Nome do Projeto
Levantamento de saúde bucal em escolares de 8 a 12 anos da cidade de Pelotas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/05/2010 - 03/08/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
O objetivo desse estudo será avaliar a condição de saúde bucal de escolares de 8 a 12 anos na cidade de Pelotas, fatores associados com as doenças bucais e suas consequências na qualidade de vida das crianças. Será realizado um estudo transversal, envolvendo 1000 crianças, em 20 escolas da zona urbana da cidade. Cirurgiões-dentistas e auxiliares, estudantes de Odontologia, previamente treinados e calibrados, realizarão os exames para as seguintes condições: traumatismo dentário (O’Brien), defeitos de desenvolvimento de esmalte (DDE), fluorose (Dean), presença de placa e sangramento gengival (IPV e ISG), ocluopatias (DAI), cárie (CPOS), manchas escuras extrínsecas e erosão. O índice de massa corporal será obtido a partir da aferição da altura e peso. As crianças responderão questionário avaliando a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (CPQ), hábitos de higiene e dieta e realização de atividades físicas. Os responsáveis deverão fornecer informações socioeconômicas e sobre o histórico médico das crianças. O ambiente físico escolar será avaliado seguindo critérios pré-estabelecidos. A partir de tais informações, espera-se obter um panorama completo sobre as condições bucais dos escolares da cidade, a partir da avaliação de uma amostra representativa dos mesmos. Estes dados podem auxiliar no desenvolvimento de projetos destinados a prevenção de fatores de risco para os principais agravos bucais que interferem na vida das crianças, bem como na identificação de necessidades de saúde nessa faixa etária.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
- Produzir informações sobre as condições de saúde bucal em crianças escolares de 8 a 12 anos, do município de Pelotas Objetivos específicos
- Estimar a prevalência de traumatismo dentário anterior, em dentes permanentes, a necessidade de tratamento e testar a associação desta prevalência com possíveis fatores de risco ou proteção (condições socioeconômicas, gênero, ambiente físico escolar, atividades físicas, obesidade, estrutura familiar e oclusão)
- Estimar a prevalência de defeitos de esmalte e sua associação com fatores de predisposição (sexo, idade, cor da pele, presença de genes formadores do esmalte dentário, cárie, nível socioeconômico, condições pré-natais, condições natais e pós-natais, experiência de trauma dentário e exposição a fluoretos)
- Avaliar a presença de placa e inflamação gengival, bem como verificar possíveis associações entre gengivite e fatores de risco, socioeconômicos e comportamentais
- Estimar a prevalência de maloclusão e testar a associação entre necessidade clínica de tratamento ortodôntico e determinados aspectos funcionais, de saúde bucal e psicossociais que poderiam ser incorporados aos critérios clínicos de modo a contribuir com a decisão para esse tratamento.
- Deterinar a prevalência de pigmentações dentárias escuras extrínsecas e sua relação com a experiência de cárie dentária, com indicadores demográficos (sexo e cor da pele), indicadores sociais (escolaridade materna e renda familiar) e com variáveis comportamentais (hábitos de higiene bucal).
- Estimar a prevalência de cárie dentária e sua relação com condições socioeconômicas, gênero, ambiente físico escolar, atividades físicas, obesidade e estrutura familiar.
- Avaliar o impacto da presença de cárie, traumatismos dentários, maloclusão, DDE, erosão e fluorose na qualidade de vida das crianças;
- Avaliar mudanças na qualidade de vida após o tratamento de fraturas dentárias não tratadas;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
2
2
2
2
2
2
4
4
4
4
8
8
8
FERNANDA BURKERT MATHIAS1201/08/201331/07/2014
MARILIA LEAO GOETTEMS101/08/201303/08/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00
CNPqR$ 0,00

Página gerada em 28/03/2024 21:20:35 (consulta levou 0.137715s)