Nome do Projeto
Estudo retrospectivo e prospectivo de carcinomas de glândula mamária de caninos e felinos com enfoque na classificação histológica de carcinomas invasivos micropapilares e avaliação de fatores prognósticos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
26/11/2009 - 26/11/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Resumo
Nos últimos anos, têm se verificado um aumento considerável da prevalência do câncer em cães, que é considerado por alguns autores como a maior causa de morte nessa espécie. Aproximadamente 50% dos carcinomas que acometem a mama são malignos e com base no padrão de proliferação podem ser classificados em tubulopapilar, sólido, anaplásico, carcinoma em tumor misto e em menor número variantes especiais de carcinomas invasores. Outro subtipo de carcinoma que ainda não é descrito no sistema empregado para a classificação veterinária dos tumores mamários, com aspectos histológicos semelhantes ao carcinoma micropapilar invasivo humano (CMI). O CMI pode ser classificado em puro ou combinado. Na nossa rotina trabalhamos com uma casuística grande de carcinomas, através da classificação preconizada pela OMS-AFIP/MISDORP, a classificação destes outros carcinomas especiais invasores como CMI pode estar deixando de ser diagnosticado, dificultando a determinação de fatores fidedignos de prognósticos e preditivos para o paciente. Fatores prognósticos permitem prever a evolução clínica e a sobrevida do paciente, entre estes utilizados atualmente está o estadiamento clínico, a classificação e graduação histológica, o índice mitótico e os marcadores tumorais. Diante da escassez de estudos em medicina veterinária e do prognóstico desfavorável apresentado pelos CMI em humanos, há a necessidade do reconhecimento e da comprovação do prognóstico desfavorável dos CMI em cadelas. Para isso é necessária a determinação de fatores prognósticos e associação dos mesmos com o estudo da sobrevida global dos animais portadores do tumor.

Objetivo Geral

Determinar os aspectos histológicos dos carcinomas micropapilares invasivos de cadelas correlacionando com fatores prognósticos no câncer de mama; Realizar um estudo retrospectivo de todos os carcinomas de cadelas e gatas diagnosticadas no LRD/UFPel a partir de 1978 até os dias atuais, para reavaliação dos aspectos histológicos na busca de classificar possíveis CMI; Determinar a proporção de diagnósticos de CMI em caninos e felinos no mesmo período citado acima; Caracterizar os aspectos histopatológicos dos CMI em cadelas e gatas encontrados, classificando-os em puros ou combinados e descrevendo as características de relevância para diagnóstico e prognóstico a partir da análise retrospectiva da sobrevida global; Caracterizar os aspectos imunofenotípicos (MIB/Ki67, HER-2/neu, EGFR, RE, RP, CK AE1/AE3, Vimentina, CD31, D2-40) dos CMI em cadelas e gatas dos casos mais recentes que se possa correlacionar os resultados com a sobrevida global; Avaliar o valor prognóstico do estadiamento clínico (TNM) e da graduação histológica em cadelas e gatas portadoras do CMI a partir da correlação com a sobrevida global.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
4
4
5

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 0,00
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 25/04/2024 17:06:06 (consulta levou 0.052448s)