Nome do Projeto
O Novo Ministério da Verdade: sobre a mídia e o discurso da empresa no Brasil
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2010 - 01/01/2014
Unidade de Origem
Resumo
Considerando que o modelo empresarial tornou-se o responsável por propor uma nova dinâmica social (processo de empresarização do mundo), determinando, de certa maneira, o “ponto de vista” (o discurso) a partir do qual a realidade é aprendida e como cada um deverá posicionar-se, neste projeto, assumindo que essa situação não teria atingido tal amplitude sem o auxílio dos meios de comunicação, pretendemos demonstrar de que maneira a mídia de massa contribui para construir e manter o discurso da empresa no Brasil. Para realizar essa pesquisa de natureza qualitativa, desenvolveremos uma análise longitudinal acerca da revista Veja (estudo de caso) – revista semanal mais lida do Brasil (seleção não-probabilística por julgamento) – com o intuito de identificar reportagens, propagandas, cartas, entrevistas, dicas e notas que contribuem tanto na construção como na manutenção do discurso empresarial no Brasil (tal discurso é subdivido em diversas categorias discursivas). Por fim, considerando que o tema discurso é transversal ao projeto em questão, no que concerne ao processo de análise de dados, utilizarei a análise do discurso.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Analisar de que maneira a mídia impressa (representada pela Revista VEJA) constrói e mantém o discurso da empresa no Brasil
Objetivos Específicos:
- Selecionar, ao longo de um determinado período de tempo, as edições da Revista VEJA que farão parte do estudo (seleção dos textos);
- Analisar, sob uma perspectiva histórica, o contexto no qual os textos foram escritos (perspectiva longitudinal)
- Descrever as categorias discursivas que fundamentam a idéia de empresa;
- Identificar e descrever de que maneira e em que contexto a mídia impressa dissemina cada uma das categorias discursivas descritas anteriormente;
- Descrever e analisar como a mídia impressa, através da interelação/associação entre textos com diferentes categorias discursivas (práticas de produção, disseminação e consumo de textos) e o contexto no qual eles foram elaborados, constrói e mantém o discurso da empresa no Brasil (construção social de uma determinada política de verdade – ordem do discurso).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 0,00

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