Nome do Projeto
VIBRAÇÃO OCUPACIONAL: RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA E SIMULAÇÃO GEOMÉTRICA DE TRATORES
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/11/2010 - 15/01/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção - Ergonomia
Resumo
O trator é a máquina que fornece a maior parte de potência à execução das atividades rurais na mecanização agrícola, no entanto, este equipamento fica submetido a inúmeras variáveis que de alguma forma podem causar algum desconforto ao operador, sendo necessária uma análise detalhada destes parâmetros a fim de contribuir para futuros projetos de engenharia na área de ergonomia e, com o auxilio de uma modelagem virtual geométrica propiciará uma otimização de recursos. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo verificar o comportamento das vibrações ocupacionais no intervalo das potências de 30 a 90cv, com a respectiva relação peso/potência de tratores agrícolas e desenvolver procedimentos para auxiliar o dimensionamento de assentos de tratores através da modelagem geométrica. No experimento serão utilizados três tratores com as potências de (30, 60 e 90cv) e relação peso/potência de 30 e 60 kgkW-1. Para cada trator serão utilizados microacelerômetros fixados na barra de direção, no assento e no assoalho conforme a Norma ISO 2631. Em um segundo momento será realizada a modelagem tridimensional do assento do trator com o auxílio do programa Solidworks. Posteriormente, será importado o modelo tridimensional para o programa de elementos finitos, gerando assim um modelo numérico do sistema 3D. Os dados experimentais serão analisados através de polinômios ortogonais com estrutura cruzada do fator potência do trator com o fator peso/potência.

Objetivo Geral

Geral:
a)Caracterizar o intervalo de freqüência que apresenta as maiores amplitudes de aceleração no intervalo das potências de 30 a 90cv com a respectiva relação peso/potência de tratores agrícolas e propor a especificação de materiais para futuros projetos de assentos através da simulação.

Específico:
b)Desenvolver procedimentos para auxiliar o dimensionamento de assentos de tratores através da simulação geométrica.
c)Desenvolver um modelo geométrico para comparar com os ensaios de vibrações nos tratores, utilizando como auxílio à análise de elementos finitos.
d)Monitorar a vibração causada no sistema mão-braço do operador quando submetido às vibrações do trator.
e)Verificar se os níveis de ruídos se encontram na faixa limite estabelecida pela norma.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
5
5
5

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 19/04/2024 11:23:07 (consulta levou 0.037521s)