Nome do Projeto
POLÍTICAS PÚBLICAS DE PATRIMÔNIO: O CASO DE SÃO LOURENÇO DO SUL, RS, BRASIL
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/04/2010 - 01/04/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Antropologia
Resumo
O projeto tem por objetivo investigar a política de uso e valorização do passado implementada pelo poder público municipal na cidade de São Lourenço do Sul. Essas políticas vêm se revestindo de uma valorização da imigração pomerana buscando recuperar elementos tidos como tradicionais dessa etnia, seja no plano da gastronomia, das festas, celebrações e outras manifestações culturais. A adoção, por parte da Secretaria Municipal de Turismo, de alguns dispositivos patrimoniais, como o Caminho Pomerano, a ritualização da chegada desses imigrantes, o incentivo ao artesanato e gastronomia local, vem lançando a necessidade de uma discussão mais aprofundada sobre a idéia de comunidade, governança, tradição e patrimônio. Assim, um dos pontos a ser analisado são os reflexos dessa política na própria comunidade, reforçando uma identidade forjada por esses instrumentos patrimoniais e, ao mesmo tempo, imprimindo um caráter de excepcionalidade a dados que fazem parte da cultura local, cotidiana e rotineira.

Objetivo Geral

2.1. Identificar e analisar as políticas públicas envolvendo patrimônio cultural imaterial desenvolvidas em São Lourenço do Sul
2..2. Verificar os impactos dessas políticas no nível da comunidade local a partir de categorias como governança, participação, inclusão, identidade, memória

2..3. Analisar, a partir de estudo de caso como o de São Lourenço do Sul, a questão do gerenciamento do passado pela idéia da governança local.
.2.4. Refletir sobre os usos contemporâneos do patrimônio cultural imaterial em comunidades marcadas por problemas sociais e econômicos.
2.5. Identificar os dispositivos legais aplicados no caso em questão e analisar os impactos e limites dessas ações.
2.6. Aplicar os resultados desse projeto no Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural incorporando os conhecimentos obtidos em uma disciplina específica sobre Políticas Públicas de Patrimônio, incentivando projetos de pesquisa nessa temática, estreitando relações tanto com a França, como com países vizinhos como Uruguai e Argentina, para a troca de experiências e debates conjuntos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
05
20

Página gerada em 23/04/2024 22:53:40 (consulta levou 0.066249s)