Nome do Projeto
Resistência do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus (Canestrini, 1887) (Acari: Ixodidae) a acaricidas relacionada ao uso de banheiro de imersão no Sul do Rio Grande do Sul
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/11/2009 - 01/11/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Parasitologia
Resumo
Resistência é definida como a resposta genético-evolutiva das populações de artrópodes, expostas a um estresse ambiental severo e contínuo. No Rio Grande do Sul, é comum o uso de banheiro de imersão como método para aplicação dos carrapaticidas e, embora este método permita o pleno contato do animal com a calda, quando mal manejado, pode ser determinante no aparecimento de resistência. Pereira et al. (2008) relatam que o banho carrapaticida mal aplicado é o principal responsável por insucessos no controle de carrapatos no Brasil. Falhas na construção dos banheiros de imersão ou erros de manejo na sua utilização podem interferir na qualidade da solução carrapaticida. Por esse motivo, além da eficácia do princípio ativo, a condição em que o mesmo é aplicado também tem importância. O objetivo deste trabalho é conhecer a situação atual da resistência do carrapato R. (B.) microplus a acaricidas aplicados em banheiros de imersão na região Sul do RS. O estudo é realizado, num primeiro momento, pela coleta de dados na propriedade participante (que utiliza banheiro de imersão), através da aplicação de um questionário epidemiológico ao responsável pelo manejo da mesma. A seguir serão observadas as condições gerais do banheiro de imersão. Esse conjunto de informações faz parte dum banco de dados que será utilizado para identificar os fatores de risco associados aos casos de resistência. A resistência aos acaricidas é detectada através da técnica laboratorial de Imersão de Teleóginas, segundo Drummond (1973), após a coleta direta de fêmeas de carrapato ingurgitadas dos bovinos.

Objetivo Geral

Geral
Conhecer a situação da resistência do carrapato R. (B.) microplus (Canestrini, 1887) (Acari: ixodidae) a acaricidas aplicados em banheiros de imersão na região Sul do RS

Específicos
1) Avaliar a sensibilidade do carrapato R. (B.) microplus (Canestrini,1887) (Acari: Ixodidae) de propriedades que utilizam banheiro carrapaticida de imersão aos diferentes grupamentos químicos através de testes com larvas e adultos.
2) Avaliar as características e condições dos banheiros de imersão da região de estudo, que possam alterar sua eficácia.
3) Analisar itens de manejo desses banheiros.
4) Avaliar as condições da caldas utilizadas.
5) Identificar os fatores de risco possivelmente associados aos casos de resistência aos diferentes princípios ativos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
4
4
4
4
4
20

Página gerada em 24/04/2024 04:58:33 (consulta levou 0.212546s)