Nome do Projeto
Associação entre ambiente escolar e a prática de atividade física em crianças de 6-7 anos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2010 - 01/01/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
O modelo ecológico de comportamentos, proposto por Sallis e colegas (1998) hipotetiza que características do ambiente (meio) onde o indivíduo vive influenciam diretamente na atividade física. Quando esse modelo é aplicado na compreensão da atividade física de crianças, o foco se volta para o ambiente escolar, que pode ser atrativo ou não, ambientado ou não para a prática de atividade física e por conseqüência interferir diretamente no padrão que a criança formará em sua vida, para esse comportamento. É nesse contexto que se insere o mapeamento dos ambientes escolares, onde é possível caracterizar as escolas que favorecem suas construções e espaços para a prática de atividade física. Será conduzido um estudo transversal nas escolas de ensino fundamental da cidade de Pelotas, RS. O ambiente escolar para a atividade física será avaliado em todas as escolas de ensino fundamental da cidade de Pelotas, RS. Essa avaliação será feita por meio de chek list, onde duas principais abordagens são necessárias: observação da área física pertencente a escola e entrevista breve com o diretor ou coordenador pedagógico afim de delinear: • Frequencia de aulas de Educação Física; • Número de professores de Educação Física; • Número de espaços abertos de prontidão para atividade física (áreas verdes, playgrounds, etc.); • Número de espaços fechados de prontidão para atividade física (ginásios, piscinas, salas de ginástica e recreação, etc.); • Escolas que ofereçam atividades físicas (escolinhas, grupos de dança, etc.) em horários extracurriculares.

Objetivo Geral

Objetivo geral

Avaliar a associação entre o ambiente escolar e o nível de atividade física, em crianças pertencentes à coorte de nascimentos de 2004, na cidade de Pelotas, RS.

Objetivos específicos

1. Mensurar o nível de atividade física em crianças de 6-7 anos, pertencentes a coorte de nascimentos de 2004 em Pelotas – RS;

2. Mapear o ambiente escolar para a prática de atividade física de todas as escolas de ensino fundamental de Pelotas;

3. Verificar a associação entre nível de atividade física e ambiente escolar;

4. Comparar as diferenças para essa associação entre as escolas públicas e privadas do município.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
02

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 14.000,00

Página gerada em 18/04/2024 21:14:32 (consulta levou 0.307450s)