Nome do Projeto
RESPOSTAS BIOQUÍMICAS-FISIOLÓGICAS E MOLECULARES EM ARROZ SOB O EFEITO DA COMPETIÇÃO COM ARROZ-VERMELHO E AS INTER-RELAÇÕES COM FATORES ABIÓTICOS E XENOBIÓTICOS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/03/2010 - 03/03/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Matologia
Resumo
A presença do arroz-vermelho em áreas orizícolas exerce impacto negativo na produtividade, resultante da competição com o arroz irrigado por água, luz e nutrientes. Para determinar essas interações competitivas entre a planta daninha e a cultura, os métodos de estudo consideram fatores como população, proporção de espécies e arranjo espacial, mas existe a necessidade de conhecer os mecanismos de regulação gênica relacionados à competição entre plantas cultivadas e daninhas em função da restrição dos recursos do meio. Inserindo-se nessa problemática o projeto será ancorado em quatro estudos que objetivam identificar os genes expressos em condições de competição da cultura do arroz em relação ao arroz-vermelho, bem como após aplicação de herbicida. Para isso serão estabelecidas condições de competição, e em cada estudo serão acrescidos os fatores de estresse relacionado ao manejo da água, adubação (nitrogênio) ou aplicação de herbicida. Como variáveis dependentes mais relevantes serão avaliados: acúmulo de transcritos de genes putativos codificadores para proteínas atuantes como na via de biossíntese de fenilpropanóides, carotenóides, sistema antioxidante, resposta hormonal, choque térmico (HSPs), sinal de transdução, fatores de transcrição, quinases, fosfatases, fotossíntese e transportadores. Acredita-se que tanto a competição com plantas daninhas, quanto a ação de herbicidas afetam significativamente o metabolismo secundário vegetal, com destaque para vias biossintéticas relacionadas aos plastídios, a mitocôndrias, em vitude da presenrvação de homeostase celular.

Objetivo Geral

Avaliar os efeitos da irrigação e da adubação (nitrogênio) na capacidade competitiva do arroz irrigado em convivência com o arroz-vermelho, além de identificar os genes envolvidos na competição da cultura em relação à planta daninha por água e pelo nitrogênio.
Avaliar a interferência da competição e do herbicida no estresse oxidativo e no sistema antioxidante em arroz irrigado e arroz-vermelho.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
2
8

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 28/03/2024 10:45:45 (consulta levou 0.037111s)