícola e de serviços;
2. Identificar regiões com maiores taxas de formação de empresas no Rio Grande do Sul;
3. Identificar possíveis clusters homogêneos de formação de empresas no RS e suas relações com a estrutura empresarial e desenvolvimento sócio-econômico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
4
20

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 24.000,00

Página gerada em 28/03/2024 08:08:51 (consulta levou 0.037690s)