Nome do Projeto
A cadeia produtiva no segmento do arroz no Rio Grande do Sul
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
23/07/2009 - 24/07/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Resumo
O projeto visa estudar a cadeia agroindustrial do arroz, que apresenta características observadas nas indústrias de ponta e que não tem tido até o momento o olhar atento dos pesquisadores. O Brasil é o nono maior produtor mundial, sendo que a cadeia produtiva desse alimento, no Rio Grande do Sul, representa em torno do 53% do produzido em todo o país. De forma consoante, o estado de Rio Grande do Sul conta com o parque industrial maior, no nível nacional, para o processamento do arroz. Essa cadeia agroindustrial tem passado por importantes mudanças, sendo algumas delas, a busca de novos mercados; os processos de compra e de fusão de ativos industriais; a diversificação dos produtos; e a automação e incorporação de tecnologias com base informacional. Entre as razões identificadas dessas mudanças se encontram: a evolução nas preferências dos consumidores, a descentralização dos pólos de produção, as inovações tecnológicas e o acirramento da competência. O projeto busca indagar se a maior concorrência no mercado internacional e a necessidade de uma produção mais diversificada tem tido como conseqüência uma maior qualificação em alguns elos dessa cadeia produtiva. De forma semelhante, cabe se perguntar se existe trabalho qualificado e estável na ponta da cadeia e trabalho desqualificado e precário na outra. A mesma pergunta cabe ser feita em torno a possíveis mercados internos de trabalho ao interior dos setores da cadeia. Um aspecto central a ser indagado é quais são as principais características organizacionais e técnicas dessa cadeia produtiva. Uma primeira aproximação ao tema parece indicar desenhos produtivos com incorporação de tecnologias de gestão e de produção com base na microeletrônica. Porém, precisa-se indagar si há, principalmente na ponta da cadeia, uma ruptura com o paradigma taylorista-fordista. É sobre a realidade do trabalho nessa cadeia produtiva que esta pesquisa pretende lançar luz. A pesquisa se justifica, de um lado, pela análise de um setor que apresenta mudanças principalmente tecnológicas e de automação que repercutem sobre a realidade do trabalho. De outro, pelo escasso ou nulo conhecimento da realidade do trabalho que se configura no conjunto da cadeia agroindustrial do arroz e no interior dos setores que a compõem. No desenvolvimento do projeto será utilizada uma multiplicidade de fontes e de técnicas de pesquisa quantitativas e qualitativas.

Objetivo Geral

Objetivo geral: Identificar as características e transformações principais do trabalho na cadeia agroindustrial do arroz no Rio Grande do Sul

Objetivos específicos:

Determinar a relação entre as pressões do mercado global e os processos de reorganização empresarial no setor do arroz.

Caracterizar os principais agentes da cadeia produtiva do arroz, considerando o setor produtivo e o industrial, bem como o cooperativo.

Definir o grau de modernização da cadeia produtiva em termos de incorporação de processos de automação e de incorporação de tecnologias com base na telemática e na microeletrônica.

Identificar a presença de características organizacionais do trabalho de novos modelos produtivos como o toyotismo, tais como as de flexibilização produtiva (com maior enriquecimento ou empobrecimento da tarefa), kanban e grupos de trabalho.

Determinar características organizacionais que impliquem uma maior inter-compreensão e, concomitantemente, uma fragilização de relações hierárquicas.

Diferenciar formas organizativas do trabalho (com base nos modelos paradigmáticos como o taylorismo, fordismo, toyotismo) nos diferentes segmentos da cadeia.

Identificar mercados de trabalho internos à cadeia produtiva com diferenciação de trabalhadores em termos de sexo e idade.

Identificar graus de proteção social e de precarização da situação do trabalho ao longo da cadeia produtiva

Avaliar a presença de novas políticas de gestão, em especial na ponta da cadeia produtiva, que impliquem a procura de um trabalhador “colaborador”, que desenvolva competências cognitivas e comportamentais.

Determinar impactos de processos de reestruturação industrial sobre a quantidade e a qualidade dos empregos gerados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 23/04/2024 09:18:47 (consulta levou 0.044553s)