Nome do Projeto
Desenvolvimento de substrato plasmônico para aplicação em biossensores
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
06/12/2010 - 06/12/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-Química
Resumo
Neste projeto serão desenvolvidos materiais plasmónicos que acoplados a um sistema de microfluido, serão utilizados no desenvolvimento de um sensor baseado em ressonância de plasmón de superfície (SRG). Inicialmente, o sensor desenvolvido terá como objetivo a detecção precoce de câncer, contudo como mostrado neste projeto, este tipo de sensor pode ser utilizado para várias outras aplicações. Serão montados três tipos de sensores: 1) Substrato contendo conjuntos de nanoburacos periodicamente ordenados fabricados através de um filme de ouro de 100 nm de espessura; 2) Grade de relevo coberta com um filme de ouro de espessura nanométrica, sendo a estrutura da grade periodicamente ordenada; 3) Nanopartículas de ouro monodispersas serão depositadas sobre uma lâmina de vidro. Através do controle da periodicidade e diâmetro das nanoestruturas, plasmóns de superfície serão gerados em uma faixa de comprimento de onda específica, possibilitando a detecção de moléculas através de medidas ópticas. Nanoburacos serão fabricados pelo método de feixe de íons focado, grades de difração pelo método de fotoisomerização de azopolímeros através de interferência de lasers e as nanopartículas serão obtidas através da redução de sal de ouro. A modificação da superfície das nanoestruturas será realizada com microcanais de fluxo, monitorada através da variação do índice de refração próximo à superfície, empregando-se medidas de transmissão e reflexão por espectrofotometria UV Vis. A sensibilidade e eficiência dos sensores serão testadas através de espectros de transmissão e reflexão usando um espectrofotômetro UV-vis, e uma câmera CCD. Microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia de força atômica serão usadas para determinar o melhor método de funcionalização da superfície do sensor e demonstrar a imobilização de proteínas sobre o mesmo. A análise a nível molecular das espécies adsorvidas sobre a superfície do sensor e da interação entre estas espécies permite a compreensão destas interações e o controle dos processos de imobilização de biomoléculas sobre substratos modificados com monocamadas. Este estudo será com técnicas espectroscópicas, como a espectroscopia Raman, de fluorescência, FTIR tradicional e a espectroscopia no infravermelho de reflexão e absorção com modulação da polarização (polarization-modulation infrared reflection absorption spectroscopy, PM-IRRAS).

Objetivo Geral

Estudar as propriedades dos materiais plasmônicos e analisar como o controle da arquitetura molecular nos filmes influencia as propriedades dos sensores.
Utilizar a sensibilidade dos plasmons de superfície, a mudanças de índices de refração, como ferramenta de detecção em biosensores.
Investigar interações intra e intermoleculares em filmes de biomoléculas. As várias questões científicas a serem abordadas incluem o estudo da organização e estruturação de moléculas adsorvidas, e a correlação entre propriedades físico-químicas de biomoléculas em superfícies e as suas funções biológicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
20
20
20
20
20
ANDERSON THESING1201/08/201331/12/2013
CAROLINA COLARES ALVES1201/08/201231/12/2013
GILSÂNIA TIMM1201/08/201331/12/2013
MARONY GARCIA GUTIERRES1201/08/201231/12/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 24/04/2024 23:21:51 (consulta levou 0.064957s)