Nome do Projeto
Paradigmas filosóficos na educação: perspectivas para pensar a educação e formação humanas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2010 - 01/08/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Filosofia da Educação
Resumo
A pesquisa possui um cunho filosófico crítico-interpretativo e pretende reinstaurar o debate acerca do próprio conceito de paradigma, e de crise dos paradigmas em educação.Trata-se de uma investigação de cunho bibliográfico sobre as diferentes perspectivas ou escolas filosóficas que se desenvolveram com o tempo e influenciaram os processos educativos e formativos. A investigação pretende a) estabelecer uma interlocução entre os diferentes paradigmas filosóficos e os processos educativos, b) teorizar sobre as diversas posições filosóficas, trazendo para o debate sua recepção nas diferentes teorias educacionais c) colocar a reflexão filosófica a serviço dos diferentes momentos por que passou a educação; d) demonstrar como a produtividade de uma reflexão filosoficamente consistente pode contribuir para a análise dos diversos momentos vividos pelos processos educativos/formativos, inclusos aí os momentos de crise.
Objetivo Geral
Objetivo Geral
Investigar como as ideias (paradigmas) filosóficas(os) desenvolveram-se com o tempo e influenciaram os processos educativos e formativos.
Objetivos Específicos
• Estabelecer uma investigação sobre os diferentes paradigmas filosóficos que influenciaram a educação (formação);
• Teorizar sobre as diversas posições filosóficas, trazendo para o debate sua recepção nas diferentes teorias educacionais;
• Colocar a reflexão filosófica a serviço dos diferentes momentos por que passou a educação;
• Demonstrar como a produtividade de uma reflexão filosoficamente consistente pode contribuir para a análise dos diversos momentos vividos pelos processos educativos/formativos;
Investigar como as ideias (paradigmas) filosóficas(os) desenvolveram-se com o tempo e influenciaram os processos educativos e formativos.
Objetivos Específicos
• Estabelecer uma investigação sobre os diferentes paradigmas filosóficos que influenciaram a educação (formação);
• Teorizar sobre as diversas posições filosóficas, trazendo para o debate sua recepção nas diferentes teorias educacionais;
• Colocar a reflexão filosófica a serviço dos diferentes momentos por que passou a educação;
• Demonstrar como a produtividade de uma reflexão filosoficamente consistente pode contribuir para a análise dos diversos momentos vividos pelos processos educativos/formativos;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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KÁTIA APARECIDA POLUCA PROENÇA | 12 | 01/08/2012 | 31/07/2013 |
LEONOR GULARTE SOLER | 12 | 01/04/2014 | 31/07/2014 |
LUANA TALITA DA CRUZ | 12 | 01/08/2012 | 31/03/2013 |