Nome do Projeto
Processos de Inferência Lexical em Língua Estrangeira
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/03/2011 - 15/05/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Resumo
O projeto tem como tema os processos de inferência lexical em língua estrangeira (L2) por falantes de português como língua materna (L1). Esses serão verificados a partir da teoria de Perfetti (1994, 1996, 2001), que propõe um modelo de leitura formado por duas categorias principais: a de processos e a de domínio. Na primeira estão os processos lexicais, a capacidade da memória de trabalho, a realização de inferências e o monitoramento da compreensão; na segunda, o significado das palavras e o conhecimento de domínio.Os dois objetivos principais da pesquisa são: (1) verificar se os componentes “processos lexicais”, da categoria processos, e “conhecimento do significado das palavras”, da categoria domínio (Perfetti, 2001),possuem igual importância na geração da inferência lexical bem-sucedida; (2) avaliar se a importância de cada um dos componentes varia em função do nível de proficiência linguística na L2 dos sujeitos. A relevância desse tema está no fato de que, sem o conhecimento do significado das palavras, o processo de compreensão sequer inicia. Ainda que outros fatores estejam implicados, o conhecimento de vocabulário tem um caráter único na medida em que é o responsável pelo desencadeamento de outros processos específicos, como a realização de inferências globais e o monitoramento da compreensão. Acredita-se que os resultados desssa pesquisa poderão, além de ampliar o debate sobre a natureza dos processos inferenciais em L2 à luz das teorias correntes, auxiliar na identificação dos fatores que contribuem para as inferências, o que implica também uma melhor compreensão dos processos de leitura em L2.

Objetivo Geral

1) Verificar se os componentes “processos lexicais”, da categoria processos, e “conhecimento do significado das palavras”, da categoria domínio (Perfetti, 2001),possuem igual importância na geração da inferência lexical bem-sucedida em L2.
2) Avaliar se a importância de cada um dos componentes varia em função do nível de proficiência linguística na L2 dos sujeitos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
VITÓRIA OSORIO FERREIRA1201/08/201331/07/2014

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 20/04/2024 06:57:16 (consulta levou 0.046409s)