Nome do Projeto
AVALIAÇÃO E INOVAÇÕES CURRICULARES NO ENSINO JURÍDICO – UM ESTUDO EM UNIVERSIDADES EM ANGOLA E NO BRASIL.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2011 - 01/03/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Resumo
Este projeto tem como objeto de estudo os currículos dos Cursos de Direito que se desenvolvem na Faculdade de Direito da UFPel e na Faculdade de Direito da UAN, Angola. Visa identificar e analisar avaliações e inovações curriculares implementadas com o objetivo de proporcionar uma maior interação entre a teoria e a prática. Tais iniciativas terão como foco às relações entre currículo, conhecimento e poder e serão analisadas tendo como referência os três sistemas de mensagem estudados por Bernstein, Currículo, Pedagogia e Avaliação. O Currículo explicita qual o conhecimento considerado válido, a Pedagogia, qual a sua forma de transmissão, e a Avaliação, qual a realização válida do conhecimento. A presente investigação, em uma abordagem qualitativa, pretende contribuir para a reflexão e a fundamentação de práticas pedagógicas e será desenvolvida mediante dois estudos de caso, que prevêem, a realização de uma pesquisa histórica que contemplará o estudo da gênese do conhecimento corporificado nos currículos dos cursos estudados no contexto das políticas de educação superior no campo jurídico, na perspectiva de compreender o ensino e o currículo do Curso de Direito desenvolvido nas duas instituições, nos últimos dez anos; uma pesquisa de campo nas duas Faculdades investigadas, com a realização de entrevistas, observações das práticas pedagógicas desenvolvidas no curso e análise documental acerca das definições curriculares; e o desenvolvimento de reuniões e seminários de pesquisa nas duas instituições, propiciando a socialização, o diálogo e o debate acerca dos dados da investigação, e a coleta de subsídios para o estudo da experiência internacional.

Objetivo Geral

Objetivos gerais

- Estudar os currículos dos Cursos de Direito em desenvolvimento nas instituições participantes, tendo como referência aspectos contextuais e as respectivas diretrizes curriculares e Políticas Públicas de Educação.

- Identificar e analisar avaliações e inovações curriculares implementadas nos Cursos de Direito investigados, que tenham por finalidade proporcionar formação humanística e técnica com vistas a uma maior interação entre a teoria e a prática e/ou qualificação da eficácia social do curso.


Objetivos específicos

- Investigar como foi construído o currículo em desenvolvimento nos cursos eleitos para estudo nas universidades participantes do projeto.

- Identificar processos de avaliação e inovações curriculares implementadas nos Cursos de Direito investigados, nos últimos cinco anos.

- Analisar as avaliações realizadas e as inovações implementadas, tendo como referência o Currículo, a Pedagogia e a Avaliação.

- Incentivar o intercâmbio dos pesquisadores participantes do projeto.

- Contribuir para o desenvolvimento de estudos e avaliações curriculares no âmbito dos Cursos de Direito da UFPel e da UAN, que favoreçam maior articulação entre a teoria e a prática e o diálogo interdisciplinar.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
04
04

Página gerada em 25/04/2024 14:05:18 (consulta levou 0.053295s)